Hashtag contra mudança da lei de promotoria no Japão reúne 4,7 milhões de tweets

Publicado em 11 de maio de 2020, em Sociedade

Nova reforma para aumentar a idade de aposentadoria de promotores públicos recebe críticas nas mídias sociais.

Neste Artigo:
&nbspHashtag contra mudança da lei de promotoria no Japão reúne 4,7 milhões de tweets
Reforma em lei da promotoria recebe críticas de artistas e famosos

Desde o dia 8 deste mês, a reforma da Lei do Ministério Público está sendo discutida em sessões da Câmara dos Representantes. Essa reforma estipulará a idade de aposentadoria de promotores públicos para 65 anos, com possibilidade de prolongação de mais 3 anos sob decisão do Gabinete do Governo.

Publicidade

Neste fim de semana, diversos atores, diretores de cinema, escritores e famosos publicaram críticas a essa mudança. A hashtag “Me oponho à Reforma da Lei do Ministério Público” (Kensatsucho-hou Kaisei-an ni Kougi Shimasu) repercutiu no Twitter, e, até esta segunda-feira (11), reuniu mais de 4,7 milhões de comentários.

“Em meio a essa confusão do coronavírus, devemos nos concentrar nas vidas das pessoas. Decidir forçadamente uma reforma totalmente contrária à democracia é uma tragédia para o Japão”, disse Amon Miyamoto, diretor de musicais e peças de teatro. O ator Iura Arata também expressou sua insatisfação. “Por favor, não quebre este país”, comentou.

Na noite de domingo (10), representantes dos Partidos Democrático Constitucional do Japão (Rikken Minshuto), Democrata para o Povo (Kokumin Minshuto), Comunista (Kyosanto) e Social Democrata (Shaminto), que são conhecidos como os 4 partidos de oposição, publicaram vídeos de críticas.

Yukio Edano, do Partido Democrático Constitucional do Japão, comenta: “Se o governo conseguir influenciar os executivos da promotoria, o constitucionalismo será destruído.”

Em janeiro deste ano, o governo mudou interpretação jurídica para adiar aposentadoria do diretor da Promotoria de Tóquio, Hiromu Kurokawa. Essa decisão recebeu muitas críticas da oposição e da Associação de Advogados do Japão e, desde então, a reforma da lei está recebendo muita atenção.

Fonte: NHK


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão