
Na manhã de sexta-feira (8), em 7 cidades da província de Akita, um total de 47,7 mil residências e outros locais estão sem energia elétrica, por causa dos rompimentos dos cabos elétricos com o peso do acúmulo da neve.
Além dos danos pelos flocos brancos, na província foram constatadas rajadas de vento com velocidade máxima de 42 metros por segundo, o equivalente a 151km/h, após as 20h de quinta-feira (7).
Em Yokote (Akita), parte de um estabelecimento comercial desabou com o peso do acúmulo de neve, na manhã do mesmo dia.
Na província de Niigata cerca de 50 mil pontos ficaram sem energia elétrica na noite de quinta-feira, sendo que até as 7h do dia seguinte foram praticamente recuperados, segundo a Tohoku Electric Power.
Em Ishikawa também cerca de 530 pontos tiveram apagão no final da tarde de quinta-feira.
Ventania afeta voos e derruba caminhões
Na tarde de quinta-feira foi constatada rajada de vento de até 30 metros por segundo – equivalente a 108km/h – em Chiba.

Por causa disso 8 aeronaves que pousariam no Aeroporto Internacional de Narita tiveram que ser redirecionadas para Haneda ou Sendai.
Ainda por causa dos ventos fortes, na rodovia nacional 116 em Nishikan-ku, cidade de Niigata (província homônima), caminhões de grande porte capotaram e um motorista se feriu. Um trecho teve que ser temporariamente fechado. Na mesma área 10 postes elétricos desabaram.
Fontes: NHK, FNN e Asahi