Medidas para tornar gratuita a educação são alvo de críticas por serem ‘vagas’ demais

Partido está sendo criticado no Twitter por causa das políticas, prometidas nas eleições gerais no Japão em outubro, para tornar gratuita a educação.

O Partido Liberal Democrático (Jimintou) está sendo criticado no Twitter por causa das políticas de tornar gratuita a educação e cuidados parentais de crianças entre 3 a 5 anos prometidas nas eleições gerais no Japão em 2017.

Publicidade

A medida virou alvo de críticas após os políticos responsáveis terem anunciado que estudariam a possibilidade de retirar parte das instalações de cuidados infantis não aprovadas pela constituição.

Os grupos civis da província de Tóquio que criticam a falta de solução do governo em relação às “crianças em espera” por vagas em creches espalharam a hashtag “#as medidas políticas de cuidados parentais estão vagas”, e iniciaram um movimento com assinaturas contra a exclusão de certas instalações. Algumas celebridades mostraram apoio à hashtag, que está tomando força.

A medida foi prometida publicamente pelo governo durante as eleições de outubro. Os representantes explicaram que os recursos financeiros para tornar gratuita a educação voltada a crianças entre 3 e 5 anos de idade viria do aumento da receita tributária derivada da elevação do imposto sobre o consumo para 10%.

Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, há cerca de 170 mil crianças utilizando instalações não aprovadas (dados de março de 2016). Assim como há muitos casos de pessoas que não foram aceitas pelas instituições aprovadas, também há diversos casos de famílias que pagam mais caro em creches não aprovadas.

A hashtag citada acima se espalhou rapidamente na Internet, principalmente entre as famílias que enfrentam o problema. O caso de “crianças em espera” tornou-se famoso após diversos comentários em blogs de mães insatisfeitas.

Proposta será enviada ao primeiro-ministro

Na última semana a “Sede de Estratégias para 100 anos de Vida”, tradução livre de (人生100年時代戦略本部 – Jinsei Hyaku-nen Jidai Senryaku Honbu), finalizou a proposta das medidas finais. A proposta seria enviada ao primeiro-ministro na sexta-feira (24).

Contudo, como a proposta foi formulada “às pressas”, muitos dos items para serem julgados pelo governo deixaram a impressão de serem “vagos” e continuam sendo alvo de críticas.

A proposta declarou que dividirá a assistência à educação em “valores livres”, decididos pela instalação, ou “valores públicos”, decididos pelo país ou pelas organizações municipais. O limite do subsídio será oferecido em uniformidade entre todas as instituições, não importando se são ou não aprovadas mediante os critérios legais.

Entretanto, o documento não explicou os limites da introdução da medida. Os executivos do partido retomaram o poder de decisão e continuarão com as discussões da implementação, mas o assunto continua controverso.

Fonte: Sankei e Tokyo Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Okinawa pode ultrapassar o Havaí em número de turistas

Publicado em 25 de novembro de 2017, em Conhecendo o Japão

Por décadas, o Havaí ofuscou Okinawa como um destino de ilha para os turistas, contudo, isso parece estar prestes a mudar, de acordo com a matéria do site Traveller.

Praia de Sunayama, localizada na ilha remota de Okinawa, Miyakojima (arquivo Portal Mie)

Por décadas, o Havaí ofuscou Okinawa como um destino de ilha para os turistas, contudo, isso parece estar prestes a mudar, de acordo com a matéria do site australiano Traveller.

Publicidade

O número de visitantes na ilha tropical japonesa saltou 10,5% no ano que terminou em 31 de março para um recorde de 8,77 milhões de pessoas, de acordo com dados da província de Okinawa.

Isso se compara aos 8,93 milhões que visitaram o Havaí em 2016, um aumento de 2,9%, mostram dados da Autoridade de Turismo do Havaí.

Nesse ritmo, Okinawa poderia ultrapassar o Havaí ainda este ano, de acordo com Miwako Date, diretor-executivo da construtora japonesa Mori Trust.

[Matéria relacionada: conheça a belíssima praia de Sunayama]

Conduzindo o auge em Okinawa está o influxo de turistas de Taiwan, Coreia do Sul, Grande China e Hong Kong, que optaram por um pouco de areia e sol mais perto de seus lares.

Empresas apostam que a expansão continuará, com o planejamento e conclusão de hotéis em Okinawa como o Hilton, Ritz-Carlton, Hyatt Regency e o Halekulani do Havaí.

Enquanto cerca da metade dos visitantes no Havaí são do exterior, em Okinawa o percentual de turistas de outros países ainda é baixo, então é possível que o número de tais viajantes aumente, disse Tom Sawayanagi diretor de gestão para o Japão.

A taxa média de crescimento no número de turistas foi de 10% em Okinawa nos últimos cinco anos, comparado a 3% no Havaí, disse a Mori Trust em uma conferência de imprensa.

Visitantes estrangeiros em Okinawa atingiram um recorde de 2,13 milhões no último fiscal –  22 vezes o total de 97 mil em 2006, de acordo com dados da província.

[Matéria relacionada: paraísos escondidos no Japão: as belezas de Ishigaki]

“Cerca de 80% dos visitantes estrangeiros são da Grande China ou Coreia do Sul”, disse Shoei Gaja, supervisor para turismo do governo da província de Okinawa. Ele disse que no passado Okinawa nunca excedeu o Havaí em termos de números turísticos.

O Havaí ainda está bem a frente de Okinawa em termos de acomodações. Quartos, incluindo aqueles em hotéis, condomínios e instalações compartilhadas, totalizou cerca de 79 mil, comparado a 42.700 quartos em Okinawa incluindo pousadas baratas e albergues, de acordo com dados da Autoridade de Turismo do Havaí e da província de Okinawa.

“Ainda vai levar um tempo para o mercado em Okinawa se tornar extraordinário como o do Havaí”, disse Tetsuo Kuboyama, CEO do Park Grace Hotels, uma operadora de hotéis e pousadas japonesas com sede em Tóquio. Ele foi gerente-geral do New Otani Kaimana Beach Hotel em Honolulu nos anos 1980. “A chave para seu sucesso será o quanto é capaz de atrair os ricos”.

Fonte: Traveller
Imagem: arquivo Portal Mie

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!