Centopeia gigante: nova espécie descoberta depois de 143 anos

Essa espécie gigante foi descoberta por acaso e, depois de 3 anos de pesquisa, constatou-se que não estava catalogada ainda.

Quilópode gigante, com 20 centímetros (Katsuya Tsukamoto para o jornal Yomiuri)

Na terça-feira (13) uma equipe da Universidade Hosei, de Tóquio, informou sobre a confirmação de uma nova espécie de quilópode, vulgarmente chamada de centopeia, descoberta depois de 143 anos no Japão.

Publicidade

Essa, gigante, tem cerca de 20 centímetros de comprimento e cerca de 2cm de largura, a qual recebeu o nome japonês de Ryujin Scolopendridae, por ter sido encontrada no norte da província de Okinawa. Os resultados dessa pesquisa foram publicados em um periódico internacional.

No Japão estão catalogadas 4 espécies de centopeias gigantes e essa é a mais recente.

Nome inspirado na lenda de Okinawa

Esse ser vivo encontrado é caracterizado por um corpo brilhante turquesa e geralmente habita terras como as margens de florestas.

Às vezes, as centopeias entram no rio porque se sentem em perigo e se escondem, ou para buscar alimento, como o macrobrachium, espécie de camarão de água doce.

Os habitats no Japão são a parte norte da ilha principal de Okinawa, as ilhas Kume, Iriomote, Ishigaki e Tokashiki. 

Foi atribuído o nome de 琉神大百足 (Ryuujin Oomukade), por causa de uma lenda de Okinawa, a qual conta que uma centopeia entrou no ouvido de um dragão endeusado, relacionado às tempestades, causando-lhe sofrimento.

O professor Satoshi Shimano, da Universidade Hosei, disse: “Okinawa ainda pode ser o lar de muitas criaturas desconhecidas. Precisamos observá-las silenciosamente pois estão ameaçadas de extinção”. 

“É raro descobrir uma nova espécie desse tamanho no Japão. É um exemplo da singularidade da biodiversidade do rico ambiente florestal das Ilhas Ryukyu e de Taiwan”, disse Takafumi Nakano, professor da Universidade de Quioto.

Essa centopeia gigante foi destacada nas redes sociais há 3 anos, por pessoas que estiveram em Yanbaru, área norte de Okinawa. Por isso, foi iniciada a pesquisa sobre ela.

Fontes: Yomiuri e Okinawa Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Milhares de porcos serão sacrificados em Mie, por causa da peste suína

Publicado em 14 de abril de 2021, em Sociedade

Foi confirmado um caso de peste suína clássica na cidade de Tsu.

Imagem ilustrativa de leitão (Atarythm por Pixabay)

Na quarta-feira (14), o governo da província de Mie informou sobre a confirmação de peste suína em um criadouro situado em Tsu, capital. Embora tenha sido confirmado na província, as amostras foram encaminhadas para análise em um laboratório do governo do país.

Publicidade

Segundo as informações, na manhã do dia anterior, o responsável informou que 8 leitões com idade de 40 a 70 dias, foram encontrados mortos. Desses, 4 tiveram resultado positivo no exame laboratorial. Eles estavam prestes a ser vacinados.

Além desses, foram realizados testes de amostragem em 4 animais, com confirmação em 3 deles.

O governo disse que cerca de 10 mil cabeças dessa granja serão sacrificadas. 

As propriedades com suinocultura da vizinhança não terão ordem de restrição ao transporte, já que todas estão com os animais vacinados.

Foi a primeira vez em cerca de 4 meses que a peste suína clássica foi confirmada em um criadouro de porcos em Mie. Foi o terceiro caso, sendo os últimos em dezembro do ano passado.

Fontes: CTV, Asahi e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!