Japão confirma primeiro caso de raiva humana em 14 anos

A infecção foi confirmada na sexta-feira em uma análise genética feita pelo NIID. O paciente está em estado grave.

Cães de rua (ilustrativa/PM)

O governo da cidade de Toyohashi (Aichi) disse na sexta-feira (22) que uma pessoa que veio das Filipinas contraiu raiva, o primeiro caso no Japão em 14 anos.

Publicidade

De acordo com o governo municipal na província de Aichi, acredita-se que o paciente, cujo sexo, idade e nacionalidade não foram divulgados, tenha contraído o vírus da raiva no país do sudeste asiático quando foi mordido por um cão no tornozelo esquerdo em setembro passado.

Antes de vir ao Japão para trabalhar em fevereiro, a pessoa não foi ao hospital.

Após começar a apresentar sintomas em 11 de maio, como dores no tornozelo e em outras partes do corpo, vômito e hidrofobia, o residente da cidade de Shizuoka foi hospitalizado em Toyohashi na segunda-feira (18).

A infecção foi confirmada na sexta-feira em uma análise genética feita pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas – NIID. O paciente está em estado grave.

As pessoas contraem raiva de cães e outros animais, e geralmente ela não é transmitida entre humanos.

Ninguém foi infectado com o vírus no arquipélago japonês desde os anos 1950. Mas em 2006, dois homens de Yokohama e Quioto, respectivamente, morreram no Japão após contraírem o vírus nas Filipinas.

Fonte: Nippon, Jiji

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estado de emergência em Tóquio poderá ser suspenso na segunda-feira

Publicado em 23 de maio de 2020, em Sociedade

Devido ao contínuo progresso nos esforços para conter o novo vírus, o governo deve suspender o estado de emergência em Tóquio e outras 4 províncias na segunda-feira (25).

Pessoas atravessando rua em Tóquio (PM)

O governo do Japão pode suspender o estado de emergência em Tóquio e outras 4 províncias já na segunda-feira (25) devido ao contínuo progresso nos esforços para conter o novo coronavírus.

Publicidade

Ele chegará a uma decisão final na segunda-feira após ouvir as opiniões de especialistas. As outras províncias são Kanagawa, Chiba e Saitama, que fazem divisa com a capital, e Hokkaido no extremo norte do arquipélago.

Tóquio registrou apenas 3 novas infecções na sexta-feira (22). O número ao longo dos últimos 7 dias tem ficado abaixo de 0.5 para cada 100 mil pessoas – um dos critérios para que o estado de emergência seja suspenso.

Entretanto, a taxa em Kanagawa e Hokkaido continuou acima desse limiar.

Na sexta-feira, o ministro da revitalização econômica Yasutoshi Nishimura disse que o número de novos casos continua a cair, e a situação em instalações médicas está melhorando em todas essas províncias. Ele sugeriu que o estado de emergência poderia ser suspenso se a atual situação continuar.

Após o governo suspender o estado de emergência para todas as províncias, ele planeja emitir diretrizes básicas sobre retomada de atividades sociais e econômicas, incluindo eventos de grande escala, viagens nacionais e promoção do turismo.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!