Japão pode ter calor extremo todos os anos, de acordo com especialistas

Uma equipe na Universidade de Tóquio estudou o que aconteceria aos padrões climáticos de verão no Japão se as temperaturas médias globais aumentassem em 2ºC.

Em 2018 o Japão vivenciou calor histórico (NHK)

Pesquisadores alertaram que o Japão pode passar por temperaturas extremamente altas todos os anos por causa do aquecimento global.

Publicidade

Uma equipe japonesa de pesquisa liderada pelo professor Masahiro Watanabe na Universidade de Tóquio estudou o que aconteceria aos padrões climáticos de verão no Japão se as temperaturas médias globais aumentassem em 2ºC.

Eles descobriram que temperaturas de 35ºC ou mais serão registradas em cerca de três mil pontos de observação em média em um ano.

Tais temperaturas altas foram observadas em mais de três mil pontos no ano de 2016 e também em 2018, quando o Japão vivenciou calor histórico.

Watanabe disse que o país só costumava vivenciar tal calor intenso a cada poucos anos ou décadas. Contudo, ele frisa que o clima escaldante poderia estar a caminho com mais frequência – quase todos os anos.

O professor alerta que o Japão poderá sofrer mais danos em consequência de ondas de calor. Watanabe frisa que é imprescindível que o mundo reduza um aumento da temperatura no futuro.

O acordo de mudança climática de Paris 2015 visa limitar o aumento da temperatura média global em menos de 2ºC acima dos níveis da Revolução pré-Industrial e continua realizando esforços para limitar o aumento a 1.5ºC.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Frio de -21ºC em Hokkaido, com acúmulo de até 40cm de neve

Publicado em 8 de dezembro de 2018, em Sociedade

Sábado amanheceu com mínima comparável aos dias frios de inverno em Hokkaido, com -21ºC.

Frio congelante e acúmulo de neve em Hokkaido (Hokkaido News)

No sábado (8) o frio em Hokkaido é comparável ao do meio do inverno. As temperaturas mínimas foram as menores da temporada. Os termômetros marcaram -22ºC em Tokachi, e nas vilas de Rikubetsu e Oketo, -21ºC. Mesmo na capital, em Sapporo o registro foi de -6,8ªC.

Publicidade

Apesar do vento forte e da neve que não para de cair, foram observados lindos fenômenos.

Um deles é o Diamond Dust, quando minúsculos flocos contracenam com os raios solares parecendo pó de diamante caindo, em Kitami, onde a mínima foi de -18ºC. Também foram vistas estrelas dos cristais da neve, em flor.

Por outro lado, há preocupação com o tráfego pois as pistas ficam escorregadias e a visibilidade comprometida.

O acúmulo de neve em 24h chegou a 40cm mas segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ deverá subir para 50cm.

A queda de neve deve continuar no domingo, em Hokkaido e outras províncias do norte. Isso se deve à área de baixa pressão, a 5 mil metros de altitude com temperatura de -41ºC.

Veja as cenas no vídeo do noticiário local.

Fonte: Hokkaido Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!