6 anos depois do tsunami: barco pesqueiro é encontrado no outro extremo do Japão

Um barco desaparecido e dado por perdido no tsunami de 2.011 foi encontrado em outro extremo do Japão, 6 anos depois. Saiba mais.

A seta vermelha indica a embarcação encontrada nas águas do outro extremo do Japão ( Guarda Costeira/NHK)

O Grande Terremoto ao Leste do Japão, com tsunami, foi devastador, em março de 2.011. Além das milhares de vidas ceifadas, casas e embarcações foram levadas.

Publicidade

Muitos pescadores tiveram que encomendar novas embarcações para reconstruir suas vidas profissionais e voltar ao cotidiano normal.

Na quarta-feira (28) pela manhã, a Força de Autodefesa Marítima do Japão encontrou uma embarcação boiando nas águas de Okinawa. O local exato foi a 8km da ilha Kudaka, no lado nordeste. A embarcação tem cerca de 6 metros de comprimento e estava virada, segundo informações do noticiário da NHK.

A informação foi repassada para a Guarda Costeira, a qual tratou de identificar o proprietário do barco, através do código de registro pintado no casco da embarcação.

Tsunami levou embora o barco pesqueiro de Iwate

Descobriu-se, então, que o barco pertence a um pescador, membro da Cooperativa de Pesca da Baía de Hirota, em Rikuzentakata (Iwate). A informação é de que o proprietário já tinha dado o barco como perdido, já que depois do tsunami ter levado não o encontrou mais. Assim, soube-se que o barco ficou à deriva durante mais de 6 anos nas águas do Oceano Pacífico, indo parar em outro extremo do Japão.

O presidente da cooperativa teria dito para a Guarda Costeira que se a embarcação tivesse sido encontrada antes, o dono teria feito reforma para reutilizá-la. No entanto, tendo dada como perdida, ele construiu uma nova. Assim, prefere o desmanche e descarte do barco em Okinawa.

Fonte e foto: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Norte quer execução de ex-presidente sul-coreana por “plano de assassinato” de Kim Jong-un

Publicado em 29 de junho de 2017, em Ásia

A Coreia do Norte emitiu ordem para executar a ex-presidente sul-coreana e sua chefe de espionagem. Entenda o assunto.

A ex-presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, foi destituída em março por um escândalo de corrupção e está detida (NHK)

A Coreia do Norte disse na quarta-feira (28) que emitiu uma ordem permanente para a execução da ex-presidente sul-coreana Park Geun-hye e sua chefe de espionagem por um plano de assassinato do líder Kim Jong-un, e exigiu que o Sul entregue a dupla.

Publicidade

A agência estatal de notícias do Norte, a KCNA, disse que a “revelação mostrou” que Park tinha idealizado um plano para executar sua “liderança suprema” em 2015 e que estava impondo a “pena de morte sobre a traidora Park Geun-hye”.

A KCNA não citou a fonte da revelação, contudo, um jornal japonês divulgou nesta semana que em 2015 Park aprovou um plano para derrubar o regime norte-coreano do líder Kim Jong-un.

Park foi destituída em março por um escândalo de corrupção e está detida na Coreia do Sul enquanto passa por julgamento.

Relatos de um plano para matar Kim Jong-un “não têm fundamento”, diz agência sul-coreana

A Agência Nacional de Inteligência da Coreia do Sul (NIS na sigla em inglês) disse que os relatos de um plano para matar Kim Jong-un “não tinham fundamento” e não fez comentários imediatos sobre a exigência do Norte para entregar Park e sua chefe de espionagem, Lee Byung-ho.

As Coreias do Norte e Sul estão tecnicamente em um estado de guerra sob um cessar-fogo que terminou a Guerra Coreana de 1950-1953 e o Norte alerta rotineiramente sobre aniquilar o governo sul-coreano.

Frequentemente, as agência do governo norte-coreano emitem retóricas extremas na mídia estatal sobre insultos considerados, ou o que eles veem como ameaças à segurança de seus líderes, e a tendência se intensificou sob o atual líder, Kim Jong-un.

Em maio, a Coreia do Norte acusou a Agência Central de Inteligência dos EUA e a agência de espionagem da Coreia do Sul de outro plano de assassinato de sua “liderança suprema” com arma bioquímica.

Fonte: Japan Today/ Reuters
Imagem: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!