Ainda não se pode relaxar: há risco de propagação explosiva

Publicado em 20 de março de 2020, em Sociedade

Em coletiva que começou às 22h50 de quinta-feira os especialistas do governo informaram sobre os efeitos das medidas em relação ao Covid-19.

Neste Artigo:
&nbspAinda não se pode relaxar: há risco de propagação explosiva
Um dos especialistas da equipe explica sobre as medidas contra o coronavírus (The Page)

Na noite de quinta-feira (19) especialistas se reuniram em conferência para discussão das medidas do governo contra o novo coronavírus. O diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, Takashi Wakita, e outros participantes, compilaram as recomendações.

Publicidade

Eles disseram que há possibilidade do número de pacientes, cuja fonte é desconhecida, continuar a aumentar e existe o risco de uma propagação explosiva, sugerindo que medidas completas sejam tomadas. 

Em 12 de março foi declarada pandemia pela OMS-Organização Mundial da Saúde e o Japão vem trabalhando nas medidas baseado em um tripé: descobrir os clusters (foco vindo dos aglomerados), descobrir rapidamente os pacientes e comportamento dos munícipes.

Embora os eventos de grande escala continuem a exigir atenção cuidadosa, escolas e eventos esportivos em áreas onde as infecções não foram confirmadas devem ser realizados com base na avaliação de riscos.

Em relação à medida sobre o cluster, o Japão foi elogiado pela OMS, mas faltam especialistas para detectar isso nas cidades e também observar a volta das pessoas do exterior. 

Em Hokkaido foi declarada situação de emergência, em 28 de fevereiro, com restrições. Nessa ocasião já havia 50 pessoas com infecção. Por isso, a declaração de situação de emergência surtiu efeito. 

O número de testados positivo estão mais centrados nas metrópoles, além de idosos.

Não houve uma explosão da infecção no Japão e isso pode ser atribuído ao fechamento temporário das escolas, dos pedidos de cancelamento de eventos de grande porte, bem como dos cuidados da população.

Ações a partir de agora

A dificuldade está na explosão da infecção por conta dos clusters, com a preocupação da ocorrência de overshooting (ultrapassagem dos limites).

Portanto, ainda não é possível afrouxar as medidas. Em áreas onde a infecção não foi confirmada, veem que as atividades escolares, jogos de esportes ao ar livre e o uso de instalações culturais e artísticas iniciem tendo em mente o baixo risco.

Por outro lado, a realização de eventos em larga escala em todo o país pode causar risco de surtos e se espalhar para várias partes da nação.

E considerando o status da infecção no Japão e no exterior, a convergência de curto prazo é improvável e é necessário se preparar para medidas de controle de longo prazo.

Fontes: The Page (ao vivo) e NHK


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Easy Car Ride, carros e financiamentos
Kumon - estude japonês por correspondência!
Empregos no Japão - Outsorcing