Jornalista Jumpei Yasuda chega ao Japão

O jornalista freelancer japonês Jumpei Yasuda, que foi libertado após mais de 3 anos em cativeiro na Síria, retorna ao Japão.

Yasuda disse que não falava a língua japonesa há 40 meses e estava se esforçando para encontrar as palavras certas (NHK)

Jumpei Yasuda chegou ao Aeroporto de Narita na noite desta quinta-feira (25) e se reuniu com amigos e familiares pela primeira vez desde o dia que foi sequestrado por um grupo militante na Síria, há pouco mais de três anos.

Publicidade

Yasuda, de 44 anos, foi mantido em cativeiro por 40 meses na Síria até ser libertado na noite de terça-feira (23).

Falando a bordo de um voo que partiu de Antáquia, no sul da Turquia, com destino a Istambul, onde ele fez foi transferido para outra aeronave que o levaria até Narita, Yasuda disse que não sabia o que futuro guardava para ele.

“Estou feliz por poder retornar ao Japão. Ao mesmo tempo, eu não sei o que vai acontecer a partir de agora ou o que eu deveria fazer”, disse ele. “Estou pensando sobre o que preciso

Ele também disse que não falava em japonês há 40 meses e estava se esforçando para encontrar as palavras certas.

Yasuda disse que o tempo passado na Síria foi um inferno, não somente fisicamente, mas também mentalmente.

“Dia após dia ficava difícil me controlar, só pensando que eu não seria libertado hoje”, disse ele. “Comecei a sentir que uma vida em uma célula solitária era agora uma norma. Fiquei surpreso com aquele sentimento e me sentir daquela maneira por si é uma coisa muito triste”.

Ele também disse que sua saúde está boa e pediu desculpas por causar problemas.

Em um vídeo anterior divulgado por oficiais turcos, Yasuda agradeceu pela sua liberdade e disse que estava seguro.

Na quarta-feira (24), o primeiro-ministro Shinzo Abe transmitiu a gratidão do Japão ao Qatar e à Turquia pela ajuda em assegurar a liberdade de Yasuda.

Embora não tenha sido possível saber exatamente como ou por que Yasuda, que normalmente fazia coberturas em zonas de guerra, foi libertado, Suga indicou que Qatar, país que tem alguma influência sobre grupos rebeldes sírios, e a Turquia, intermediaram as negociações.

O governo japonês havia pedido cooperação do Qatar e da Turquia através da Unidade de Coleta de Inteligência Internacional Antiterrorismo, lançada em 2015, para reunir informações sobre grupos militantes globais.

Após o jornalista japonês ter desaparecido, imagens aparentemente de Yasuda lendo uma mensagem em inglês destinada a sua família e ao público japonês foi postada online em março de 2016.

Em maio de 2016, uma imagem surgiu do que parecia ser Yasuda, barbudo, segurando uma placa com uma mensagem escrita à mão em japonês dizendo “Por favor, ajude-me. Essa é a última chance. Yasuda Jumpei”.

Vários vídeos mostrando uma pessoa que podia ser Yasuda também foram postados online em julho deste ano.

Enquanto o que se pensava era que Yasuda estava nas mãos de um grupo ligado ao al-Qaida, algumas informações sugeriram que ele havia sido entregue a uma organização dissidente.

O período de três anos em cativeiro de Yasuda não foi a primeira vez que ele havia sido detido no Oriente Médio.

Ele foi capturado no Bagdá em 2004 e atraiu críticas no Japão por pressionar o governo japonês a realizar negociações pela sua libertação.

Fonte: Japan Times
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Supertufão’ tem velocidade do vento de 216km/h

Publicado em 25 de outubro de 2018, em Sociedade

A velocidade máxima do Yutu chega a 60m/s, de potência classificada como ‘feroz’ e apelidado de ‘supertufão’.

De manhã o ‘supertufão’ passou sobre Saipan e Guam, a imagem mostra nitidamente o olho (WN)

De acordo com a observação da Agência de Meteorologia do Japão-AMJ o tufão n.º 26 desenvolveu-se rapidamente enquanto se move sobre o oceano nas proximidades das Ilhas Marianas. Ao meio-dia de quinta-feira (25) ganhou uma potência classificada de feroz, com pressão central de 905hPa.

Publicidade

A velocidade máxima do vento no centro é de 60m/s ou 216km/h enquanto que a instantânea chega a 306km/h ou 85m/s.

É o tufão com maior potência formado neste ano, sendo apelidado de supertufão.  

Se seguir conforme previsão deverá se aproximar das Filipinas no final do mês (Weather News)

O Yutu segue um curso em sentido oeste e a previsão indica que no meio da próxima semana deverá se aproximar das Filipinas. Dependendo do curso que tomar há possibilidade de provocar ondas altas nas proximidades de Okinawa, o que requer atenção, segundo a AMJ.

Hironori Fudeyasu, professor da Universidade Nacional de Yokohama, especialista no mecanismo de tufões analisou o Yutu. “Ele se desenvolveu rapidamente por causa do curso lento sobre o oceano, onde a água permanece quente até uma boa profundidade”, avaliou.

A AMJ e o professor analisam que as Filipinas devem tomar medidas de prevenção por causa da sua aproximação. Taiwan também pode sofrer com sua influência. É preciso ficar atento ao seu movimento.

Fontes: NHK e Weather News 
Imagens: WN 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!