Trágico acidente entre caminhão e trem: morte do motorista e 34 feridos

O acidente ocorrido na quinta-feira, entre o caminhão e trem de passageiros, teria sido por negligência do caminhoneiro.

Imagem aérea do acidente mostra vagões descarrilados e caminhão entre a parede e o vagão (Asahi)

O trágico acidente entre caminhão e trem da linha Keikyu, ocorrido na quinta-feira (5), por volta das 11h40, próximo da estação Kanagawa-Shinmachi, em Yokohama, teria sido por negligência do motorista, avaliam os peritos da polícia. O choque descarrilou os 3 primeiros vagões e feriu o condutor do trem, a assistente e mais 32 passageiros, totalizando 34 vítimas. 

Publicidade

Motorista experiente

O motorista que morreu logo em seguida foi identificado como Michio Motohashi, 67 anos, de Narita (Chiba), veterano com mais de 20 anos de experiência como caminhoneiro. Na manhã de sexta-feira (6) a polícia entrou na empresa transportadora Kaneko, de Katori (Chiba), que o empregou há 1 ano e 1 mês, para inspeção. 

De acordo com a polícia de Kanagawa e peritos da Keikyu, o trem colidiu com o caminhão imediatamente após passar pela estação Kanagawa-Shinmachi, pouco antes do cruzamento. Com velocidade de 120Km/h parou a cerca de 80 metros do cruzamento da ferrovia.

Aproximadamente 500 passageiros foram evacuados para os vagões traseiros para poderem sair, pois viram que levantou uma grande fumaça preta do caminhão. 

Gráfico mostra como o caminhão tentou fazer manobras para passar pelo cruzamento e foto aérea do acidente (Tokyo Shimbun)

As câmeras de segurança foram verificadas e constatou-se o que as testemunhas relataram. O motorista do caminhão trafegava pela rua paralela aos trilhos e tentou fazer curva à direita para atravessar no cruzamento, mas não conseguiu. Assim, ocorreu a colisão e o caminhão foi arrastado.

Dispositivo de alerta acionado

Nesse cruzamento há um dispositivo de detecção de obstáculos que informa quando um veículo fica no cruzamento da ferrovia. Esse foi ativado, a lâmpada na pista relatando a anormalidade piscou, então o condutor acionou o freio de emergência, mas não deu tempo de parar antes.  

Segundo a companhia Keiyu são necessários pelo menos 500 metros para poder frear e parar, estando na velocidade de 120Km/h. Ela está verificando os detalhes do acidente.

A empresa transportadora informou que os motoristas não costumam passar por essa rota, já que a rodovia 15 fica bem próxima. Imagina-se que ele tenha errado o trajeto e tivesse querendo retornar à rodovia. 

Com o choque o caminhão ficou prensado entre a parede e os 3 dos 8 vagões descarrilados.

Uma equipe gigantesca trabalhou para a remoção dos vagões durante todo o dia e noite, sem conseguir restaurar tudo para o horário do rush de sexta-feira à noite. A companhia também teve que restaurar um poste que foi derrubado com a colisão. É possível que no sábado (7) a linha férrea esteja pronta para ser trafegada.

Assista ao vídeo do jornal Asahi e veja a situação logo depois do acidente.

Fontes: Tokyo Shimbun, ANN, FNN e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hokkaido marca 1 ano do forte terremoto de magnitude 6,7

Publicado em 6 de setembro de 2019, em Sociedade

O forte terremoto sacudiu Hokkaido nas primeiras horas de 6 de setembro de 2018. Quarenta e quatro pessoas morreram e 725 ficaram feridas.

Deslizamento provocado pelo terremoto de 6,7 (NHK)

Nesta sexta-feira Hokkaido marcou 1 ano do forte terremoto que levou a vida de 44 pessoas e causou o primeiro apagão que afetou uma província inteira do Japão.

Publicidade

O terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter sacudiu a província no extremo norte do arquipélago nas primeiras horas de 6 de setembro de 2018, deixando 785 pessoas feridas e danificando milhares de casas.

Desde a quinta-feira (5), 425 pessoas continuam vivendo em habitações temporárias em Atsuma, onde 37 morreram como resultado do terremoto e subsequentes deslizamentos, e nas cidades vizinhas de Abira e Mukawa.

De acordo com o governo regional, o número de construções danificadas no terremoto totalizou 31.457, com 2.215 casas destruídas ou severamente danificadas.

Casas completamente destruídas (NHK)

Em Atsuma e Abira, 129 residentes continuam acomodados em grandes instalações provisórias de bem-estar, enquanto em Mukawa 26 pessoas ainda vivem em um dormitório temporário que pertence a um clube de beisebol de uma escola do ensino médio local.

Em seis municípios de Hokkaido, incluindo os três atingidos pelo terremoto e Sapporo, cerca de 400 pessoas estão residindo em propriedades privadas alugadas pelo governo, enquanto muitas outras estão morando em habitações públicas.

Todas as 2,95 milhões de casas de Hokkaido foram afetadas temporariamente por um apagão após a planta de energia termal de Tomatoatsuma, a qual produz cerca da metade da eletricidade da região, ter parado de funcionar após o terremoto.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!