Prisioneiros idosos preocupados com a liberdade e os desafios de se reintegrar na sociedade

Funcionários de prisão no Japão têm que trocar as fraldas de detentos idosos e ajudá-los a tomarem banho. Saiba mais do aumento do “crime geriátrico”.


Todos os dias é a mesma coisa. Ele acorda às 6h45, toma o café da manhã 20 minutos depois e começa a trabalhar às 8h em ponto. Mas não estamos falando de um típico trabalhador japonês.

Publicidade

Esse homem tem aproximadamente 80 anos e está em uma prisão do Japão.

“Não sei que tipo de vida levarei após ganhar a liberdade. Ficarei preocupado com minha saúde e situação financeira uma vez que eu sair para o mundo”, disse o prisioneiro em condição de anonimato durante uma entrevista na Prisão de Fuchu, em Tóquio, que responde por tentativa de roubo.

O Japão está em meio a uma onda de “crime geriátrico”

O caso desse homem de 80 anos não é único. O Japão está em meio a uma onda de “crime geriátrico” e as prisões do país estão cada vez mais parecendo lares para idosos, de acordo com a reportagem do Jiji Press.

A situação ficou tão preocupante que o governo aprovou um plano para enviar pessoal especializado na área de enfermagem a cerca da metade das 70 prisões do Japão a partir de abril, alocando um orçamento de ¥58 milhões ($495.000).

Em 2015, quase 20% daqueles que foram presos ou interrogados pela polícia tinham 65 anos ou mais – alta de 5.8% no ano de 2000, de acordo com a Agência Nacional de Polícia (ANP).

A maioria foi presa por pequenos crimes, como furto e roubo.

Funcionários de prisão têm que trocar as fraldas de alguns detentos idosos e ajudá-los a tomarem banho

O aumento nos crimes cometidos pelos idosos é atribuído a uma maior dificuldade econômica, envelhecimento populacional e pura ganância, de acordo com um relatório divulgado pela ANP em 2013.

“O trabalho de funcionários de presídios está se transformando em cuidados de idosos e isso é um problema”, disse o oficial do Ministério da Justiça Shinsuke Nishioka, contrastando com a tradicional tarefa de garantir que os encarcerados não escapem.

Funcionários de Fuchu, a maior prisão para homens do Japão, têm que trocar as fraldas de alguns prisioneiros e ajudá-los a tomarem banho.

“Alguns dos prisioneiros idosos têm dificuldades auditivas,” disse Nishioka. “Eles não entendem as instruções e precisam ir ao banheiro várias vezes. É duro. Precisamos de mais funcionários.”

Especialistas em condicionamento físico serão enviados para atender as necessidades dos detentos idosos

Como parte do projeto para resolver a questão, as autoridades também aprovaram um plano para enviar especialistas em condicionamento físico a mais prisões para atender as necessidades dos detentos idosos.

A vida na prisão no Japão está longe de ser fácil – conversar é proibido enquanto estiver trabalhando, os prisioneiros devem andar em fila única e o banho é restrito.

Até mesmo em raros eventos colocados para entretenimento, os prisioneiros só têm permissão de sentarem com a coluna reta e suas mãos no colo. Aplaudir é geralmente proibido, cita a reportagem.

A vida é monótona, e naturalmente restrita, mesmo assim muitos preferem esse regime previsível em que eles têm abrigo, comida e cuidados médicos, à vida no lado de fora.

Os detentos ficam preocupados quando o momento da liberdade de aproxima

Yukie Kuwahara, responsável pela assistência social aos prisioneiros em Fuchu, disse que os detentos ficam preocupados quando o momento da liberdade de aproxima. “Eles não precisam se preocupar com coisas do dia a dia dentro da prisão”, disse ela.

O índice de reincidência para aqueles com mais de 65 anos é alto. De acordo com dados do governo, cerca de 70% de infratores idosos voltam para a prisão dentro de 5 anos.

A prisão de Fuchu oferece ajuda, como treinamento para procurar por emprego e palestras sobre serviços de assistência social, quando o momento dos prisioneiros serem soltos se aproxima.

Casas de passagem também foram estabelecidas para ajudar ex-infratores em seus dias iniciais de liberdade, oferecendo aulas de computação, de boas maneiras e jantares diários durante um período de permanência de 16 semanas.

 

Fonte e imagens: Jiji via Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

17/Jan Aconteceu Hoje – Principais notícias no Portal Mie!

Publicado em 17 de janeiro de 2017, em Aconteceu Hoje

Boa noite! Otsukare Sama Desu! Confira os assuntos mais importantes do dia no Portal Mie!

Shirakawa-go, Gifu

Cotação (17:00 17/jan)   

Publicidade

USDJPY Dólar  113.17 円 – 113.18 円 (-0.90)
EURJPY Euro 120.68 円 – 120.69 円 (-0.38)
BRLJPY Real  35.012 円 – 35.062 円 (-0.189)

[resumo]

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!