Para desinfecção use um produto que está sendo distribuído até gratuitamente

No lugar do escasso álcool use um outro produto, distribuído até gratuitamente, para higienização das mãos, casa e até no vaporizador de ambiente.

Prefeitura de Suzaka, em Nagano, distribuiu gratuitamente (FNN)

Há muitos supermercados e lojas que vendem água, além das prefeituras, que estão distribuindo frascos de até 500ml de graça de um um produto que ajuda e muito na desinfecção. Nessa época em que o álcool anda escasso ele é um excelente substituto para a prevenção da infecção pelo novo coronavírus.

Publicidade

Pode ser usado nas mãos, nas maçanetas das portas, nas superfícies como pias, assento do vaso sanitário, mesas e outras, a serem higienizadas.

Embora esteja sendo divulgado que seu uso no vaporizador limpa o ambiente não há nenhuma evidência científica. Por isso, o ideal é manter as superfícies da casa limpas. Caso queira usar a solução no vaporizador que seja por um curto período de tempo, como 1 a 2 horas. 

Afinal, o que é?

Trata-se da solução de ácido hipocloroso, chamada de 次亜塩素酸水, lê-se jiaensosansui. Grave bem esses ideogramas para quando vê-los no supermercado poder ganhar ou comprar. 

Em geral, nesses estabelecimentos há uma plaquinha informando que é preciso levar uma garrafa pet de 500ml para encher por conta própria. Com a escassez do álcool essa solução ajuda na desinfecção contra vírus e bactérias. 

Se for o caso, transfira uma parte para um recipiente limpo que tenha spray.

Solução em spray para limpeza da maçaneta (PM)

Vale lembrar que só se usa nas mãos na falta do álcool, pois tem pessoas que podem ficar com a pele ressecada. Se perceber isso, não convém usar o produto. 

Se quiser comprar, pode procurar no supermercado ou farmácia, pois uma embalagem com 400 a 500ml custa na faixa de 500 ienes ou menos. 

Cuidado para não confundir com outro produto 

Há que se tomar muito cuidado para não confundir com um outro, de nome em japonês parecido, o hipoclorito de sódio (塩素酸ナトリウム) pois esse (água sanitária) pode danificar a pele se for usado diretamente em contato, mesmo em baixa concentração, ou gerar gás tóxico. 

Mas, com esse produto se pode preparar uma ótima solução para limpeza e higienização da casa. Sempre que for prepará-lo ou usá-lo convém vestir as luvas. Se ainda não leu a matéria toque aqui.

Fontes: NHK, Mainichi, Joetsu, FNN e Elecom

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

As 4 operadoras poderão enviar mensagem de emergência no feriado GW

Publicado em 30 de abril de 2020, em Sociedade

Caso receba uma mensagem em japonês contendo os ideogramas 外出自粛 no seu smartphone a partir de 1.º de maio, não estranhe.

Imagem ilustrativa da mensagem (NHK)

As mensagens pelo smartphone chamadas de area mail ou mail de informação de urgência (緊急速報メール, lê-se kinkyu sokuho mail), as quais podem ser emitidas pelas prefeituras ou governos locais, em caso de desastres naturais ou disparo de míssil, agora foram acrescidas de nova função.

Publicidade

A partir de sexta-feira (1.º) as autoridades locais poderão enviar um aviso para os munícipes pedindo para ficar em casa (外出自粛) a fim de evitar a propagação do novo coronavírus. 

Essa decisão foi baseada na lei de medidas especiais, por isso, as 4 operadoras  — au (KDDI), DoCoMo, Rakuten e Softbank — estão aptas a essa operação.

Em relação ao recebimento as operadoras informam que não gera nenhum custo, por isso, os usuários podem ficar tranquilos. 

Além desse convite de continuar colaborando com o isolamento social pode ser que seja enviada mensagem sobre a prorrogação da expiração da declaração de emergência. 

Fonte: NHK 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!