Oito morrem em hospital no Japão após infecção por bactéria resistente a antibióticos

O hospital em Kagoshima disse que o ambiente de sua unidade de cuidado intensivo pode ter causado as infecções e pediu desculpas às famílias dos pacientes que morreram.

Bactéria resistente a antibióticos pode ser a causa da morte de 8 pessoas no Hospital Universitário de Kagoshima (NHK)

A Acinetobacter, resistente a vários antibióticos, e uma bactéria similar foram detectadas em 15 pacientes, oito dos quais morreram, em um hospital no sudoeste do Japão, informou a instituição de saúde na sexta-feira (3).

Publicidade

O Hospital Universitário de Kagoshima negou a ligação entre as infecções e quatro das mortes, enquanto admitiu que as infecções podem ter afetado as evoluções de doenças nos outros quatro.

A instituição disse que o ambiente de sua unidade de cuidado intensivo pode ter causado as infecções e pediu desculpas às famílias dos pacientes que morreram.

“Vamos considerar inspecionar o hospital com base na lei de cuidados médicos”, disse o ministro da saúde Katsunobu Kato em resposta à mais recente revelação.

A Acinetobacter pode causar graves infecções nos pulmões e no sangue, entre outras áreas, e é de difícil tratamento, visto que a bactéria é resistente a maioria dos agentes antimicrobianos existentes. Ela pode ser encontrada na pele humana e outros lugares em um ambiente úmido e a higienização com álcool pode ser eficaz.

Dos 15 pacientes infectados, a Acinetobacter foi detectada em cinco que haviam sido internados entre abril de 2017 e abril deste ano, e uma bactéria de características similares foi constatada nos 10 restantes que deram entrada no hospital a partir de setembro de 2016, de acordo com a unidade de saúde.

Casos em outros hospitais

Infecções dentro do hospital pela Acinobacter já ocasionaram a morte daqueles internados por outras doenças no passado.

Entre fevereiro de 2009 e outubro de 2010, 60 pessoas no Hospital Universitário de Teikyo, em Tóquio, foram infectadas pela Acinetobacter e 35 delas morreram.

Quatro pessoas também morreram no Hospital Universitário de Fukuoka, sudoeste do Japão, entre outubro de 2008 e janeiro de 2009 após serem infectadas pela bactéria.

Em 2017, a ONU-Organização Mundial da Saúde listou a Acinetobacter dentre os patógenos resistentes a antibióticos que representam a “maior ameaça à saúde humana”.

A bactéria, dentre o principal grupo de prioridade, representa uma ameaça particular em hospitais e asilos, e pode causar infecções severas e geralmente mortais, de acordo com a organização.

Fonte: Mainichi
Imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Placa de posto que mostra altura de 15 metros do tsunami de 2011 muda de local

Publicado em 4 de agosto de 2018, em Sociedade

A placa teve que ser removida devido à transferência do posto de gasolina, a fim de abrir caminho para a construção de uma estrada elevada para a rota nacional 45.

A placa para o Okamoto Self Rikuzentakata é retirada de sua estrutura de sustentação em 31 de julho de 2018 (Mainichi)

Uma placa de posto de gasolina na cidade de Rikuzentakata (Iwate) sobrevivente do tsunami de março de 2011 e que mostra a altura de 15,1 metros das ondas, foi removida em 31 de julho e estava sendo transferida para um novo local.

Publicidade

Inicialmente, a mudança da placa pareceu difícil devido aos regulamentos, mas o governo municipal a considerou uma exceção, visto que ela serviu como um “lembrete público para levar em frente as memórias do tsunami” e “não é uma placa comum de propaganda”.

A placa para o posto de gasolina “Okamoto Self Rikuzentakata” está posicionada a uma altura de 15 metros, localizada a uma distância de apenas 500 metros da costa.

Após o posto ter sido reaberto em 2012, uma marca foi adicionada à placa, a 15,1 metros, para mostrar a altura do tsunami.

Há muito tempo a placa passou a mensagem de transmitir os perigos do tsunami juntamente com o “pinheiro dos milagres” na mesma cidade que também sobreviveu ao tsunami, mas morreu posteriormente.

Imagem de 12 de março de 2011 da placa em meio aos detritos após o tsunami (Mainichi)

Contudo, a placa teve que ser removida devido à transferência do posto de gasolina, a fim de abrir caminho para a construção de uma estrada elevada para a rota nacional 45.

O novo posto será inaugurado em 10 de agosto, a cerca de dois quilômetros de sua localização original.

Três homens começaram o trabalho para remover a placa, usando um guindaste, por volta das 9h de 31 de julho.

“Fiquei triste porque a placa era como um amigo que ficava com a gente”, disse Sadao Kumagai, funcionário de 70 anos de idade que trabalhou no posto desde 2012, quando foi reaberto.

“Estamos gratos pelo fato da parte principal da placa, que sobreviveu ao tsunami, possa ser preservada”.

Fonte e imagens: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!