Dezoito pessoas ilhadas devido a enchente: todas resgatadas

Esse grupo de 18 pessoas estava voltando de um churrasco quando os carros ficaram imobilizados pela água do rio que transbordou. Resgate 15h depois.

Bombeiros e policiais na hora do resgate (ANN)

Por volta das 16h35 de quarta-feira uma mulher ligou para o Corpo de Bombeiros dizendo “os carros não se movem, estão submersos”. 

Publicidade

O grupo de 18 pessoas, sendo 7 adultos, além de outras menores, crianças e bebê, estava com 6 carros imobilizados, nas proximidades do Vale Otani, em Kusu-machi (Oita).

Eles estavam voltando de um churrasco e o Rio Name, das proximidades, transbordou e inundou a área, por causa da chuva pela aproximação do tufão número 10. 

Os bombeiros recomendaram buscar um local alto para se abrigarem até que o socorro chegasse. As pessoas têm faixa etária de 5 meses a 42 anos e ficaram 15 horas esperando pelo socorro, em barracas. Enquanto isso os bombeiros faziam contato para saber se tinham água e alimentos. 

Como escureceu logo em seguida da busca, os bombeiros e policiais retomaram as atividades às 7h de quinta-feira (15). 

Por volta das 8h todos foram resgatados, salvos, sem ninguém ferido. Passaram 15 horas esperando, em um local alto. O grupo é da província de Saga e tinha ido a Oita para fazer o churrasco. 

Fontes: NHK, ANN, Mainichi e Nikkei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão n.º 10 se aproxima do oeste do Japão

Publicado em 15 de agosto de 2019, em Sociedade

O tufão já está bem próximo de Shikoku. A noite deverá passar sobre Shimane e depois se transforma em ciclone tropical, se movendo para Hokkaido.

Nuvens do tufão n.º 10 (Tenki)

Segundo informação da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ às 7h de quinta-feira (15) o grande tufão Krosa estava a 60Km do Cabo Ashizuri (Kochi). Se move lentamente, a 20Km/h, em sentido norte. Antes do meio-dia ou por volta de estará sobre a região Shikoku. Por volta das 18h o olho deverá estar sobre Matsue (Shimane). 

Publicidade

Ele tem pressão atmosférica central de 975hPa e velocidade instantânea do vento de 45m/s.

As nuvens que cercam o tufão estão amplamente espalhadas, sendo que do centro ao lado leste o raio tem 330Km e do centro a oeste, é de 60Km. Por isso, mesmo em regiões distantes do olho do tufão, ocorrem tempestades e chuva. Isso se agrava por ser lento, fazendo com que chova por mais tempo. Em Mie já foram observadas chuvas intensas na região de Matsusaka. 

Previsão de chuva intensa

Os índices pluviométricos máximos em 24h previstos até as 6h de sexta-feira (16) são:

  • 800mm em Shikoku
  • 500mm em Tokai e Kinki
  • 300mm no norte de Kyushu e Kanto Koshin
  • 250mm em Hokuriku e Chugoku
  • 150mm no sul de Kyushu

Ilustração do tufão às 8h de 5.ª feita, com previsão de rota (NHK)

No sábado a chuva continua mas mais amena, em ampla área, de Tokai a Hokkaido.

Na região Tokai, no sul de Mie há previsão de índice pluviométrico que pode ultrapassar 500mm. Em Aichi e Gifu deverá ser de no máximo 350mm.

Rajadas de vento

O tufão n.º 10 provoca tempestade e também rajadas de vento que podem causar acidente. As máximas previstas são:

  • Até 45m/s em Shikoku
  • Até 40m/s no norte de Kyushu
  • Até 35m/s em Tokai, Kinki, Chugoku e sul de Kyushu

Para se ter uma ideia dos riscos dependendo da rajada de vento, uma de 20m/s ou 72Km/h não deixa a pessoa caminhar, com 30/m não consegue ficar de pé e de 40m/s derruba um caminhão em tráfego. 

Mar bravo e ressacas

Na quinta e sexta-feira é preciso cuidado para quem reside no litoral. As elevações das ondas chegam a 10m em Shikoku, 9m em Kinki e Tokai, 8 em Kyushu. Todas as costas do arquipélago estão com mar bravo, o que requer cuidado.

Na segunda-feira (19) além das ondas mais altas ainda acontece a maré cheia. Mesmo depois do tufão ter passado podem ocorrer ressacas, causando inundação nas regiões costeiras, de Kyushu a Kinki, especialmente no sul da Baía de Osaka. 

Atenção aos alertas locais

A recomendação da AMJ é evitar sair de casa desnecessariamente por causa da chuva forte e dos ventos intensos. Se perceber que pode estar em risco é melhor buscar abrigo em local seguro antes que a chuva e o vento dificultem a saída de casa. Procure ficar atento aos alertas das autoridades locais.

Fontes: AMJ, NHK, CBC TV e Tenki 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!