Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

‘Cor de pele’ desaparece dos estojos de crayon e lápis de cor

Publicado em 29 de maio de 2018, em Curiosidades

Estojos de giz de cera, lápis de cor e pastel tinham como uma das nomenclaturas ‘cor de pele’. Parece que isso já é coisa do passado.

‘Cor de pele’ foi extinta do estojo de crayon japonês, sendo substituída pelo nome de laranja claro e uma cartela da Allure que mostra as várias cores de pele

Já é coisa do passado chamar de ‘cor de pele’ aquela que pertence às matizes da cor laranja, dos estojos de lápis de cor, giz de cera e tintas. Com a globalização e cada vez mais intenso os programas para redução da discriminação, o nome dessa cor também está em transição. Esse movimento parece ter avançando por diversos países.

Publicidade

No Brasil, uma empresa chamada PintKor criou um estojo de gizes de cera, com 12 tons de pele. Em parceria com o UNIAFRO/UFRGS, Curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, faz sucesso entre educadores e alunos. Custa R$17,29 na loja online. Afinal, o Planeta tem pessoas de várias cores de pele e não faz sentido ter uma única como outrora.

Marca brasileira desenvolvida para adequar aos diferentes tons de pele

No Japão, a maioria dos fabricantes já substitui a ‘cor de pele’ chamada de hadairo 肌色 por ペールオレンジ ou うすだいだいいろ, o que significam laranja pálido e laranja claro.  

‘Cor de pele’ extinta em 2009 no Japão

A Mitsubishi, dona de outras marcas como Tombow e Sakura, mudou a nomenclatura em setembro de 2009, das suas linhas de lápis de cor e crayon. A justificativa é “a designação de ‘cor de pele’ é apontada como possibilidade de dar um estereótipo para a cor da pele das pessoas. A fim de evitar confusão e facilitar a compreensão escolhemos usar usudaidai – うすだいだい – e light orange na grafia em inglês”, anunciando o fim dessa cor.

Talvez, a que ajudou a popularizar essa mudança foi uma empresa que vende materiais de pintura e desenho em Tóquio, a Tanaka Kinkado.

Há cerca de um ano ela postou na sua conta do Twitter um estojo de lápis de cor Giotto, da marca italiana Fila. Tem 12 lápis de cores da pele, com tons que variam da pele rosada à mais escura. Custa ¥1.080 na loja online.

E o seu post gerou muitos comentários interessantes e positivos por pessoas que reagiram imediatamente ao conceito.

Estojo de lápis de cor da marca italiana com 12 tons diferentes para pintar peles

Fontes: Koralle, Mitsubishi, Tanaka Kinkado e Youpouch 
Fotos: Allure e divulgação  

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!