Polícia alerta para fraudes relacionadas a vacinas e testes PCR

As polícias de Tóquio e Hyogo alertam para chamadas estranhas sobre suposta “taxa de reserva das vacinas contra Covid-19 e testes PCR”.

Imagem Ilustrativa

No ano passado, a Polícia Metropolitana de Tóquio confirmou 153 fraudes por telefone relacionadas ao coronavírus. Segundo as autoridades, os fraudadores mudaram a abordagem neste ano e estão fazendo telefonemas sobre “taxa de reserva para receber testes PCR e vacinação”, principalmente para idosos.

Publicidade

Na manhã de segunda-feira (18), 4 policiais da Delegacia de Takinogawa colaram pôsteres em supermercados para alertar os cidadãos no bairro de Kita.

A polícia de Hyogo também alerta para as fraudes por telefone. Segundo a polícia, no dia 6 deste mês, uma idosa com mais de 80 anos recebeu um telefonema de um homem que se passava por funcionário do centro de saúde pública (hokenjo). “Os idosos já podem receber a vacina. Faça um depósito de ¥100.000”, dizia o fraudador. A mulher argumentou com o sujeito, que desligou o telefone, e depois ela ligou para a polícia.

“Todos os telefones que pedirem dinheiro para a vacinação ou testes PCR são fraudes. Se receber uma chamada estranha, desligue imediatamente e ligue para a polícia”, alertam as autoridades.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: 900 empresas faliram neste último ano

Publicado em 19 de janeiro de 2021, em Economia

Pesquisa indica que 900 empresas faliram em decorrência da crise econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus.

Imagem Ilustrativa

Segundo a empresa de análise de créditos Teikoku Databank, 900 empresas faliram entre fevereiro do ano passado e 18 deste mês. As dívidas das 900 empresas somadas totalizam ¥361,9 bilhões.

Publicidade

Desde o primeiro caso de falência por coronavírus da Hokkaido Mitomi-ya, em 26 de fevereiro de 2020, o número foi subindo rapidamente com o passar dos meses. Em 27 de abril, o número era de apenas 100, mas despontou para 500 em 8 de setembro até chegar nos 900 neste ano. Em média, foram quase 3 empresas fechadas por dia.

O ramo que mais sofreu com a pandemia foi o de restaurantes, com 141 falências, seguido pelo ramo hoteleiro e construtoras, com 72 casos cada.

Tóquio foi a província que registrou o maior número: 222 empresas fechadas, seguida por Osaka e Kanagawa, com 83 e 49, respectivamente.

Com a declaração do segundo estado de emergência, espera-se que a situação fique ainda mais severa para as empresas.

“Se o impacto no consumo se estender, restaurantes, fornecedoras de alimentos e todas as empresas relacionadas serão impactadas, principalmente nas áreas metropolitanas”, disse Yuya Akama da Teikoku Databank.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!