Pesquisadores alertam para iminência de ‘terremoto de grandezas extremas’

Grupo de pesquisadores divulga que a possibilidade de um ‘terremoto de grandezas extremas’ ocorrer nos próximos 30 anos subiu para até 40%.

A Sede para a Promoção de Pesquisas sobre Terremotos (Jishin Honbu) anunciou nesta terça-feira (19) uma pesquisa sobre a iminência de um “terremoto de grandezas extremas” (cho-kyodai jishin). Segundo os pesquisadores, a possibilidade de um terremoto de magnitude 8,8 ou mais ocorrer no Fosso das Curilas-Kamchatka, na Baía de Hokkaido, nos próximos 30 anos, subiu para até 40%.

Publicidade

Essa é a primeira revisão das previsões de terremotos realizada pelos pesquisadores em 13 anos. Baseando-se nas pesquisas recentes, a sede analisou pela primeira vez a probabilidade de um terremoto na mesma escala do “Sismo e Tsunami de Tohoku de 2011” (magnitude 9) ocorrer.

Os resultados mostraram que a probabilidade de um terremoto de magnitude 8,8 abalar o território marítimo das Baías de Tokachi e Etoro Futou é de 7% a 40%. Um terremoto da mesma escala ocorre em média a cada 340 a 380 anos. “O intervalo médio passou do ‘período de ocorrência comum’, e a iminência de ocorrência elevou-se”, disse o Jishin Honbu.

Em 2006 o Conselho Central de Gestão de Desastres (Chuo Bousai Kaigi), do Gabinete do Governo, havia realizado uma suposição de danos. Segundo a organização, na pior das hipóteses, os maremotos causados pelo fenômeno deixariam cerca de 700 mortos em Hokkaido e 200 na ilha principal. Contudo, o Gabinete pretende divulgar uma nova suposição no próximo ano.

O Jishin Honbu também calculou a possibilidade de ocorrência de terremotos gigantes com epicentros individuais na mesma região marítima. Segundo a sede, há aproximadamente 70% de probabilidade de um terremoto de magnitude 7,8 a 8,5 na Baía de Nemuro e 7% na Baía de Tokachi.

“O Terremoto de Grandezas Extremas trará fortes tremores em amplas áreas e maremotos em vários locais. Visto que um terremoto de grandezas extremas como o de Tohoku pode atingir Hokkaido, será necessário revisar os preparativos”, disse Ataru Hirata, diretor das pesquisas de terremotos do Jishin Honbu.

Fonte: Asahi Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Peruano é preso por agressão

Publicado em 19 de dezembro de 2017, em Crime

A ocorrência da agressão foi na província de Aichi, mas o peruano é de Shizuoka.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!