Estado de emergência ampliado e aceleração da vacinação

Hiroshima, Hokkaido e Okayama são alvo do estado de emergência, enquanto Gunma, Kumamoto e Ishikawa ficam sob medidas prioritárias.

Primeiro-Ministro (NHK)

Na sexta-feira (14) o Primeiro-Ministro do Japão, Yoshihide Suga, fez um pronunciamento especial para informar sobre a ampliação da declaração do estado de emergência, incluindo as províncias de Hiroshima, Hokkaido e Okayama, de 16 a 31 deste mês. Assim, são 9 no total, alinhando com Tóquio, Osaka, Hyogo, Quioto, Aichi e Fukuoka.

Publicidade

Em relação à aplicação das Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação, foram incluídas as províncias de Gunma, Kumamoto e Ishikawa, somando 10. O período é entre domingo (16) a 13 do próximo mês, no total de 29 dias. 

“O governo não mudou sua crença de que é um momento importante para interromper a infecção à medida que as cepas mutantes se espalham e tomou decisões com respeito às opiniões dos especialistas”, explicou o Primeiro-Ministro.

Infográfico das províncias em estado de emergência e sob medidas prioritárias (NHK)

Além do forte pedido à população para evitar sair sem necessidade, abster-se de se aglomerar para churrascos e beber nas ruas e parques, os estabelecimentos como bares, restaurantes, karaokês, centros comerciais com mais de mil metros quadrados, entre outros, terão expediente reduzido. Nas províncias sob estado de emergência os bares e restaurantes não podem servir bebidas alcoólicas. No descumprimento poderão ser multados.

Nas províncias sob as medidas prioritárias o governo local estabelece quais são as cidades alvo.

Aceleração da vacinação

Suga disse em seu pronunciamento que a vacinação, chave para o controle da infecção, está prevista para ser concluída até o final de julho em 1.490 municípios, distritos e vilas, que respondem por 85% do total nacional.

O movimento para estabelecer um centro de inoculação em grande escala está se expandindo com a cooperação das províncias e hospitais universitários. Além disso, até o final de junho, será iniciada a inoculação para o público em geral nas cidades com  perspectiva de concluir a vacinação para idosos.

Com a cooperação das equipes médicas das instituições privadas, a política é promover a vacinação em massa nas empresas. “Vamos acelerar a vacinação para recuperar o cotidiano seguro o mais rápido possível”, declarou Suga.

Fontes: ANN, NHK, Tokyo Shimbun e Impress Watch

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sexta-feira: 6,2 mil testam positivo

Publicado em 15 de maio de 2021, em Sociedade

Além do elevado número de pessoas com confirmação da infecção foi igualmente alto o total de óbitos do dia.

Imagem do CDC via Health Mil.

Na sexta-feira (14) o país teve 6.266 pessoas com resultado positivo para o novo coronavírus, incluindo 3 passageiros nos aeroportos. Assim, a soma cumulativa sobe para 672.873 pessoas infectadas na epidemia.

Publicidade

Nas províncias sob estado de emergência foram 854 em Tóquio, 165 em Quioto, 314 em Hyogo, 576 em Osaka, 472 em Fukuoka e 598 em Aichi. 

Nas províncias sob as medidas prioritárias foram 257 em Saitama, 169 em Chiba, 340 em Kanagawa, 134 em Okinawa, 14 em Ehime, 51 em Mie e 155 em Gifu. O governador dessa última considera solicitar a inclusão no estado de emergência, no sábado (15).

Em Gunma e Tochigi os números continuam elevados, com 50 e 51, respectivamente. 

Foram 67 em Ibaraki, 98 em Shizuoka, 45 em Ishikawa, 98 em Shizuoka, 47 em Shiga, 69 em Nara, 166 em Okayama e 208 em Hiroshima. 

O dia foi marcado por 81 óbitos, sendo 33 em Osaka, 8 em Hyogo e em Hokkaido, 5 em Kanagawa, 4 em Aichi e em Fukuoka, entre outras. A soma cumulativa aumentou para 11.382 mortos na epidemia.

O número de pacientes em tratamento aumentou para 77.366, sendo que desses, 1.209 estão em estado grave.

Também aumentou o número de pessoas recuperadas, passando a 584.125 até sexta-feira.

Na quarta-feira (12) foram realizados 69.428 testes PCR.

Em relação à inoculação, depois dos profissionais da área médica, são os idosos acima de 65 anos que recebem a vacina. Até quinta-feira (13) foram aplicadas 5.593.436 doses. Nessa data foram 153.328 pessoas que receberam a primeira dose e 132.426 a segunda.

Fontes: NHK e News Digest

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!