Formiga venenosa força autoridades a realizarem inspeção de emergência em vários aeroportos

A formiga-de-fogo está causando um grande tumulto no Japão, tanto que vários aeroportos terão que passar por inspeção de emergência. Veja mais.

A formiga-de-fogo (hiari, em japonês), uma espécie originária da América do Sul altamente venenosa, está sendo encontrada no país com frequência, principalmente nos portos de Kobe e Yokohama.

Publicidade

Os Ministérios do Meio Ambiente e da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) estão tomando as providência necessárias para o extermínio desses insetos, tais como colocar alimentos com inseticida em 68 portos do país, entre outros.

O MLIT realizará inspeções de emergência em 29 aeroportos que têm voos internacionais com regularidade e, até o momento atual, as autoridades não encontraram as formigas-de-fogo nesses aeroportos.

O ministro da terra, infraestrutura, transporte e turismo Kei’ichi Ishi, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (28) após a reunião do gabinete, comentou: “Continuaremos com esta posição de alerta em cada aeroporto por causa das formigas-de-fogo. Caso sejam encontradas, iremos tomar as devidas providências junto com o Ministério do Meio Ambiente.”

Homem é picado por formiga e apresenta inchaços

Na quinta-feira (27), um funcionário que estava organizando os contêineres em um companhia de transporte próxima ao Porto de Hakata (Fukuoka) foi picado por uma formiga-de-fogo, informou o Ministério do Meio Ambiente.

O homem foi levado ao hospital, mas apresenta sintomas leves de inchaços. Este é o primeiro relato desde que as formigas-de-fogo começaram a aparecer no país em maio deste ano.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aumento da despesa média familiar no Japão após 16 meses

Publicado em 28 de julho de 2017, em Economia

Saiba o valor médio da renda e da despesa de uma família japonesa, com mais de 2 pessoas, e se o Japão está em recuperação da economia.

Aumento da despesa média das famílias dos assalariados do Japão, depois de 16 meses (NHK)

Aumento da despesa média familiar pode ser um indicativo de que o Japão retomou o crescimento da economia? Pode ser que sim.

Publicidade

De acordo com o anúncio feito pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, nesta sexta-feira (28), o resultado da pesquisa realizada em junho, mostra que a despesa média de uma família japonesa subiu para 268.802 ienes. Essa média é das famílias em geral, acima de 2 pessoas.

Essa soma de despesas não ocorria desde fevereiro de 2016, ou seja, há 16 meses. Em relação ao mês anterior, o aumento foi de 1,5%.

Despesa da família e para onde foi o dinheiro

De acordo com o resultado da pesquisa, as famílias gastaram mais com a habitação. Houve um aumento de 25,1% em relação à reformas e manutenção. Além disso, o setor de veículos está numa fase boa, com aumento de vendas de carros novos. Em consequência, houve aumento de compras relacionadas aos acessórios e utilidades para o carro.

Outro aumento significativo, de 6%, foi observado nos itens transporte e comunicação. Houve aumento de vendas de passagens aéreas e terrestres.

Em relação aos alimentos – comida e bebida – continua com leve queda. No mês passado, caiu 0,6% e credita-se aos preços altos dos pescados como salmão e bonito.

Despesa média e renda média da família de assalariado

Já as despesas de uma família de assalariado ou do trabalhador empregado, a média foi mais alta: 296.653 ienes, com um aumento de 6,7% em termos reais, comparado com o ano passado. Esse é o segundo mês consecutivo com aumento.

A renda média de uma família dos assalariados foi de 735.477 ienes, apresentando aumento real (excluindo a flutuação dos preços) de 0,1%, pela primeira vez em 4 meses.

Segundo o ministério, embora seja visível a recuperação do consumo em vários setores, é necessário identificar essa tendência com cuidado.

Fontes: NHK e Nikkei Shimbun
Foto: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!