Estrangeiros querem mais suporte público para o cotidiano

Publicado em 25 de junho de 2019, em Sociedade

Os resultados de uma pesquisa conduzida pelo governo apontam que 90% dos estrangeiros residentes no Japão gostariam de ter mais suporte do setor público.

Neste Artigo:
&nbspEstrangeiros querem mais suporte público para o cotidiano
Aluguel de moradia é uma das dificuldades (Pixabay)

O Gabinete de Avaliação Administrativa do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicação-MIC, informou na terça-feira (25) sobre os resultados de uma pesquisa entre os estrangeiros residentes no país.

Publicidade

A pesquisa entrevistou 375 estudantes e trabalhadores nas empresas do país, conduzida para avaliar suas necessidades já que a reforma da lei que permite a entrada de mais estrangeiros foi implementada a partir de abril.

Para que possam ter melhores condições no cotidiano, 90% apontaram que há necessidade de mais apoio público. 

O maior problema enfrentado pelos 64% entrevistados foi a dificuldade para alugar um imóvel. As respostas indicaram disponibilidade de poucos imóveis disponíveis para estrangeiros e falta de informação mais ampla. Por isso, gostariam que tivesse mais informações sobre esse quesito.

Em segundo lugar, com 44%, ficou nas necessidades de mais atenção por parte do governo para o fornecimento de mais informações sobre as instituições médicas e também de atendimento no idioma nativo. 

Em terceiro lugar, com 43,7%,  ficou a questão da conexão entre os países – Japão e o país de origem – em relação ao recolhimento da contribuição para a aposentadoria. No caso do Brasil já existe um acordo mútuo. 

Em menores proporções foram apontadas a necessidade de informações do serviços públicos em diversos idiomas (33%) e escola pública com idioma estrangeiro (22%). 

A grande maioria dos entrevistados afirmou estar muito satisfeito ou satisfeito (83%) com a vida no Japão. Os principais motivos são a segurança e o sistema de saúde pública. Se o leque de apoio for ampliado indicaram que poderão viver com mais tranquilidade ainda.

&nbspEstrangeiros querem mais suporte público para o cotidiano
Resultado das 5 maiores necessidades dos estrangeiros divulgada pelo governo
Fontes: divulgação, Chunichi e Nikkei 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!