Japão e Singapura têm os passaportes mais poderosos do mundo

O Henley Passport Index tem base em dados fornecidos pela IATA e cobre 199 passaportes e 227 destinos de viagem.

Japão e Singapura têm os passaportes mais fortes do mundo no Henley Passport Index (banco de imagens)

Entrando no segundo semestre de 2019, Japão e Singapura detêm o 1ª lugar com os passaportes mais fortes do mundo. A Coreia do Sul caiu para a segunda posição.

Publicidade

Essa é a visão do Henley Passport Index que periodicamente mede o acesso que o documento de viagem de cada país ostenta.

Os passaportes do Japão e Singapura ficaram no topo dos rankings porque seus portadores podem visitar 189 países sem a necessidade de tirar visto prévio.

A Coreia do Sul divide a 2ª posição com a Finlândia e a Alemanha, com os cidadãos dos três países podendo visitar 187 jurisdições em todo o mundo sem precisar de visto.

A Finlândia se beneficiou de recentes mudanças nas políticas de visto do Paquistão que antigamente eram altamente rigorosas. Agora o Paquistão oferece o ETA (Electronic Travel Authority) a cidadãos de 50 países, incluindo Finlândia, Japão, Malta, Espanha, Suíça e Emirados Árabes Unidos.

Os países europeus Dinamarca, Itália e Luxemburgo ficaram no 3º lugar no index, com acesso sem visto ou recebimento na chegada em 186 países, enquanto a França, Espanha e Suécia estão na 4ª posição, com acesso livre a 185 países.

O Brasil está na 18ª posição junto com a Romênia, podendo visitar 169 países sem visto.

No outro lado da escala, o Afeganistão está novamente no último lugar nos rankings, com seus cidadãos tendo acesso livre a apenas 25 destinos no mundo.

“Com algumas poucas exceções, o mais recente ranking do Henley Passport Index mostra que países em todo o mundo veem cada vez mais a abertura de vistos como fundamental para o progresso econômico e social”, disse em um release Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners e criador do conceito passport index.

Os melhores passaportes 2019

  1. Japão, Singapura (189 destinos)
  2. Finlândia, Alemanha e Coreia do Sul (187)
  3. Dinamarca, Itália e Luxemburgo (186)
  4. França, Espanha e Suécia (185)
  5. Áustria, Holanda, Portugal, Suíça (184)
  6. Bélgica, Canadá, Grécia, Irlanda Noruega, Reino Unido e Estados Unidos (183)
  7. Malta (182)
  8. República Tcheca (181)
  9. Austrália, Islândia, Lituânia e Nova Zelândia (180)
  10. Letônia, Eslováquia e Eslovênia (179)

Os piores passaportes do mundo

Vários países no mundo têm acesso livre ou recebem visto na chegada em menos de 40 destinos. Esses incluem:

  1. Bangladesh, Eritreia, Irã, Líbano e Coreia do Norte (39 destinos)
  2. Nepal (38)
  3. Líbia, Território Palestino e Sudão (37)
  4. Iêmen (33)
  5. Somália (31)
  6. Paquistão (30)
  7. Síria (29)
  8. Iraque (27)
  9. Afeganistão (25)

Outros indexes

A lista do Henley & Partner é um dos vários índices criados por firmas financeiras para classificar passaportes globais de acordo com o acesso que eles oferecem aos seus cidadãos.

O Henley Passport Index tem base em dados fornecidos pela Associação Internacional de Transportes Aéreos – IATA e cobre 199 passaportes e 227 destinos de viagem. Ele é atualizado em tempo real ao longo do ano, como quando alterações em políticas de visto entram em vigor.

O Passport Index da Arton Capital leva em consideração os passaportes de 193 países membros das Nações Unidas  e seis territórios – ROC Taiwan, Macau (SAR China), Hong Kong (SAR China), Kosovo, Território Palestino e Vaticano. Territórios anexados a outros países são excluídos.

Seu index 2019 coloca os Emirados Árabes Unidos no topo como passaporte mais forte, tendo acesso livre a 173 países, seguidos pela Finlândia, Luxemburgo e Espanha com 168 e, em conjunto no 3º lugar com 167 estão Dinamarca, Itália, Alemanha, Holanda, Áustria, Portugal, Suíça, Japão, Coreia do Sul, Irlanda e os Estados Unidos.

É importante lembrar que mesmo podendo visitar países sem visto ou recebê-lo na chegada, autoridades imigratórias dos destinos podem exigir seguro viagem, comprovante de hospedagem de hotel, vacinas, certas quantias em dinheiro, cartão de crédito, dentre outros.

Fonte: Henley Passport Index

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Chuva torrencial coloca vidas em risco em Kyushu

Publicado em 3 de julho de 2019, em Sociedade

Desde que foi anunciado o início do período das monções não parou de chover. Na quarta-feira a previsão é de chuva torrencial, novamente, em Kyushu.

Em Kirishima, na província de Kagoshima, na segunda-feira (JNN)

Desde o dia 26 do mês passado, quando grande parte das províncias da região Kyushu entrou no período chuvoso, não teve trégua.

Publicidade

A previsão é de chuva torrencial novamente na quarta-feira com índices pluviométricos que ultrapassam a média de um mês nesta época. Diversas cidades tiveram inundações, deslizamentos e apagões, como consequência. 

A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ alerta a população local sobre a instabilidade do solo por causa do excesso de precipitação. Há cidades que já emitiram alerta para os residentes se prepararem para a evacuação precoce.

Há possibilidade de locais como Ebino (Miyazaki) e Yaeyama (Kagoshima) que poderão ter um índice histórico de mais de 1.000mm de precipitação por causa dessa frente estacionária chamada de baiu, estagnada sobre a região sul de Kyushu. 

Em Ebino, desde a 0h de 28 do mês passado às 5h de quarta-feira (3) o índice pluviométrico já chegou a 841mm. A região sul de Kyushu deverá ter precipitações superiores às chuvas torrenciais do ano passado, que tirou vidas e deixou feridos, no oeste do Japão.

A AMJ recomenda à população local para a importância de buscar abrigo a fim de preservar a vida.

Chuva de Kyushu a Tokai

Frente estacionária ‘baiu’ sobre Kyushu, Kansai e Tokai, às 8h de quarta-feira (NHK)

A previsão dos índices pluviométricos nas 24h de quarta-feira da AMJ são:

  • 350mm no sul de Kyushu
  • 300mm no norte de Kyushu
  • 250mm em Shikoku
  • 150mm em Kansai 
  • 120mm em Tokai

A frente estacionária não dá trégua. A previsão é de chuva contínua até a manhã de sexta-feira (5) nas regiões acima.

Fontes: ANN, NHK e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!