Opinião: Natal magro na comunidade de Aichi

Publicado em 7 de novembro de 2011, em Sociedade
Neste Artigo:

Todos sabemos que a província de Aichi é movida pelas indústrias da Toyota e seus fornecedores. Pois bem, a Toyota já anunciou oficialmente a redução na sua produção, assim como algumas empresas da área de eletrônicos. Tudo isso em função da prolongada inundação na Tailândia.

Publicidade

Na semana passada o clima já não era mais o mesmo nas cidades da região Mikawa. Estive por lá visitanto algumas lojas e conversando com moradores locais. Muitos já estavam com folga remunerada (jitaku taiki). Esses trabalham em indústrias ligadas a Toyota. E alguns ligados a Sony, por exemplo.

Os lojistas também expressavam um certo ar de preocupação por que o consumo cai. Ouvi de um deles que ítens de alimentícios ainda são procurados mas os considerados supérfluos continuam nas prateleiras.

Sabemos que essa folga remunerada e forçada é passageira, mas não há previsão exata do retorno a produção normal. Pode ser que seja antes do Natal, como pode ser só no ano que vem. Tudo vai depender da velocidade que vão reconstruir plantas em outros locais da Tailândia.

Um casal me disse “o nosso Natal vai ser magro pois vamos segurar o dinheiro. Se estávamos acostumados a comprar 5 panetones vamos diminir para um”.

Magro será para as indústrias e empreiteiras também. Elas vão ter que desembolsar de 60 a 80% do salário para manter os funcionários em casa. A verdade é que desse jeito a economia não melhora. Sem circulação de moeda não há aquecimento.  Este ano não foi bom para o Japão, desde março. Nem para a Tailândia.

O jeito é esperar e ver se 2012 será melhor!


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão - Good Support!!
Kumon - Estude japonês!