Calor histórico em Kansai, neve causa acidentes e ventania em Tokai

Em um único dia 3 fenômenos marcaram o arquipélago com calor incomum e acidentes por causa do vento fortíssimo e neve.

Calor em Osaka (NHK) e neve em Yamanashi (UTY)

A última data em que se registrou calor no inverno em Osaka (província homônima) foi 22 de janeiro de 1916. No entanto, a máxima de terça-feira (28) a ultrapassou, portanto, é recorde desde 1883, ano em que começaram as estatísticas. 

Publicidade

Os registros foram de 19,1ºC na cidade e de 19,2ºC em Shimizu (Wakayama).

Pontos em vermelho indicam temperaturas acima de 15ºC, sendo que em Osaka foi de 19,1ºC (Weather News)

Neve causa acidentes

Enquanto fez calor em Kansai, na região Kanto-Koshin o panorama foi de neve, a qual causou acidentes. Em Nagano, somente entre o final da tarde de segunda até a manhã de terça-feira (28) ocorreram 10, sendo 6 em Shiojiri, todos por deslizamento na pista com gelo na superfície. A temperatura mínima chegou a -3ºC e o acúmulo máximo foi de 19 centímetros de neve.

Em Yamanashi não foi diferente. Com acúmulo de até 38 centímetros nas áreas mais altas, uma mulher foi vítima de ferimento após escorregar. A polícia registrou 26 acidentes de carro, por deslizamento, até o final da tarde. Com isso 4 pessoas tiveram lesões consideradas leves.  

Em Saitama e Kanagawa, onde os flocos caíram em grande quantidade ao ponto de acumular até 28 centímetros, a JAF entrou em ação para socorrer os motoristas que derraparam. 

Ventos causam danos e folga nas escolas de Aichi

Em Nagano foram registrados ventos muito fortes, de até 22m/s, os quais destelharam casas em diversas cidades. 

Na cidade de Toyohashi (Aichi) 3 pessoas sofreram queda por causa da ventania e ficaram levemente feridas. Nessa cidade e em Tahara, também em Aichi, foi emitido alerta de rajadas de vento na terça-feira. Por causa disso as escolas primária e ginasial das duas cidades deram folga aos alunos para evitar acidentes. 

Chuvas torrenciais

Além da neve e ventos fortíssimos a Agência de Meteorologia do Japão emitiu alerta para chuvas torrenciais em 10 pontos do país. O volume pluviométrico nesses locais, Kyushu, Shikoku, Tokai e Kanto, foi de 30 a 120mm por hora. 

Fontes: FNN, Weather News, NHK, Shinmai e UTY

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Avião com cidadãos japoneses chega de Wuhan

Publicado em 29 de janeiro de 2020, em Sociedade

Nenhum dos passageiros está infectado com o novo coronavírus que vem causando o surto de pneumonia, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores.

Avião da ANA com os cidadãos japoneses evacuados de Wuhan em processo de pouso no Aeroporto de Haneda em Tóquio na manhã desta quarta-feira, 29 de janeiro (NHK)

Um avião fretado transportando cerca de 200 cidadãos japoneses de Wuhan, a cidade chinesa no centro de um surto de vírus mortal, chegou a Tóquio na manhã desta quarta-feira (29).

Publicidade

Uma equipe médica viajou a bordo para examinar os passageiros que estão sendo solicitados a permanecerem em casa por duas semanas e prestar atenção em sintomas.

Nenhum dos passageiros está infectado com o novo coronavírus, o 2019-nCoV, que vem causando o surto de pneumonia, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores.

Desde a manhã de terça-feira (28), havia cerca de 650 cidadãos japoneses que solicitaram a evacuação de Wuhan, onde o vírus foi identificado pela primeira vez.

Um segundo avião fretado para cidadãos deve partir do Japão na noite desta quarta-feira, disse um oficial do governo, e voos adicionais deverão ser organizados.

O vírus já causou a morte de 131 pessoas na China e infectou mais de 5 mil enquanto também se espalha globalmente, com casos confirmados no Japão, Estados Unidos, Europa e em outros lugares.

A China impôs um isolamento em Wuhan e outras cidades na província de Hubei em um esforço para conter o surto durante o período do feriado de Ano Novo Lunar.

O primeiro avião enviado para buscar os cidadãos em Wuhan partiu do Japão na noite de terça-feira e também levou máscaras e vestimentas de proteção solicitados pela China.

Muitos outros países estão tentando evacuar cidadãos de Wuhan. Os Estados Unidos enviaram um avião à cidade chinesa na terça-feira para evacuar diplomatas e cidadãos, com a Coreia do Sul dizendo que fará o mesmo na quinta e sexta-feira.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!