Elevado o nível de alerta para o maior vulcão ativo do mundo

O Mauna Loa no Havaí é o maior vulcão ativo do mundo. Um aumento estável nos terremotos e inchaço do solo começaram em março.

O Mauna Loa, no Havaí (banco de imagens)

Autoridades federais elevaram na terça-feira (2) o nível de alerta para o maior vulcão ativo no mundo, o Mauna Loa do Havaí, cuja última erupção ocorreu em 1984.

Publicidade

O Serviço Geológico dos EUA – USGS mudou o nível de “normal” para “aviso” após um aumento estável nos terremotos e inchaço do solo que começaram em março.

Uma erupção não está iminente, mas cientistas estão monitorando o Mauna Loa de perto devido a sua reputação por “evoluir muito rapidamente” e liberar lava por todo os lugares, disse a pesquisadora geofísica do USGS Ingrid Johanson ao Associated Press no mês passado.

O Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843.

Seus fluxos de lava se estenderam para as costas sul e oeste oito vezes e chegaram a Hilo, no lado leste, sete vezes. Durante sua última erupção fluxos de lava entraram a 7.2Km de Hilo.

O nível de alerta no Mauna Loa foi elevado para “aviso” pela última vez em 2015. Um período similar de atividade aumentada ocorreu por volta de 2004, mas o sistema de Nível de Alerta Vulcânico do USGS ainda não estava em vigor naquela época.

“Aviso” é o segundo de quatro níveis de alerta e significa que cientistas detectaram atividade elevada ou instabilidade. O próximo nível “atenção” significa que há atividade intensificada com mais potencial para erupção ou que uma erupção está em curso, mas representa pouca ameaça. O nível mais alto, “alarme”, significa uma erupção perigosa está iminente ou a caminho.

Um inchaço aumentado do solo também está ocorrendo no vulcão vizinho, Kilauea. Segundo Johanson, cientistas estão observando alguns dos mais altos índices de deformação já registrados fora de um período eruptivo no local.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Festival Brasil 2019 em Tóquio

Publicado em 3 de julho de 2019, em Comunidade

Com show das Rainhas de bateria do Carnaval do Rio de Janeiro e muitas outras atrações.

Rainha de Bateria Bianca Monteiro

A CCBJ convida a todos para o Festival Brasil 2019 que será realizado nos dias 20 e 21 de julho, em Tóquio.

Publicidade

As rainhas de bateria do Carnaval do Rio de Janeiro vão fazer um show especial no Festival Brasil 2019, evento organizado pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ). Isto porque o tema deste ano é “From Rio to Tokyo”, pelo Brasil ter sediado as Olimpíadas e Tóquio ser a cidade-sede no próximo ano.

As convidadas especiais são:

Camila Silva, rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel há quatro anos.

Evelyn Bastos, rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira. A Mangueira foi campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2019.

Bianca Monteiro, rainha de bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela. Recentemente, ela esteve no Japão para um workshop de samba aos japoneses.

O Festival Brasil também terá show de artistas consagrados na música brasileira.

O cantor Renato Braz fará apresentação especial no Festival Brasil. Ele lançou, no ano passado, álbum intitulado “Canto guerreira – Levantados do chão”, em comemoração aos 50 anos de idade. O CD tem participação dos grandes compositores e cantores Chico Buarque, Gilberto Gil e Milton Nascimento.

Andrea Amorim é outro grande nome da programação de shows do Festival Brasil organizado pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ). Cantora e compositora brasileira, ela gravou com grandes artistas brasileiros como Roberto Menescal, lenda da bossa nova, com quem gravou o álbum “Bossa de Alma Nova”, recebendo prêmio Grammy Latino Lifetime Achievement, em 2013.

Andrea já se apresentou pela Europa, Japão e em grandes festivais do Brasil. Ela virá acompanhada do multi-instrumentista Dave Holmes, que atua como professor de música no Reino Unido.

O Festival Brasil terá ainda apresentação de várias bandas e cantores da comunidade brasileira no Japão.

O evento terá inúmeras barracas de alimentos, produtos e serviços do Brasil. Churrasco, salgados, churros,  sucos, caipirinha, acessórios, biquínis, e vários outros produtos estarão sendo comercializados nos dois dias do evento.

Festival Brasil 2019

  • Data: 20 e 21 de julho
  • Horário: das 11h às 19h
  • Local: Parque Yoyogi, Tóquio
  • Entrada gratuita

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!