Furacão Michael deixa ‘destruição inimaginável’

“Muitas vidas mudaram para sempre. Muitas famílias perderam tudo”, disse o governador da Flórida.

As áreas mais atingidas da costa noroeste da Flórida viram casas arrancadas de suas fundações, árvores caídas e postes de luz espalhados pelas ruas (BBC)

O furacão Michael deixou “destruição inimaginável” quando atingiu áreas costeiras da Flórida, disse o governador do estado, Rick Scott.

Publicidade

“Muitas vidas mudaram para sempre”, disse. “Muitas famílias perderam tudo”.

As áreas mais atingidas da costa noroeste da Flórida viram casas arrancadas de suas fundações, árvores caídas e postes de luz espalhados pelas ruas.

O furacão Michael tocou o solo na Flórida na quarta-feira (10) com ventos de 250Km/h.

Ele enfraqueceu para uma tempestade quando se movia para a direção nordeste, mas pelo menos seis pessoas morreram, a maioria delas na Flórida.

Mais de 370 mil pessoas na Flórida receberam ordem de evacuação, mas autoridades disseram que muitas ignoraram o alerta.

O Michael chegou à costa de Panhandle da Flórida perto de Mexico Beach por volta das 14h de quarta-feira, uma das tempestades mais fortes que já atingiu os EUA.

Com categoria 4 na escala Saffir-Simpson que vai até 5 e com uma maré de tempestade de 2,7 metros, o furacão arrancou casas de suas fundações e danificou gravemente outras em distritos mais próximos ao mar em Mexico Beach, mostraram imagens de helicóptero.

Vinte sobreviventes foram encontrados na madrugada, divulgou a AP.

Árvores foram derrubadas em Panama City, noroeste de Mexico Beach, prédios foram danificados, barcos e cabos elétricos estavam espalhados por uma vasta área.

Apalachicola, com 2.300 residentes, também foi gravemente afetada, com o prefeito dizendo que cabos espalhados pelo chão estavam dificultando o acesso pela cidade.

O governador da Flórida pediu aos residentes que não retornem as suas casas até as autoridades “garantirem que as coisas estão seguras”, dado o perigo de cabos de eletricidade e outros detritos.

Com ventos reduzidos de 80Km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), o Michael se moveu na direção nordeste atravessando a Georgia e se aproximando de Greensboro, na Carolina do Norte.

Estado de emergência foi declarado em todas as partes da Flórida, Alabama, Georgia e Carolina do Norte.

Fonte e imagem: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sacerdote do controverso santuário Yasukuni renuncia após fazer críticas ao imperador Akihito

Publicado em 12 de outubro de 2018, em Sociedade

O sacerdote criticou o imperador Akihito e outros membros da família imperial porque eles se mantiveram afastados do Yasukuni.

O Santuário Yasukuni anunciou a renúncia de Kunio Kohori, de 68 anos, em uma declaração divulgada em 10 de outubro (Wikimedia/Wiiii)

O chefe sacerdote do Santuário Yasukuni renunciou após acusar o imperador Akihito de tentar “esmagar” a instalação religiosa ao se recusar a visitar e honrar os mortos em guerra que são homenageados no local.

Publicidade

O santuário xintoísta que fica no distrito de Chiyoda (Tóquio) anunciou a renúncia de Kunio Kohori, de 68 anos, em uma declaração divulgada em 10 de outubro.

Kohori foi alvo de críticas após a revista semanal Shukan Post ter divulgado comentários feitos por ele durante uma reunião em junho com sacerdotes xintoístas e funcionários do santuário.

Ele criticou o imperador e outros membros da família imperial porque eles se mantiveram afastados do Yasukuni.

“Vocês não concordam que quanto mais o imperador se dedica a viajar (a antigos locais de batalhas) para consolar os espíritos dos mortos em guerra, mais ele vai se distanciar do Santuário Yasukuni?”, disse Kohori, de acordo com a revista. “Francamente, o imperador está tentando esmagar o Santuário Yasukuni”.

Kohori se tornou chefe sacerdote em março. Seu sucessor será escolhido em uma reunião geral do santuário em 26 de outubro (ANN)

Kohori também manifestou preocupação do que irá acontecer após a abdicação de Akihito em abril do próximo ano, quando o príncipe herdeiro Naruhito assumir o trono, de acordo com a revista.

“Vocês acham que o príncipe visitará o santuário após ele se tornar o novo imperador? Ela, que vai se tornar a imperatriz (a princesa Masako), abomina o xintoísmo e santuários”, disse a revista citando Kohori.

A revista, a qual diz ter obtido a gravação de áudio da reunião que durou quase duas horas, publicou os comentários de Kohori na edição combinada de 12 a 19 de outubro.

Pedido de desculpas e renúncia

Na declaração, o santuário reconheceu a veracidade da publicação da revista, dizendo que a gravação das palavras “extremamente inapropriadas” do chefe sacerdote havia vazado.

A declaração também informou que Kohori visitou a Agência da Casa Imperial para pedir desculpas por seus comentários e transmitir sua intenção de renunciar.

Kohori se tornou chefe sacerdote em março. Seu sucessor será escolhido em uma reunião geral do santuário em 26 de outubro.

Akihito nunca visitou o Yasukuni

Países vizinhos consideram o santuário como símbolo do militarismo japonês e agressão principalmente porque 14 criminosos de guerra classe-A da 2ª Guerra Mundial são consagrados no local junto aos os mortos em guerra da nação.

O santuário foi fundado em 1869 pelo governo Meiji. Após os criminosos de guerra terem sido consagrados em Yasukuni no ano de 1978, o pai de Akihito, Hirohito, postumamente conhecido como imperador Showa, encerrou as peregrinações ao santuário.

Visitas de políticos japoneses ao santuário, como a do primeiro-ministro Shinzo Abe, inevitavelmente provocam fúria na China e na península coreana.

Akihito, que se tornou imperador em 1989, nunca visitou Yasukuni.

Contudo, ele e a imperatriz Michiko viajaram a vários antigos locais de guerra, incluindo Hiroshima, Nagasaki e Okinawa, para homenagear pessoas que perderam suas vidas na 2ª Guerra Mundial.

Eles também visitaram campos de batalha em Saipan, Palau e nas Filipinas para honrar aqueles que morreram em combate.

Uma questão crucial para o Santuário Yasukuni é se Akihito visitará o local antes de sua abdicação.

Fonte: Asahi
Imagem: ANN, Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!