Acidentes com carros alugados por turistas estrangeiros quase triplicaram

Dados a seguir mostram acidentes em Osaka, mas o número triplicou em todo o país segundo o Instituto para Pesquisa de Acidente de Tráfego.

Entre 2014 e 2016, o número total de acidentes com carros alugados causados por turistas estrangeiros no Japão quase triplicou (arquivo PM)

A taxa de acidentes com carros alugados – rent a car – envolvendo motoristas estrangeiros na província de Osaka é quatro vezes maior do que aquela relativa aos condutores japoneses, de acordo com dados recentes publicados pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

Publicidade

Um estudo sobre motoristas estrangeiros conduzido pelo departamento de Kinki do ministério entre abril e novembro, o qual cobriu 53 lojas que alugam carros operadas por três empresas, mostrou em 29 de novembro que 3% do total de 3.973 motoristas estrangeiros tiveram acidentes de carro – ultrapassando o 0.7% de acidentes em que 36.272 motoristas japoneses estavam envolvidos.

De acordo com o Instituto para Pesquisa de Acidente de Tráfego e Análise de Dados, entre 2014 e 2016, o número total de acidentes com carros alugados causados por turistas estrangeiros no Japão quase triplicou, enquanto o número de acidentes que resultaram em ferimentos ou mortes entre motoristas nacionais que alugaram carros diminuiu durante o período.

“Ao contrário de antes, quando excursões com ônibus eram mais populares, hoje em dia os turistas estrangeiros costumam viajar mais individualmente ou em pequenos grupos e alugam carros, e o sistema de suporte para eles ainda não alcançou a demanda”, disse Takashi Shimojitosho, porta-voz do ministério das comunicações responsável pela pesquisa.

O número de visitantes estrangeiros que desembarcaram no Aeoroporto Internacional de Kansai e então fizeram uso de serviços de aluguel de carros dobrou, de aproximadamente 42.800 em 2014 para 99.100 em 2016.

Nesse carro alugado em Okinawa há até um selo, em rosa e amarelo, dizendo que quem está conduzindo o veículo é um motorista estrangeiro (arquivo PM)

Enquanto isso, no ano passado, um passe – o Japan Expressway Pass – foi introduzido, o qual permite aos visitantes estrangeiros fazerem uso ilimitado das vias expressas em todo o país por um período de uma a duas semanas por 20.000 ou 34.000 ienes, respectivamente.

Para lidar com essas questões, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo vem investigando locais nas proximidades de cinco principais aeroportos onde motoristas estrangeiros se envolveram em acidentes de trânsito.

Sinalizações tanto em inglês como em japonês foram introduzidas perto dessas áreas em uma tentativa de aumentar a conscientização entre os motoristas estrangeiros. Desde julho de 2017, em preparação para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020, a Agência Nacional de Polícia vem introduzindo sinais de “Pare” em inglês e japonês em todo o Japão.

As novas placas de “Pare” mantiveram o desenho típico de triângulo invertido em contraste com o formato octogonal comum em países do ocidente.

Levando os resultados da pesquisa em consideração, o ministério dos transportes ordenou ao Departamento de Transporte do Distrito de Kinki, que administra a indústria de aluguel de carros na região Kansai, que proponha maneiras destinadas a reduzir o número de acidentes de carro envolvendo visitantes do exterior, como introduzir manuais e panfletos em vários idiomas.

Para dirigir no Japão, visitantes estrangeiros precisam ter uma habilitação internacional válida emitida por países que ratificaram a Convenção de Genebra de 1949.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Três milhões de lâmpadas na iluminação em Hamamatsu

Publicado em 3 de dezembro de 2018, em Turismo em Shizuoka

Com o tema de frutas, o parque está com uma iluminação de tirar o fôlego, inclusive na fonte.

Fotos: Shizuoka Shimbun

Segue até 14 de janeiro a iluminação especial de inverno no imenso Hamamatsu Fruit Park Tokinosumika, em Hamamtsu (Shizuoka).

Publicidade

Dotado de infraestrutura para receber milhares de visitantes, o parque preparou um espetáculo de luzes incrível para os residentes da região. Vai operar até 31 de janeiro sem folga para encantar o público.

Foto: Shizuoka Shimbun

Decorações de Natal, com árvore e renas, todas de luzes, garantem fotos espetaculares.

Tem um túnel de 150 metros com o tema frutas, como uvas e pêssego enfeitando o local. O Illmuseum traz 40 obras de organizações, empresas e escolas feitas de lampadinhas coloridas.

Foto: Shizuoka Shimbun

No lago a fonte iluminada é uma harmonia perfeita entre som, água e luz, proporcionando um espetáculo incrível.

Foto: Shizuoka Shimbun

Fruit Illumination 2018-2019

Foto: Shizuoka Shimbun

  • Local: Fruit Park
  • Horário: 17h às 21h
  • Período: até 14 de janeiro
  • Horários dos shows na fonte luminosa: 17h30, 18h, 18h30, 19h, 19h30 e 20h15
  • Ingressos: ¥1.000 para adultos e ¥500 para crianças (acima da idade ginasial). Crianças de 0 a 6 anos não pagam
  • Estacionamento: gratuito para 800 veículos
  • Endereço: toque aqui para abrir o mapa

Seta aponta o local da iluminação (divulgação)

Fontes: divulgação e Shizuoka Shimbun 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!