Diferentes tipos de berinjelas e suas propriedades incríveis

Publicado em 6 de julho de 2020, em Sociedade

As berinjelas são frutos de verão, ideais para esta época. Saiba das propriedades nutricionais e como usar as variedades.

Neste Artigo:
&nbspDiferentes tipos de berinjelas e suas propriedades incríveis
Berinjelas americanas (Piqsels)

Nos supermercados e quitandas as berinjelas, frutos típicos do verão, estão à venda. Diante de tanta variedade, qual escolher dependendo do prato?

Publicidade

Mesmo que seja aparentemente sem graça, pelo seu sabor suave, elas são ricas em nutrientes, por isso, vale a pena preparar saladas, cozidos ou assados como uma rica lasanha. 

Berinjelas e suas variedades

No Japão pode encontrar 6 variedades, cada uma com suas características. 

1 – Longa

Como o próprio nome diz naganasu (長ナス) é a berinjela longa. Tem a mais longa ainda 大長ナス. Em geral tem de 20 a 25 centímetros de comprimento, sendo que a maior pode chegar a 45. A casca é um pouco dura, mas a carne é macia e tem uma ampla variedade de usos, de grelhados a fritos e cozidos. Por outro lado, não é adequada para conserva por causa da pele mais rígida.

2 – Média

Chamada de chuunaganasu (中長ナス) é a variedade mais popular e também é conhecida como chorankei (長卵形), o que significa formato de ovo alongado. Tanto a casca como a carne são macias, portanto, ideal para cozidos, refogados, frituras, conservas e grelhados. 

3 – Redonda

A marunasu (丸ナス) é arredondada, como indica o nome. É produzida de Tohoku a Hokuriku, além de Kansai. Como tem a carne bem firme é muito usada para um prato típico, tanto em Osaka quanto em Quioto. 

&nbspDiferentes tipos de berinjelas e suas propriedades incríveis
6 variedades de berinjelas mais populares no Japão (Weather News)

4 – Redonda e pequena

Chamada de komarunasu (小丸ナス) é bem menor do que a redonda descrita acima, pesando apenas 10 a 20 gramas. É famosa para ser usada em conservas japonesas pela qualidade de sua carne, com casca macia. Quando levemente salgada ou refogada, se pode desfrutar de uma textura fresca e crocante.

5 – Americana

Como o nome indica – beinasu (米ナス) – é oriunda dos Estados Unidos e Europa. Tem a extremidade verde e não roxa, ideal para cozidos e refogados pela qualidade firme de sua carne. 

6 – Da água

Muito consumida em Kansai a mizunasu (水ナス) é tradicional e popular no verão. Pode ser consumida crua, em salada, pois é rica em água, origem do nome. 

Essas foram as 6 mais conhecidas mas têm também de outras variedades como a de casca branca ou esverdeada. 

Propriedades da berinjela

Agora que conhece as particularidades de cada uma para o preparo dos pratos, saiba sobre os valores nutricionais. 

Todas as berinjelas com casca roxa têm antioxidantes como as antocianinas, entre elas a nasunina, luteína e zeaxantina, que dão suporte à saúde do coração. A nasunin é conhecida por ajudar a suprimir a absorção de colesterol.

As berinjelas são ricas em fibra, potássio, vitaminas C, B-1, B-6, betacaroteno, E, K, minerais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo.

Ao incluir as berinjelas nas refeições pode melhorar a saúde. Uma das propriedades é do benefício para manter os níveis do colesterol em dia. Basta uma xícara desse fruto cozido no vapor e preparado como salada ou cru em suco, podendo adicionar maçã.

Além do controle do colesterol mais 4 motivos para usá-la

&nbspDiferentes tipos de berinjelas e suas propriedades incríveis
Berinjelas assadas e servidas com molho de iogurte (PickPic)

Os polifenóis ajudam a proteger o corpo do câncer pois protegem as células dos radicais livres.

Elas também são importantes para o cérebro, pois a nasunina pode ajudar a proteger as membranas das células cerebrais dos danos causados ​​pelos radicais livres. As antocianinas também ajudam a prevenir a neuroinflamação e facilitam o fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso pode ajudar a prevenir a perda de memória e outros aspectos do declínio mental relacionado à idade.

A luteína presente nesse fruto ajuda na saúde ocular,  a prevenir a degeneração macular relacionada à idade.

A fibra alimentar pode ajudar as pessoas a controlar seu peso. Uma pessoa que segue uma dieta rica em fibras tem menos probabilidade de comer demais, pois obtém uma sensação de saciedade. Por isso, as berinjelas ajudam com sua riqueza em fibras e pobre em calorias. Uma xícara contém apenas 33kCal.

Cuidado no preparo

No entanto, é preciso tomar cuidado na hora do preparo, se deseja reduzir o peso ou controlar o colesterol e a saúde cardíaca. Evite fritá-las pois absorvem óleo demais. A recomendação é preparar grelhada, cozida no vapor ou assada.

Que tal preparar uma pizza usando as berinjelas fatiadas como base? Ou, a já conhecida lasanha, saladas de vários tipos, salteado ou refogado? 

Bom apetite e saúde!

Toque aqui para ler outras matérias sobre saúde, bem-estar e cotidiano.

Fontes: Weather News, Foods Link e Medical News


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão