Mais um caso de consumo de álcool antes da viagem por piloto de companhia aérea japonesa

Publicado em 15 de novembro de 2018, em Sociedade

O piloto disse que havia bebido sete latas de 500ml de cerveja entre as 15h e 19h no dia anterior a sua viagem que partiria de Tóquio com destino a Hokkaido.

Neste Artigo:
&nbspMais um caso de consumo de álcool antes da viagem por piloto de companhia aérea japonesa
Um voo da companhia aérea japonesa Skymark sofreu atraso porque o teste para detectar álcool no organismo do piloto apresentou resultado positivo (imagem ilustrativa de avião da Skymark)

A Skymark Airlines disse na quarta-feira (14) que seu voo das 8h40 do Aeroporto de Haneda (Tóquio) com destino a Sapporo (Hokkaido) sofreu um atraso de 23 minutos após álcool ter sido detectado no hálito do piloto americano da aeronave.

Publicidade

Recentemente, as duas maiores companhias aéreas do Japão – a Japan Airlines (JAL) e a All Nippon Airways (ANA) – enfrentaram problemas similares, levando o governo a considerar o endurecimento das regras em relação à ingestão de bebidas alcoólicas por membros da aviação.

De acordo com a Skymark, um teste feito no piloto de 49 anos, responsável pelo voo 705, cinquenta minutos antes a partida, apresentou resultado positivo para álcool.

A companhia aérea tentou conduzir um exame mais detalhado com equipamento digital para ver se o nível estava acima de 0.15mg de álcool por litro de hálito exalado (a marca mínima estabelecida pela Skymark para proibir um piloto de entrar a bordo), mas um funcionário não sabia como usar o dispositivo, levando a empresa a priorizar a substituição do piloto.

O piloto disse que havia bebido sete latas de 500ml de cerveja entre as 15h e 19h de terça-feira.

Quando ele eventualmente passou pelo teste às 9h37 foi constatado 0.10mg de álcool por litro de hálito exalado, ficando difícil confirmar se ele estava em um estado de violar os regulamentos internos no momento do teste antes da partida, disse a companhia aérea.

A Skymark proíbe pilotos de consumirem álcool 12 horas antes de seus voos. A companhia área nunca teve que substituir um piloto por causa de consumo de álcool antes de viagens nos últimos três anos.

Outros casos recentes

Em 28 de outubro, um copiloto da JAL foi detido pela polícia britânica por estar com um nível de álcool e seu organismo 10 vezes acima do permitido pela lei local após ele ter bebido na noite anterior antes de seu voo de Londres a Tóquio, enquanto um piloto da ANA passou mal após beber em Okinawa, causando atrasos em voos no dia 25 de outubro.

Após a série de incidentes relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e turismo disse que estabelecerá um painel para endurecer as regras sobre o consumo de álcool por pessoas que trabalham na área da aviação.

Fonte: Mainichi
Imagem: Banco de imagens


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!