Entenda sobre o “Hoken Branco” Kougaku Ryouyohi Seido

Kougaku Ryouyohi Seido: Entenda sobre o sistema oferecido pelo seguro social do Japão para auxiliar custos médicos elevados.

Precisa fazer uma cirurgia ou tratamento caro no Japão e está preocupado com os custos? Entenda sobre o formulário “Gendo Gaku Tekiou Ninteisho” ou  “限度額適用認定証” .

Publicidade

29-07 hoken japaoNo Japão, para aqueles que estão inscritos no seguro de saúde, há um sistema que ajuda a pagar custos elevados.

Muitas pessoas que moram no Japão e de repente se deparam com um problema de saúde que tem a necessidade de uma intervenção cirúrgica, a primeira preocupação é com o custo que terá que arcar.

Em alguns casos, o paciente abandona o acompanhamento médico pois imagina que não terá condições de pagar o custo de uma cirurgia médica.

Para aqueles que estão inscritos no seguro de saúde, seja o Kokumin Hoken ou Shakai Hoken, há o “Kougaku Ryouyohi Seido”, que deve ser solicitado após o pagamento do valor.

Mas, atenção! Este sistema só é válido para as despesas médicas. O custo referente às refeições e ao quarto (ou enfermaria) não está incluso neste sistema.

E desde abril de 2012, os tratamentos médicos no Japão de longo prazo também passaram a fazer parte desse sistema.

Outro cuidado é que o valor acima do teto máximo, deve ser dentro de uma única instituição médica! Tentar utilizar este sistema com consultas ou tratamentos realizados em vários hospitais e clínicas é inválido.

Resumindo, este sistema de altos custos médicos no Japão é contabilizado nos gastos realizados em um mês, numa mesma instituição médica e para um determinado problema médico.

29-07 hoken hospital  japao kokuminPara as pessoas inscritas no seguro social (shakai hoken)

gendogakutekiyouninteisyo

Imagem ilustrativa do “Gendo Gaku Tekiou Ninteisho” ou “限度額適用認定証”

A princípio, deverão solicitar o “Gendo Gaku Tekiou Ninteisho” ou  “限度額適用認定証” em um escritório do Seguro Social (Shakai Jimusho). Preencha corretamente os dados e entregue no seção correspondente. Após ser expedido, deverá apresentar no balcão da instituição médica.

O valor a ser pago pelo solicitante, será até o valor teto máximo determinado, o valor excedente será coberto pelo sistema.

Para aqueles que têm uma renda menor que a determinada pelo sistema, terá que preencher um outro formulário que reduzirá o valor do teto máximo.

Há diversos fatores que influenciam no cálculo desta devolução como idade, renda familiar, entre outras. Mas haverá um bom desconto nos valores a serem pagos. O sistema de devolução/desconto pode variar conforme o tipo de tratamento, província e instituição médica.

Para as pessoas inscritas no seguro nacional (kokumin hoken)

Após o término do tratamento médico ou da cirurgia, a prefeitura da cidade em que reside, enviará um comunicado sobre o alto custo médico pago. Preencha o formulário de solicitação “Gendo Gaku Tekiou Ninteisho” ou  “限度額適用認定証” e leve ao balcão do seguro de saúde na prefeitura, levando também todos os recibos do pagamento, o cartão do seguro de saúde, seu carimbo pessoal (inkan) e a caderneta da conta bancária para dar entrada.

A conta bancária deve ser da mesma pessoa que recebeu o tratamento médico. E o valor excedente será reembolsado entre 1 a 3 meses após os trâmites.

Desconto automático do valor a ser pago

Alguns hospitais já possuem o formulário e auxiliam no preenchimento e envio do formulário. Assim no valor do pagamento total do tratamento já constará o desconto do sistema Kougaku Ryouyohi Seido. Você sempre poderá se informar na instituição médica que está utiliando.

Links de Referência:

Site do seguro social no Japão:

https://www.kyoukaikenpo.or.jp/g5/cat550/1137-91156

Site do Ministério da Saúde no Japão:

http://www.mhlw.go.jp/stf/seisakunitsuite/bunya/kenkou_iryou/iryouhoken/juuyou/kougakuiryou/index.html?utm_source=echofon

Fonte: Ministério da Saúde   Imagens: ilustrativas - Wikimédia Commons

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

No Japão, o homem mais velho do mundo comemora aniversário

Publicado em 30 de julho de 2018, em Sociedade

O Japão tem o maior número conhecido de centenários do que qualquer nação, totalizando 67.824, de acordo com o censo de 2017.

Masazo Nonaka recebeu o título em abril deste ano (Guinness World Records)

O Japão é bem conhecido em todo o mundo pela longevidade de seus residentes e ostenta uma média de expectativa de vida de 86.8 anos para mulheres e 80.5 para homens.

Publicidade

O arquipélago japonês tem o maior número conhecido de centenários do que qualquer nação, totalizando 67.824, de acordo com o censo de 2017.

Atualmente, um desses centenários foi premiado com o título do Guinness World Records por ser o homem mais velho do mundo, e recentemente celebrou seu 113º aniversário em 25 de julho.

Masazo Nonaka recebeu o título em abril após o premiado anterior, o espanhol Francisco Nuñes Olivera, de 113 anos, ter falecido em janeiro deste ano.

Presenteado com o certificado do Guinness World Records em sua cidade natal de Ashoro (Hokkaido), Nonaka credita sua longevidade ao consumo de doces e banhos em águas termais, duas coisas que ele mais gosta de fazer.

Nonaka, o filho mais velho de seis irmãos e uma irmã, nasceu em 1905, e seus pais eram proprietários do Nonaka Onsen, uma estância de águas termais localizada no pé do Monte Meakan, um vulcão ativo no Parque Nacional de Akan.

Nonaka se casou em 1931, criando cinco filhos e continuando para se tornar a segunda geração de proprietários do Nonaka Onsen, onde ele continua até hoje desfrutando de banhos em águas termais.

De acordo com sua nora de 78 anos, que cuida dele em casa com sua filha, o real segredo da longevidade de Nonaka é um estilo de vida livre de estresse. Ela disse que ele acorda entre 6h e 7h todas as manhãs e lê o jornal em seu quarto, desfrutando de três refeições todos os dias e se satisfazendo regularmente de seu hobby que é assistir ao sumô e beisebol profissional na televisão.

Dado seu amor pela vida e prazeres simples, Nonaka está a caminho de seguir os passos do homem mais velho já registrado, Jiroemon Kimura do Japão, que faleceu em 2013 aos 116 anos.

Fonte: Sora News, Guinness World Records
Imagens: Twitter, Guinness World Records

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!