Crianças que passam fome nas férias necessitam de suporte

Para tentar amenizar o problema das crianças que retornam às escolas magras, por falta de alimentos, iniciativa caridosa aumenta a rede.

Exemplo de alimentos não perecíveis coletados em Tóquio (Tokyo Shimbun)

Para tentar amenizar o problema grave da fome das crianças de forma que não retornem às escolas, depois das férias, bem mais magras, a iniciativa caridosa é imprescindível.

Publicidade

Trata-se do Food Bank ou Banco de Alimentos, uma iniciativa sem fins lucrativos, baseada na ação voluntária, a qual envia caixa de alimentos para as famílias carentes. 

Mesmo em um país desenvolvido e aparentemente com baixo índice de pobreza o problema existe e é grave. Se ainda não leu a matéria sobre Kodomo Shokudo, toque aqui para saber mais. 

Um mãe solteira, com rendimento mensal de 150 mil ienes, residente em Komae (Tóquio), contou que recebeu caixas de alimentos do Food Bank. Tem cerca de 3Kg por pessoa, contendo arroz, missô, macarrão e outros. “Se tenho arroz posso usar o dinheiro para comprar mistura e variar os pratos. De verdade, ajuda muito”, declarou.

Uma outra disse “nas férias as despesas aumentam [porque as crianças não têm merenda escolar]. Dos 150 mil ienes que ganho metade vai para o aluguel. Por isso, essa ajuda tranquiliza meu coração”.

Houve um aumento de 40% de famílias monoparentais que não puderam comprar todos os alimentos necessários em Komae, segundo pesquisa, em 2017. Por isso, no verão passado 44 foram beneficiadas com esse envio, explicou a diretora local.

“Há crianças que não podem comer, mas por outro lado há comida sendo jogada fora”, disse Taeko Tanaka, 66, diretora do Food Bank-FBK. “Quero criar um ambiente onde as crianças possam viver felizes”, disse. 

As crianças que passam fome nas férias de verão foram tema de um relatório publicado em 2009. Foi quando o país soube dessa triste realidade da pobreza. 

Solidariedade 

Voluntários preparam as caixas a serem enviadas para doação (Asahi)

Caso queira contribuir há 2 instituições sem fins lucrativos que recebem de braços abertos os donativos. Podem ser em dinheiro como em alimentos não perecíveis. 

Na página web da Second Harvest há uma explicação sobre isso. “Para uma refeição 25 ienes. Com mil ienes se pode contribuir com 40 refeições”. As doações em dinheiro, incluindo por cartão de crédito, podem ser feitas tocando aqui (em japonês).

Os donativos em alimentos podem ser enviados em caixa para 

セカンドハーベスト・ジャパン宛 

住所:〒111-0053 東京都台東区浅草橋4-5-1水田ビル1F

電話:03-5822-5371

ou 

Second Harvest Japan

〒111-0053 Tokyo-to Taito-ku Asakusabashi 4-5-1 Mizuta Bldg. 1F

Telefone: 03-5822-5371

O que pode ser enviado: enlatados de legumes e peixes, comidas instantâneas e embalagem retortável, temperos, bebidas (chá, café e sucos), arroz e macarrão.

A instituição pede alguns cuidados como para não enviar alimentos com prazo vencido, embalagens danificadas, verduras e congelados. Também pede a gentileza de pagar o envio da encomenda.  

Outra forma de contribuir é doando seu tempo e suas habilidades. São necessárias pessoas para classificação, separação, empacotamento, distribuição, cozinhar, enfim, são várias tarefas executadas pelos voluntários. Se mora em Kanto, não custa telefonar para saber como pode participar (em japonês). 

O Food Bank disponibiliza em sua página web as entidades espalhadas pelo país que colaboram com essa iniciativa. Para saber se tem uma perto de sua casa toque aqui (em japonês).

Fontes: Asahi, Food Bank, Tokyo Shimbun e Second Harvest Japan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

World Cosplay Summit em Tóquio

Publicado em 26 de julho de 2019, em Entretenimento

Cosplayers do mundo todo, inclusive do Brasil, se reúnem em Tóquio, para o primeiro Summit na capital do Japão.

Cosplayers de 40 países no palco da Tokyo Dome City (divulgação)

Na sexta-feira (26) ao meio-dia foi feita a abertura da primeira edição do World Cosplay Summit em Tóquio, no palco da Tokyo Dome City. 

Publicidade

Reuniram representantes de 40 locais do mundo e regiões do Japão, todos eleitos nos seus respectivos países para essa participação global.

Vestidos nos seus melhores trajes, com produções especiais, os competidores incorporaram os seus personagens prediletos do universo dos animês. 

No 17.º do maior evento mundial de cosplay, o qual teve início em Nagoia (Aichi), levou esse fervor também para a capital japonesa para eleger os top do mundo.

As brasileiras Jessy, de cabelos verdes, e Patri de azul, sendo que no fundo estão as representantes da Alemanha (divulgação)

Do outro lado do mundo, do país verde amarelo, vieram Jessy, cosplayer desde 2010 e Patri Popes, também YouTuber. Além de mostrarem o melhor desse universo, como são apaixonadas pela cultura japonesa querem aproveitar o máximo a visita. Inclusive para saborear os pratos favoritos.  

O grande e tradicional evento em Nagoia começa em 31 deste mês, com ponto alto nos dias 3 e 4 de agosto, no fim de semana, no Oasis 21, em Sakae. 

Assista ao vídeo de abertura transmitido ao vivo.

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!