Medicamento para gargarejo é uma esperança para ajudar a reduzir Covid-19

Publicado em 5 de agosto de 2020, em Sociedade

Foi recomendado pelo governador de Osaka, depois de ver o resultado otimista de uma pesquisa realizada entre pacientes com coronavírus, com sintomas leves.

Neste Artigo:
&nbspMedicamento para gargarejo é uma esperança para ajudar a reduzir Covid-19
Medicamento usado no teste e comentado pelo governador de Osaka (PM)

O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, 45, virou polêmica depois de uma declaração feita na terça-feira (4), sobre o uso de um medicamento para gargarejo, o qual mostrou eficácia para reduzir o nível do coronavírus em pacientes com sintomas leves.

Publicidade

&nbspMedicamento para gargarejo é uma esperança para ajudar a reduzir Covid-19
Governador de Osaka (Chunichi)

“Parece mentira, mas tem um resultado de pesquisa que, se gargarejar com um enxaguatório bucal, o número de pacientes com o novo coronavírus poderá diminuir”, disse. Relatou os resultados de um estudo clínico conduzido pelo Centro Médico Osaka Habikino em 41 pacientes.

O estudo mostra que o grupo de 41 pacientes foi dividido em 2: um que gargarejava quatro vezes ao dia com medicamento à base do composto químico iodopovidona (ポピドンヨード) e outro que não o usou. Depois se realizava o teste PCR. O resultado mostra que após 4 dias somente 21% do grupo que usou testou positivo contra 56% do outro que não usou”.  

&nbspMedicamento para gargarejo é uma esperança para ajudar a reduzir Covid-19
À esq. o grupo em laranja teve queda do vírus e à dir. o grupo que usou o gargarejo 79% testou negativo (Centro Médico Habikino)

O governador informou que ampliará essa pesquisa com mil pacientes. Akifumi Matsuyama, diretor do centro médico disse “espero que a redução do vírus da saliva tenha o efeito de reduzir as infecções das famílias. Gostaria de confirmar isso com um estudo em larga escala”. 

Causou polêmica

Não é a primeira vez que o governador causa polêmica com suas declarações. E ele demonstra não se preocupar mandando um recado para as pessoas contra o que disse, através de sua conta no Twitter. 

“A propósito, há um grande volume de críticas na rede de que Yoshimura está dizendo algo estranho, mas isso não importa. Você não precisa confiar nos resultados da pesquisa do professor Matsuyama. Faremos o possível para proteger os cidadãos do novo coronavírus, devastador para o ambiente socioeconômico de Osaka e representa uma ameaça à saúde e à vida dos cidadãos”, escreveu na noite de terça-feira. 

Como o medicamento desapareceu das farmácias Yoshimura pediu ao povo para não estocar desnecessariamente e tampouco revender a preços abusivos.

Que medicamento é esse e seus efeitos colaterais

É possível que quase todas as famílias o tenha na sua caixa de medicamentos. Trata-se de uma solução com iodo, tanto para gargarejo quanto em spray, muito usado para o início da gripe.

É antigo e não precisa de prescrição médica, podendo ser encontrado em qualquer farmácia.

A bula indica para ser usado da seguinte forma: diluir de 15 a 30 gotas em 60ml de água e fazer o gargarejo. Costuma ser usado de crianças a idosos toda vez que percebe que está pegando gripe ou resfriado.

&nbspMedicamento para gargarejo é uma esperança para ajudar a reduzir Covid-19
No rótulo está escrito ポピドンヨード, o que significa iodopovidona em português (PM)

O iodo é o principal componente do iodopovidona, conhecido por sua capacidade bactericida, mas também é conhecido por afetar adversamente a glândula tireóide. 

Por isso, pessoas com problemas de tireóide devem consultar o médico antes. Embora sejam raros, há relato de um paciente que estava usando o enxaguatório bucal Isodine e também o spray com esse iodopovidona e percebeu que a dor de garganta aumentou. O médico que consultou descobriu que a glândula tireóide estava levemente inchada e um exame de sangue mostrou que ele apresentava hipotireoidismo.

Há vários laboratórios farmacêuticos que oferecem esse produto nas farmácias, conforme mostra a imagem abaixo e, em geral, dependendo do tamanho, custa menos de mil ienes. Se o tem em casa verifique o prazo de validade antes de usá-lo.

&nbspMedicamento para gargarejo é uma esperança para ajudar a reduzir Covid-19
Amostragem de 4 dentre os vários vendidos nas farmácias (internet)
Fontes: Chunichi e Median Press


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão