Tribunal de Osaka retira decisão do governo em reduzir ‘seikatsu hogo’

Recebedores do seikatsu hogo ganham causa em julgamento da redução do valor da assistência.

Advogados do grupo levantam mensagens de vitória no processo aos jornalistas (Imagem: Asahi)

O julgamento de processo judicial aberto por 42 recebedores do ‘seikatsu hogo’ que tiveram o valor da assistência reduzida em até 10% foi realizado na segunda-feira (22).

Publicidade

Em 2013, o governo decidiu reduzir em média 6,5% do valor da assistência ao cotidiano, usada para pagar custos de serviços públicos e despesas com alimentação, devido à queda no preço de commodities. Essa decisão reduziria em cerca de ¥67 bilhões em 3 anos a quantia oferecida aos recebedores do subsídio.

O grupo que processou o governo pediu uma indenização de ¥10.000 por pessoa e o cancelamento da redução em 12 cidades de Osaka, incluindo a capital.

“O Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar ilegalmente abusou do poder discricionário na decisão de reduzir os critérios do seikatsu hogo”, decretou o Tribunal de Osaka, que cancelou a redução do valor da assistência.

O tribunal considerou os procedimentos e o processo de decisão do governo “errados e obsoletos” e contraditórios ao objetivo do seikatsu hogo de “garantir um cotidiano com limites mínimos culturais e saudáveis”.

Em junho de 2020, o Tribunal de Nagoia havia rejeitado o pedido dos recebedores em processo aberto pelo mesmo motivo. O ministério comentou que conversará com autoridades para tomar medidas.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Imperador do Japão completa 61 anos

Publicado em 23 de fevereiro de 2021, em Sociedade

Em seu discurso, o imperador fez menções à pandemia de coronavírus e ao recente terremoto que atingiu o nordeste do Japão.

Imperador Naruhito faz 61 anos nesta terça-feira, 23 de fevereiro (NHK)

O imperador do Japão, Naruhito, fez 61 anos nesta terça-feira (23). Antes de seu aniversário, ele manifestou seus pensamentos à mídia, fazendo menções sobre o ano passado.

Publicidade

Naruhito relacionou suas condolências àqueles que perderam seus familiares ou amigos devido à pandemia de coronavírus e também fez referência aos profissionais da saúde e pessoas em vários campos que vêm ajudando indivíduos socialmente vulneráveis e que enfrentam dificuldades.

O imperador também mencionou o forte terremoto que atingiu o nordeste do Japão no início deste mês, o qual acredita-se ter sido uma réplica do tremor de março de 2011.

Naruhito disse que o recente terremoto o fez lembrar dos danos extensos da tragédia de 2011 e a necessidade de perceber que o desastre não é uma coisa do passado.

Ele disse que espera visitar as áreas afetadas com a imperatriz novamente.

“Se eu tiver chance, espero visitar as áreas afetadas há mais de 10 anos”, disse ele. “Sinto que as feridas sofridas pelas pessoas afetadas pelo desastre ainda não sararam”.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!