Japonesa processa governo por esterilização forçada quando era jovem

A mulher foi esterilizada aos 15 anos de idade em 1970, sob uma lei que não existe mais.

A mulher está buscando 11 milhões de ienes em indenização por danos (imagem ilustrativa)

Uma japonesa que foi esterilizada de forma forçada em 1970, aos 15 anos de idade, está processando o governo no primeiro caso de seu tipo.

Publicidade

A mulher não identificada é uma das 25 mil pessoas que foram submetidas ao procedimento sob uma lei da eugenia, que não existe mais, a qual visava “prevenir o nascimento de descendentes inferiores”.

As vítimas foram esterilizadas porque foram diagnosticadas com doença mental ou sofriam de condições como hanseníase.

Cerca de 16.500 delas teriam sido operadas sem consentimento. Algumas eram muito jovens, com apenas 9 anos de idade na época.

A mulher, que agora tem 60 anos, moveu ação legal depois de saber que ela havia sido esterilizada em 1972 após diagnóstico de “debilidade mental hereditária”.

Ela havia desenvolvido problemas mentais após passar por uma cirurgia de fenda palatina quando era bebê, divulgou a mídia japonesa.

Devido aos efeitos colaterais da esterilização, posteriormente seus ovários tiveram que ser removidos.

A mulher busca 11 milhões de ienes em indenização por danos, citando a violação de seus direitos humanos.

“Passamos por dias agonizantes…. Ficamos de pé para manter essa sociedade mais brilhante”, disse a irmã da mulher em uma conferência de imprensa.

O Ministro da Saúde japonês Katsunobu Kato se recusou a fazer comentários sobre o caso, dizendo que ele não sabe detalhes.

Um representante do ministério da justiça disse à AFP que o governo se encontraria individualmente com as vítimas de esterilização forçada que precisarem de suporte, mas “não tem planos de oferecer medidas de cobertura” a todas elas.

A lei de eugenia, sob a qual as operações foram realizadas, estava em vigor de 1948 a 1996.

Os governos da Alemanha e Suécia, que tinham políticas eugênicas similares, pediram desculpas às vítimas e as indenizaram.

Fonte: BBC
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vídeo ‘Japanenglish’ viraliza no mundo

Publicado em 31 de janeiro de 2018, em Entretenimento

A produção muito engraçada e divertida tem mais de 100 milhões de visualizações em várias plataformas de compartilhamento de vídeo no mundo. Assista e se divirta!

Palavras do inglês que foram assimiladas ao japonês como “Makudonarudo” (YouTube/Namewee- reprodução)

Um vídeo musical online que destaca um confuso turista asiático em Tóquio e seus novos amigos japoneses se tornou uma sensação global, ganhando milhões de visualizações em populares plataformas de vídeo e levando telespectadores em todo o mundo a criar e compartilhar suas próprias versões.

Publicidade

O vídeo de 5 minutos chamado “Tokyo Bon 2020” destaca um turistas asiático totalmente perdido, com performance do ator malaio Namewee, perambulando pelas ruas de Tóquio.

Sua interação hilária com uma japonesa e uma estudante colegial que falam “Japanenglish” – palavras do inglês que foram assimiladas ao japonês, as quais geralmente assumem significados um pouco diferentes – é o destaque do vídeo.

O vídeo foi publicado no YouTube em novembro passado e viralizou na China primeiro, onde foi compartilhado em várias plataformas de mídia social, incluindo a Weibo.

Sua popularidade expandiu para outros países asiáticos e regiões, incluindo Hong Kong, Taiwan e Sudeste Asiático, antes de ser captado pela 9gag, uma plataforma de mídia social popular nos EUA e Europa, que trouxe 12 milhões de visualizações em apenas dois dias. O total de visualizações em todas as plataformas agora excede 100 milhões.

Assista ao vídeo e se divirta:

O vídeo foi produzido pela empresa de marketing com sede em Tóquio e na Malásia Cool Japan TV, que produz trabalhos destacando “influenciadores” online que promovem produtos japoneses e turismo.

A meta máxima do vídeo é promover a cultura japonesa e turismo, de acordo com o CEO da empresa, Shunji Akamine.

O número 2020 no título do vídeo se refere ao ano das Olimpíadas que serão realizadas em Tóquio. O governo japonês visa aumentar o número anual de turistas para 40 milhões até 2020.

Fonte: Asia Nikkei
Vídeo e imagem: YouTube

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!