Doença transmitida por carrapato causa a morte de homem em Shiga

Esse é o primeiro caso de uma pessoa na província de Shiga que desenvolveu febre maculosa japonesa ou morreu em decorrência dela desde 1999.

Esse é o primeiro caso de uma pessoa na província de Shiga que desenvolveu febre maculosa japonesa ou morreu em decorrência dela (NHK)

Um homem de cerca de 50 anos de idade da cidade de Omihachiman (Shiga) que desenvolveu febre maculosa japonesa após ser picado por um carrapato morreu, anunciou o Governo Provincial de Shiga na quarta-feira (9).

Publicidade

Esse é o primeiro caso de uma pessoa na província de Shiga que desenvolveu febre maculosa japonesa ou morreu em decorrência dela desde 1999, quando os registros começaram a ser mantidos.

A febre maculosa japonesa é transmitida pela picada de um carrapato que carrega a bactéria. Após um período de incubação de dois a oito dias, os pacientes desenvolvem sintomas como febre, erupções cutâneas em suas mãos e pés, e lentidão.

De acordo com a divisão de controle de medicamentos e infecção do governo provincial, o homem apresentou febre e erupção cutânea em suas mãos e pés no dia 6 de setembro e foi internado no dia 13 do mês.

Ele morreu no dia seguinte por falência múltipla dos órgãos. Não se sabe quando ou onde ele foi picado por um carrapato. A mãe do homem, que tem cerca de 80 anos e morava com ele, também apresentou os mesmos sintomas e foi internada em 13 de setembro, mas se recuperou.

O governo da província está pedindo às pessoas que usem camisetas de manga comprida e calças quando entrarem em áreas de gramado e visitem uma clínica ou hospital se forem picadas por um carrapato ao invés de tentar removê-lo por conta própria.

*Febre Maculosa Japonesa
Em japonês: Nihon Kohan Netsu (日本紅斑熱 – にほんこうはんねつ)
Em inglês: Japanese Spotted Fever
Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dia do Oden: 80% dos estrangeiros gostam do tradicional cozido japonês

Publicado em 10 de outubro de 2019, em Sociedade

Típico prato da gastronomia japonesa, o oden, rico em nutrientes, saboroso e saudável, agrada também os estrangeiros.

Oden, tradicional cozido da culinária japonesa (PR Times)

No outono-inverno o cozido popular oden, indispensável na mesa das famílias é um dos pratos preferidos dos japoneses. E também dos estrangeiros, segundo resultado de uma pesquisa realizada pela empresa Asmarq.

Publicidade

No Dia do Oden, 10 de outubro, a empresa resolveu divulgar o que pensam os residentes estrangeiros, já que a cultura alimentar japonesa foi decretada Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em 2013 e continua em alta no mundo.

Se somar as respostas “gosto” (50%) e “entre gostar ou não, gosto” (33%) a grande maioria dos residentes há mais de 3 anos apontaram resposta positiva.

Com opção de múltiplas respostas à pergunta “o que gosta no oden?” 73% disseram que é porque esquenta o corpo. Além disso 59% apontoram que de um único prato se pode comer variados alimentos. Também gostam da praticidade no preparo, se sobrar pode ser requentado, divertido comer com a família ou amigos, além de outras vantagens do cozido.

Em relação aos alimentos contidos como ingredientes, veja as preferências no ranking abaixo.

  1. Ovo: 73%
  2. Daikon: 72%
  3. Kinchaku com mochi: 61%
  4. Chikuwa: 58%
  5. Satsumaage: 52%
  6. Konnyaku: 48%
  7. Shirataki: 47%
  8. Salsicha: 40%
  9. Rolinho de bardana (gobo maki): 39%
  10. Espetinho de carne: 32%

O que os japoneses e estrangeiros têm em comum em relação ao gosto são o ovo e daikon, só que a raiz é a preferida com 62%.

A grande maioria (80%) disse que gostaria de apresentar esse prato típico nos seus respectivos países. 

O oden pode ser facilmente encontrado nas lojas de conveniência, já à venda. Mas se gosta desse cozido aprenda a prepará-lo através da receita fácil tocando aqui.

Fonte: PR Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!