Em quase todo inverno, cerca de mil pessoas morrem em decorrência de hipotermia

A hipotermia causa mais mortes no Japão do que a insolação.

Publicidade

A hipotermia causa a morte de cerca de mil pessoas quase todo inverno no Japão, 1,5 vez o número de fatalidades em decorrência de insolação, com muitos pacientes idosos se tornando vítimas da condição devido ao isolamento e pobreza, de acordo com especialistas médicos e meteorológicos.

A hipotermia ocorre quando a temperatura interna do corpo cai para menos de 35 graus Celsius, causando desordem em todo o corpo e, ao contrário das crenças em geral, pode ocorrer com frequência quando uma pessoa está dentro de casa.

Hipotermia dentro de casa

Em um dia muito frio no final de janeiro, uma mulher de 80 anos foi levada inconsciente para a unidade de emergência do Hospital Universitário de Teikyo, em Tóquio.

A mulher, que vivia sozinha e sofria de demência, estava em choque com uma temperatura corporal de 26 graus. Um vizinho chamou a ambulância ao encontrá-la desorientada dentro de sua casa.

Uma pesquisa conduzida há quatro anos pela Associação para Medicina Aguda mostrou que das 705 pessoas que haviam sido levadas a 91 unidades de emergência em todo o país, mais de 70%, ou 517, desenvolveram hipotermia enquanto estavam dentro de casa.

A média de idade dos pacientes foi de 72.9 anos com a maioria deles sofrendo de diabetes, pressão alta ou desordem mental. Do total, a taxa de morte situou-se a 161.

Os pacientes não viviam apenas no norte do Japão, onde as temperaturas ficam geralmente abaixo de zero no inverno, mas também nas áreas oeste e sudoeste do país, que são consideradas relativamente quentes.

Uma das maiores causas de hipotermia é a falta de nutrição adequada, principalmente para os idosos, como resultado da pobreza e isolamento, disse Yasufumi Miyake, um professor de emergência médica do hospital Teikyo.

A hipotermia é quase sempre evitável

As pessoas, principalmente os idosos, são aconselhadas a tomar as seguintes precauções:

Manter o ambiente quente

Muitas vezes, os idosos mantêm suas casas a uma temperatura mais baixa do que o desejável como um meio de poupar dinheiro, mas a temperatura deve estar a 20 ºC ou acima. É muito importante que o quarto seja mantido quente.

Usar várias camadas de roupa

A roupa feita de lã ou materiais sintéticos são muito úteis, visto que esses materiais isolam mesmo quando ficam molhados. Como o corpo perde uma grande quantidade de calor pela cabeça, é importante a utilização de uma touca. Os dedos das mãos e os dedos dos pés também devem ser protegidos.

Ingerir alimentos e líquidos quentes

Os alimentos oferecem nutrientes para serem metabolizados e os líquidos quentes fornecem calor e previnem a desidratação.

Evitar bebidas alcoólicas

O álcool dilata os vasos sanguíneos que se encontram na pele, fazendo com que o corpo se sinta temporariamente quente, mas, na realidade, há uma maior perda de calor.

Exercitar-se com frequência, principalmente se estiver frio

O exercício pode aumentar a produção de calor do corpo.

Fonte: Japan Today, Kyodo, Manual MSD
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mulher morre após infecção por hepatite E através de transfusão sanguínea

Publicado em 5 de fevereiro de 2018, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

O mesmo tipo de vírus foi detectado tanto no sangue do doador como no da idosa que morreu.

Acredita-se que esse seja o primeiro caso de morte do mundo que resultou da infecção do vírus através de transfusão (imagem ilustrativa)

Uma mulher de 80 anos morreu em novembro após ser infectada pelo vírus da hepatite E através de uma transfusão de sangue.

Publicidade

Acredita-se que esse seja o primeiro caso de morte do mundo que resultou da infecção do vírus através de transfusão, de acordo com um relatório da Sociedade Japonesa da Cruz Vermelha.

A organização reportou a um painel do governo que a pessoa doadora do sangue pode ter sido infectada com o vírus após consumir carne crua de veado. O mesmo tipo de vírus foi detectado tanto no sangue do doador como no da idosa que morreu. Além dela, nenhuma outra pessoa recebeu o sangue infectado.

O vírus da hepatite E pode ser encontrado na carne de veado e javali selvagens. Gestantes e idosos podem sofrer sintomas severos por causa do vírus.

A idosa que estava recebendo tratamento para mieloma múltiplo foi submetida a uma transfusão de sangue em julho.

Suas funções hepáticas deterioraram em outubro e o tratamento com agentes anticâncer foi interrompido. Sua condição melhorou temporariamente depois e o tratamento foi retomado, antes de seu estado de saúde ter piorado novamente e ela ter morrido em novembro.

Acredita-se que a infecção pelo vírus da hepatite E tenha complicado sua condição quando o funcionamento de seu fígado já estava reduzido por causa do tratamento contra o câncer, fazendo com que ela desenvolvesse hepatite fulminante, disse a Sociedade da Cruz Vermelha.

Fonte: Kyodo, Japan Today
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!