Neve poderá afetar várias partes do Japão no fim de semana

Até a manhã desta sexta-feira (13), algumas regiões no norte do Japão tiveram um acúmulo de neve de cerca de 2 metros, segundo a JMA.

Reprodução/JMA

Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), devido a um arranjo de pressão atmosférica de inverno que está passando pelo norte do Japão e trazendo um frio intenso, fará nevar principalmente nas áreas montanhosas no norte do país, perto do Mar do Japão.

Publicidade

O acúmulo de neve até as 8h foi de 2.39 metros em Suyaku nas montanhas Hakkoda (Aomori), 2.33 metros em Hijiori Minamiyama (Yamagata), 1.79 metros em Shumarinai (Hokkaido) e 1.25 metros em Uonuma (Niigata).

Neste fim de semana, a previsão é de que o frio comece a descer para o leste e oeste do Japão, ficando ainda mais forte. Há o perigo de neve pesada principalmente nas áreas perto do Mar do Japão, nas áreas montanhosas das regiões de Kanto Koshin, Tokai e Shikoku e em algumas planícies próximas ao Pacífico.

De acordo com a previsão, até a manhã de sábado (14), a quantidade de neve será de 90 centímetros em Niigata, 70 centímetros em Hokuriku, 60 centímetros em Nagano e nas áreas montanhosas de Tokai, 50 centímetros em Tohoku e no Mar do Japão, 40 centímetros nas áreas montanhosas ao norte de Kanto e Kinki e 30 centímetros nas áreas montanhosas da região de Chugoku e nas regiões próximas ao Mar do Japão de Hokkaido.

A previsão é de que a neve se intensifique ainda mais entre as manhãs de sábado e domingo e, segundo a JMA, a quantidade de neve que cairá nesse período será de 1 a 1.2 metro em Niigata, 0.8 a 1metro em Hokuriku, 50 a 70 centímetros nas áreas montanhosas de Tokai, Nagano e do norte de Kanto e nas regiões de Tohoku próximas do Mar do Japão, 40 a 60 centímetros nas áreas montanhosas de Kinki e Chugoku e 20 a 40 centímetros nas regiões de Hokkaido perto do Mar do Japão.

A JMA faz um alerta sobre o perigo de neve pesada e congelamento de pistas. A JMA também realça a importância de tomarmos medidas o mais rápido o possível e acompanhar as informações mais recentes.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Saiba a diferença dos fenômenos gelados como a neve e escarcha

Publicado em 13 de janeiro de 2017, em Curiosidades

A previsão do tempo informa se a localidade terá neve, geada ou escarcha. Saiba a diferença entre elas, inclusive em japonês.

Azuma Sports Park coberto de neve (Pixabay)

O inverno do Japão costuma ter dias de neve, o que pode deixar a paisagem bonita como pode ser um transtorno para os meios de locomoção ou alegria para quem gosta de praticar esqui e snowboard.

Publicidade

Ao ouvir ou ler a previsão do tempo, os termos usados não são só de neve. Há outros que soam estranhos, como “mizore”. Então, quais são as diferenças entre eles, já que todos “caem do céu” e todos são gelados? Se são gelo, porque a neve é fofa e o granizo é sólido?

Diferença entre a neve e outros gelos

  • 霜 (shimo = geada): quem mora no sul do Brasil sabe o quanto a geada, principalmente a negra, afeta e acaba com a agricultura. A geada se forma camadas de gelo em forma pontiaguda, através da sublimação do vapor da água em áreas próximas à superfície imediata, como plantas, gramados e objetos. A geada negra mata os vegetais, congelando desde a sua parte interna.
  • 霙 (mizore = escarcha): é um termo bastante usado durante o inverno, quando a neve cai misturada à chuva, chamada de escarcha, diferente do granizo.
  • 雪 (yuki = neve): esse fenômeno de inverno nada mais é que a precipitação em forma de gelo, em diversos formatos de cristais. O vapor da água cai congelado formando flocos (neve leve), grãos (neve média) ou pelotas (neve pesada). Eles caem em formatos de cristal, translúcidos, os quais brilham quando recebem a luz solar.A neve é fofa porque é composta de vários cristais minúsculos, cujos tamanhos variam na ordem de até 2 ou 3 mm.
  • 氷柱 (tsurara = sincelo): esse fenômeno ocorre quando as gotas em suspensão entram em contato com a superfície gelada ou congelada, como rochas, paredes ou as cascatas que se congelam, por exemplo.
  • 雹 (hyo = granizo): chuva de pedaços de gelo (maiores do que 5mm) é chamada de granizo e ele pode cair junto com a chuva “líquida”, independente de ser no inverno.

da esq. p/ dir.: geada, escarcha, neve, sincelo e granizo

Todos esses fenômenos são originários das nuvens, sendo que a neve se forma em temperatura abaixo de 1°C , quando a água se cristaliza de forma lenta até cair nas superfícies, enquanto que, para formar o granizo, a água se congela rapidamente.

Universo dos cristais de neve

Se você ainda não conhece esse vasto universo dos cristais, de vários formatos, vale a pena conferir as belíssimas imagens capturadas pelo fotógrafo russo Alexey Kljatov, clicando aqui.

confira belíssimas fotos como essa capturadas pelo fotógrafo russo Alexey Kljatov

Imagens: Wikipedia/Pixabay/Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!