Pesquisadores japoneses descobrem função de barreira à infecção, nas mãos

Publicado em 15 de dezembro de 2020, em Sociedade

Um grupo de pesquisadores do Japão descobriu que muitas pessoas têm uma barreira protetora na palma das mãos contra infecções.

Neste Artigo:
&nbspPesquisadores japoneses descobrem função de barreira à infecção, nas mãos
Palmas das mãos (Pixabay)

De acordo com o Centro de Pesquisa de Cuidados Pessoais da Saúde da empresa Kao, há pessoas com as palmas das mãos com barreira protetora natural, portanto não suscetíveis às infecções, tanto por bactérias quanto por vírus. 

Publicidade

Essa descoberta é inédita no mundo, a qual mostra que o ácido láctico secretado pelo suor das mãos contribui para essa importante função.

Os pesquisadores aplicaram Escherichia coli nas mãos das pessoas divididas em 2 grupos – suscetíveis e não suscetíveis à infecção. Descobriram que em 3 minutos tinham desaparecido das mãos das não suscetíveis. A Escherichia coli é uma bactéria bacilar gram-negativa encontrada normalmente no trato gastrointestinal inferior.

&nbspPesquisadores japoneses descobrem função de barreira à infecção, nas mãos
Do lado esq. mãos suscetíveis à infecção, na hora da aplicação da bactéria e 3 min. depois; à dir. as não suscetíveis e 3 min. depois as bactérias praticamente desaparecem (Kao)

Isso significa que o ácido láctico contido no suor das mãos inativou a bactéria. Supõe-se que leve à proposta de uma nova prática de higiene.

Essa função de barreira varia muito de pessoa para pessoa, por isso “estamos desenvolvendo uma máquina que pode medi-la facilmente. Além disso, estamos desenvolvendo um creme com esse ácido lático para ser aplicado nas mãos limpas lavadas ou desinfetadas, para reforço na função de barreira no cotidiano”, explicaram.

Fontes: ANN e Watch Impress


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Produtos Brasileiros no Japão