Escassez de batatas chips no Japão está chegando ao ponto crítico

A falta de batatas chips no Japão está se transformando rapidamente em uma crise. Saiba mais.

Consumidor comprando batata chips no supermercado (Reprodução/Nikkei)

A falta de batatas chips no Japão está se transformando rapidamente em uma crise, com consumidores correndo para comprar as poucas unidades que sobraram nos supermercados e estocá-las, enquanto fabricantes enfrentam dificuldades para encontrar fornecedores, de acordo com a reportagem do Nikkei.

Publicidade

Os escassos estoques das fabricantes de salgadinhos são a causa imediata da crise após uma fraca colheita de batatas cultivadas no outono na província de Hokkaido. As batatas cultivadas na primavera não deverão chegar até o final de maio.

Para produzir as batatas chips é necessário um tipo diferente das variedades regulares e retém a cor quando cozida.

Para muitos no Japão há um certo senso de déjà vu

Em 2014 e 2015, o país foi afetado pela falta de outro item alimentício básico, a manteiga, devido à queda na produção de leite, também em Hokkaido. A escassez se intensificou enquanto confeitarias aumentaram a produção com a proximidade do Natal, deixando muito pouco disponível para os consumidores.

Ambas as crises deixaram as políticas comerciais do país em destaque. O mercado de produtos agrícolas do Japão é relativamente fechado para muitos itens, incluindo manteiga e batatas.

As duas maiores fabricantes de batatas chips no Japão, a Calbee e a Koike-ya, interromperam as vendas de muitas variedades no início de abril e dizem que não sabem quando poderão retomá-las.

Dificuldade em importar batata fresca sob o exigente sistema de quarentena do Japão

As fabricantes de salgadinhos importam batatas, mas o problema é a dificuldade de importar o tubérculo fresco sob o exigente sistema de quarentena do Japão. O governo discute que a sujeira nas batatas frescas pode carregar pragas e representar um risco para as fazendas no país.

As importações de batatas frescas só tiveram início em 2006, sob pressão dos Estados Unidos, um grande exportador do tubérculo.

A escassez não é somente de batatas. Em uma fábrica da Calbee em Hiroshima, onde o tipo chips é feito com batatas americanas, não há um número suficiente de funcionários para manter a produção em andamento no nível exigido para atender a demanda.

Em Hokkaido, poucos agricultores querem cultivar batata, visto que o cuidado precisa ser 7 vezes maior em comparação ao trigo. Cultivar batatas também é um processo intenso que muitos agricultores na província evitam.

Fonte e imagem: Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

01/Mai Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie!

Publicado em 1 de maio de 2017, em Aconteceu Hoje

Boa noite! Otsukare Sama Desu! Confira os assuntos mais importantes do dia no Portal Mie!

Praia de Shirarahama, Wakayama

Cotação (17h-01/mai)   

Publicidade

USDJPY Dólar  111.82 円 – 111.83 円 (+0.54)
EURJPY Euro 121.80 円 – 121.84 円 (+0.67)
BRLJPY Real  35.161 円 – 35.211 円 (+0.079)

[resumo]

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!