Guarda Costeira descobre falhas geológicas que podem desencadear grande terremoto

Publicado em 25 de maio de 2016, em Sociedade

Pesquisas por GPS indicam falhas geológicas que podem desencadear o terremoto Nankai Torafu Jishin, que poderá causar até 330 mil mortes.

Neste Artigo:

&nbspGuarda Costeira descobre falhas geológicas que podem desencadear grande terremotoNa Falha de Nankai, que vai desde a baía de Tokai até o oeste do Oceano Pacífico, foi detectado o movimento de subducção (afundamento) da placa oceânica sobre a placa continental. Especialistas haviam previsto a possibilidade de 60 a 70% da ocorrência de um grande terremoto de magnitude de 8 a 9 graus dentro de 30 anos. Porém, como a área do epicentro está no fundo oceânico, não há informações sobre a localização precisa das falhas.

Publicidade

Desde 2006, a JCG instalou pontos de observação por GPS em 15 lugares ao longo da Falha de Nankai e vem pesquisando a localização das falhas do solo oceânico. A placa oceânica está afundando cerca de 6 centímetros por ano.

Em decorrência disso, a placa continental das baías de Shikoku e Enshuunada foi deslocada em aproximadamente 6 centímetros por ano, onde, especialmente, houve muita tensão acumulada, e também na região da baía da Península de Kii, foi observado um deslocamento de 5 centímetros por ano. Destas, a baía de Shikoku possui algumas regiões onde a placa oceânica está começando a afundar, e, caso haja um deslocamento muito grande, há o perigo do surgimento de maremotos (Tsunami).

&nbspGuarda Costeira descobre falhas geológicas que podem desencadear grande terremoto
Deslocamento da placa continental nas zonas de subducção

Terremoto  “Nankai Torafu Jishin”

Antigamente, o governo havia previsto a ocorrência de dois grandes terremotos: “O Terremoto de Nankai” e o “O Grande Terremoto de Tokai” para os próximos anos. Porém, pesquisas recentes apontam que, quando um deles acontecer, ambos irão acontecer ao mesmo tempo.

No pior cenário das simulações, poderá haver 330 mil mortos devido ao Nankai Torafu Jishin.

Os pesquisadores esperam que esta nova descoberta possa ser útil para o esclarecimento do mecanismo de ocorrência do terremoto, já que prevê-se que com tantas falhas na Falha de Nankai, há a possibilidade de serem responsáveis pelo acontecimento de um grande terremoto e de maremotos. A pesquisa está publicada na Nature, revista científica da Inglaterra.

Informações em vídeo sobre o Nankai Torafu Jishin

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo do governo sobre o terremoto Nankai Torafu Jishin (em português)

&nbspGuarda Costeira descobre falhas geológicas que podem desencadear grande terremoto

Fonte: ANN News e NHK News


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
IKAI - Empregos no Japão!
Banco do Brasil