Japão detecta 1º caso de peste suína em 26 anos

Após a descoberta na província de Gifu, o Ministério da Agricultura, Floresta e Pescas interrompeu as exportações de carne suína do Japão.

Pode levar pelo menos três meses para o Japão ser declarado livre da doença (imagem ilustrativa)

Um porco que morreu em uma fazenda na província de Gifu foi infectado pelo vírus da peste suína. O vírus é contagioso, mas não afeta os humanos. A confirmação foi feita no domingo (9).

Publicidade

Enquanto a peste suína – também conhecida como cólera dos porcos –  seja endêmica na Ásia, essa é a 1ª vez que uma infecção foi registrada no Japão desde um surto na província de Kumamoto em 1992 quando cinco porcos foram infectados. O Japão declarou o vírus erradicado em 2007.

Após a descoberta na província de Gifu, o Ministério da Agricultura, Floresta e Pescas interrompeu as exportações de carne suína do Japão.

A doença atinge somente porcos e javalis selvagens e tem uma alta taxa de mortalidade. Contudo, ela não afeta os humanos, mesmo se a carne de um animal infectado for consumida.

O ministério estabeleceu um grupo de ação para conter o surto.

Mais de 600 porcos estão sendo abatidos

O governo da província de Gifu disse que um porco morreu repentinamente na fazenda em 3 de setembro.

O porco não testou positivo para uma verificação preliminar realizada pelo governo local. Contudo, em exames adicionais feitos pelo central no domingo descobriu-se que o animal realmente morreu em consequência da doença.

Cerca de 80 porcos morreram posteriormente e os 610 restantes na fazenda estão sendo abatidos como parte de medidas para controlar a disseminação da doença. A previsão é de que o processo seja concluído até a quarta-feira (12).

É provável que leve pelo menos três meses para o Japão ser declarado livre da doença. As exportações poderão ser retomadas com a aprovação de países que recebem produtos suínos japoneses.

O valor de exportação do Japão para produtos agrícolas, da pesca e alimentícios situou-se a 800 bilhões de ienes, dos quais a carne suína forma apenas um bilhão de ienes.

Fonte: Mainichi
Imagem: Banco de imagens

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro morre no Monte Fuji

Publicado em 10 de setembro de 2018, em Acidentes

Na manhã de domingo, um brasileiro morreu perto da sétima parada do Monte Fuji sob suspeita de hipotermia.

Chovia na ocasião em que foi encontrado no Monte Fuji (Wikipedia)

Antes das 6h de domingo (9) a polícia foi comunicada de que “um homem está imobilizado”, no caminho próximo à sétima parada. A pessoa que estava descendo a montanha o viu e foi até a cabana para chamar pelo socorro.

Publicidade

O homem foi socorrido pelas pessoas da cabana, mas não resistiu e morreu cerca de 3 horas depois.

Foi identificado como Tiago Nakamura, 41 anos. Ele, a esposa e mais um amigo teriam chegado na noite de sábado para escalar o monte. Durante o trajeto ele teria machucado o pé, distanciando-se deles.

Segundo a matéria, Nakamura estava vestido com roupas leves, mas chovia no monte, e a temperatura era baixa. Por isso, a polícia suspeita que a causa da morte tenha sido hipotermia.

Fonte: NHK 
Foto: Wikipedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!