Câmeras de segurança com inteligência artificial em lojas ajudam a reduzir casos de roubo  

Novo tipo de câmera de segurança com sistema de inteligência artificial pode detectar comportamentos atribuídos a ladrões.

O sistema detecta técnicas comumente usadas por ladrões em diferentes tipos de lojas, como verificar constantemente se há alguém ao seu redor, em livraria (YouTube/earth eyes-reprodução)

Um estudo recente realizado pela gigante NTT descobriu que o comércio japonês perdeu cerca de 400 bilhões de ienes anualmente em casos de roubo. Nenhuma loja está imune a isso e a tecnologia ainda precisa surgir com uma solução forte o suficiente para combater o roubo de forma eficaz.

Publicidade

A NTT e a empresa de tecnologia Earth Eyes se juntaram para criar a AI Guardman – “guardman” é a palavra comum usada no Japão para “guarda de segurança”. Esse é um novo tipo de câmera de segurança com sistema de inteligência artificial que pode detectar comportamentos atribuídos a ladrões.

A maneira que ela trabalha é simples. A câmera acompanha o interior da loja e identifica todas as pessoas enquanto elas caminham. A AI Guardman tem informação sobre as várias técnicas comumente usadas por ladrões em diferentes tipos de lojas, como procurar por pontos fora de visão em supermercados ou verificar constantemente se há alguém ao seu redor em livrarias.

Se um cliente exibe movimentos e posturas típicas de um ladrão, uma alerta será enviado ao smartphone do atendente dizendo a ele a localização e uma foto da pessoa suspeita.

O atendente, então, vai até a pessoa e pergunta: “Olá! Posso ajudá-lo?”. A abordagem amigável é eficaz o suficiente para fazer com que o potencial ladrão deixe seus atos de lado, mas também pode levar a um atendimento genuíno se a IA estiver enganada.

Ao usar seu smartphone, os atendente registra se ele confrontou ou não a pessoa suspeita e os resultados são compartilhados tanto pela loja como pelo sistema AI Guardman para melhorar a segurança.

Testes preliminares parecem ter sido eficazes também. Experimentos foram conduzidos por grandes empresas, como a megaloja de eletrônicos Bic Camera, a farmácia Kirindo e a loja de produtos para esportes Xebio. Uma loja em particular registrou uma queda no número de prejuízos em consequência de roubos de 3.5 milhões de ienes por ano para 2 milhões de ienes e espera que o sistema fique mais forte à medida que é usado.

A câmera com inteligência artificial (ntt-east)

Uma câmera do tipo tem um custo de 288 mil ienes e ainda há uma tarifa mensal de 4.500 ienes para uso de dados em nuvem que ela produz.

No entanto, considerando as economias potenciais em mercadoria perdida, seria um pequeno preço para os comerciantes pagarem.

Fonte: Sora News
Imagem: YouTube/earth eyes

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Rokesuma, o app para ajudar a encontrar seus lugares favoritos

Publicado em 4 de junho de 2018, em Sociedade

App ajuda você a chegar em qualquer lugar no Japão sem ficar perdido.

destaque rokesuma portalmie

Publicidade

Todo motorista no Japão um dia já passou apertado por não saber onde fica o posto de gasolina mais próximo ou uma loja de conveniência na hora da fome ou para usar o banheiro.

Querer ir ao restaurante preferido ou encontrar um comércio específico, lanchonete, lugar para lavar roupas, shopping, farmácia, ATMs e até mesmo as famosas lojas de 100 yen pode se tornar complicado se você não sabe onde tem.

Para ajudar você a chegar em qualquer lugar no Japão sem ficar perdido, existe um aplicativo que é de fácil manuseio mesmo para quem não entenda nada em japonês pois tem imagens que estabelecem uma compreensão de modo direto e instantâneo.

Rokesuma (口ケスマ) é o nome desse aplicativo que você pode baixar para iPhone e Android (toque nas imagens acima para fazer o download). Além de ajudar a encontrar seus lugares preferidos, você pode clicar no ícone do mapa para saber os horários, dias de funcionamento e também o site.

Decidido para onde ir clique no ícone, depois em rotas e abrirá uma janela para escolher o navegador.

 

 

 

Mas caso ainda fique complicado há uma página do aplicativo que fica em inglês é só clicar no ícone do estabelecimento mais perto depois em “direction” que vai mostrar o ponto em vermelho e fazer a rota até o lugar.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!