Japão compartilha tecnologias usadas na previsão do tempo e ajuda países em desenvolvimento

Publicado em 18 de fevereiro de 2016, em Sociedade

Japão está ajudando outros países a terem uma previsão do tempo mais precisa e reduzir os danos causados por tempestades.

Neste Artigo:
himawari-8
Himawari-8, atual satélite em operação

A intenção do Japão é ajudar a melhorar as previsões do tempo e reduzir os danos causados por tempestades nesses países.

Publicidade

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) vem auxiliando países em desenvolvimento ao compartilhar tecnologias de previsão do tempo e fornecendo dados de observação meteorológica.

Desde o outono do ano passado, a JMA instalou em nove países, principalmente na Ásia, dispositivos de um sistema o qual permite que essas nações obtenham dados de observação do Himawari-8, novo satélite de observação meteorológica do Japão. A agência também está treinando meteorologistas de países estrangeiros.

Fenômenos meteorológicos anormais ocorreram em muitos lugares do mundo, e “esperamos que a nossa cooperação minimize danos causados ​​por tufões e ciclones”, disse um representante da JMA.

Satélite japonês super moderno

Em julho do ano passado, a JMA começou a operar o Himawari-8, que contém algumas das tecnologias mais avançadas do mundo. Ele possui o dobro da resolução do Himawari-7 em seus dados gráficos, e os intervalos em que fotografa a Ásia Oriental e o Oceano Pacífico Ocidental, as áreas que abrange, foram drasticamente reduzidos de 60 para 10 minutos.

Nações da Ásia e Oceania sofrem graves danos ocasionados por tufões e ciclones todos os anos, e é uma tarefa urgente para os países melhorarem a precisão de suas previsões do tempo.

Um satélite é essencial para observar um tufão se movendo no oceano. Dados do Himawari-8 serão fornecidos sem custo algum aos países da Ásia e Oceania, que não possuem satélites para esse propósito.

 

Fonte: Yomiuri
Imagem: JMA 


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!