Nas Filipinas, 14 pessoas estão sendo monitoradas por suspeita de coronavírus

Os casos reportaram histórico de viagem a Wuhan, na China – a cidade epicentro do novo vírus

(Imagem ilustrativa/PM)

Quatorze pessoas estão sob investigação por suspeita infecção do novo coronavírus

Publicidade

Onze desses casos registrados pelo Departamento da Saúde de 12 a 16 de janeiro foram reportados em hospitais em Muntinlupa, Pasay, Kalibo em Aklan, Tacloban, El Nido em Palawan, Cebu e Camiguin.

“Estamos monitorando 11 PUIs (patients under investigation) o que significa que eles com frequência apresentaram sintomas com febre, tosse, falta de ar e histórico de viagem a Wuhan”, disse o Secretário da Saúde Francisco Duque II ao The Source da CNN Philippines, enfatizando que o país continua livre do coronavírus.

Duque disse que as pessoas são de nacionalidades estrangeiras – incluindo chinesa, brasileira, americana e alemã. Os casos haviam reportado histórico de viagem a Wuhan, na China – a cidade epicentro do novo vírus, o 2019-nCoV.

O Hospital San Lazaro em Manila confirmou na noite de segunda-feira (27) ao CNN Philippines que três cidadãos chineses foram admitidos e estão sendo considerados como PUIs.

Dois deles, um casal que veio de Wuhan, estão hospitalizados desde a sexta-feira (24). O porta-voz do hospital, o Dr. Ferdinand de Guzman, disse que apenas o homem apresentou sintomas similares aos da influenza, mas sua parceira também foi hospitalizada.

Um outro chinês da província de Hubei deu entrada no hospital, de acordo com Guzman. Wuhan fica na província de Hubei.

De Guzman disse que amostras de secreções do nariz e garganta dos três pacientes chineses foram enviadas ao Instituto de Pesquisa para Medicina Tropical para testes e também foram mandada à Austrália para confirmação do teste. Os resultados devem ficar prontos em 29 ou 30 de janeiro.

Alguns dos PUIs já testaram negativo para o coronavírus – incluindo um menino de 5 anos em Cebu, e as crianças brasileiras e taiwanesa em Palawan, e o homem de 29 anos em Camiguin.

“O que sabemos é que um em Cebu, o menino de 5 anos, já recebeu alta do hospital. E há alguns que estão no processo de alta neste momento”, disse o oficial responsável na Divisão de Epidemiologia do Departamento de Saúde, Chito Avelino, em uma reunião com a imprensa realizada em Malacañang.

Duque acrescentou que não há motivo de preocupação para outros pacientes que buscariam tratamento em hospitais onde alguns dos PUIs estão internados.

“Não deveria haver qualquer motivo para preocupação apenas porque apresentamos as áreas de onde os PUIs vieram, não significa que essas áreas estejam infectadas pelo novo coronavírus, porque não há nenhum”, disse Duque.

Além de sintomas respiratórios e de febre, outros casos que podem ser classificados como PUIs incluem: indivíduos que tiveram contato direto com um caso confirmado do novo coronavírus; indivíduos que tiveram interações com trabalhadores na área da saúde de uma instalação lidando com a doença; indivíduos que visitaram o mercado em Wuhan – a cidade chinesa epicentro do coronavírus; e indivíduos que tiveram contato ou consumiram animais selvagens vendidos no mercado.

Nesta terça-feira, houve a confirmação de que o número de mortos por causa do coronavírus subiu para 106 na China, com 4 mil infectados.

O surto de coronavírus – o qual se propagou para outras regiões incluindo Estados Unidos e Europa – levou vários aeroportos internacionais a imporem medidas de segurança e de monitoramento mais rigorosas.

Fonte: CNN Philippines

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ventos fortíssimos causam danos nas construções e 16 feridos

Publicado em 28 de janeiro de 2020, em Sociedade

No Japão, além da chuva pesada em Kyushu, uma cidade de Shikoku teve casas e prédios altamente danificados pelos ventos e total de 16 pessoas feridas.

Paredes removidas pelas rajadas de vento (ANN)

Em Uwajima (Ehime) há registro de velocidade instantânea máxima do vento de 33 metros por segundo, o equivalente a 119Km/h, no final da tarde de segunda-feira (27).

Publicidade

Por volta das 18h38 um painel inteiro de um canteiro de obras desabou em consequência desses ventos fortíssimos, atingindo uma mulher. Outras casas e prédios foram danificados. Muitos foram destelhados, paredes arrebentadas ou removidas.

Ventos fortíssimos derrubaram parede da casa (ANN)

No total foram 16 vítimas, sendo que 3 estão em estado grave.  

Um dos residentes relata que ao voltar para casa a encontrou totalmente danificada, sem paredes e móveis atingidos. Os bombeiros que estavam no local pediram que buscasse abrigo imediatamente.

As pessoas que tiveram os imóveis danificados só puderam conferir o que aconteceu na manhã de terça-feira. 

A prefeitura também iniciou o levantamento dos prejuízos após o amanhecer, por isso ainda não tem informações precisas.

Casa destruída pela força do vento (ANN)

Fonte: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!