Agência meteorológica prevê verão muito quente este ano em todo o Japão

Por conta da previsão de forte calor este ano, fabricantes de bebidas estão aumentando a produção e lojas de eletrodomésticos estão expandindo mais seus espaços para venda de ventiladores.

Verão mais quente este ano devido a sistemas de alta pressão sobre o Oceano Pacífico e o Tibet, segundo a AMJ (banhistas no Biwako/ imagem de arquivo)

Os termômetros marcaram temperaturas acima do normal em março e abril, registrando médias excepcionalmente elevadas nas regiões Kanto e Koshin, com base em dados que remontam ao ano de 1946, de acordo com a AMJ- Agência Meteorológica do Japão.

Publicidade

A AMJ prevê um verão muito quente em todo o país, suscitando preocupações que incluem um aumento no número de pessoas com insolação. Enquanto isso, empresas estão acelerando as preparações para uma blitz de verão, esperando altas temperaturas.

As temperaturas médias de março nas regiões Tohoku, Kanto e Koshin, Tokai e Kinki foram excepcionalmente altas. A temperatura média de abril na região Kanto e Koshin foi 2.7 graus Celsius mais alta, estabelecendo um novo recorde pela primeira vez em 20 anos.

Aumento da produção de bebidas e venda de ventiladores

A Kirin, fabricante de cerveja com sede em Tóquio, aumentou a produção de sua Ichiban Shibori em 11% no período de março e abril em uma base anual e planeja acelerar a fabricação em até 25% no período de maio a junho.

A Bic Camera, loja de eletrônicos, expandiu seu espaço de vendas para ventiladores elétricos e aumentou o número de itens em cada uma de suas lojas desde 20 de abril, cerca de duas semanas antes que o habitual.

Com o calor os vegetais cresceram mais rápido, reduzindo os preços

De acordo com o Ministério da Agricultura, os vegetais cresceram mais rápido e foram enviados aos distribuidores mais cedo que o habitual, o que reduziu o preço da alface, por exemplo, em cerca de 20% comparado com a média. Os preços dos vegetais em geral também poderão ficar baixos, segundo o ministério.

A AMJ atribui as temperaturas excepcionalmente altas nesta primavera principalmente por dois fatores: ar quente vindo do sul enquanto ventos do oeste se moveram mais ao norte do que o normal e um aumento na luz solar como resultado de um sistema de alta pressão.

A previsão da AMJ também indica que as altas temperaturas atingirão o país neste verão devido a sistemas de alta pressão sobre o Oceano Pacífico e o Tibet.

Fonte: Yomiuri
Imagem: Arquivo Portal Mie

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Poupança dos casais japoneses: finalidades e como economizam

Publicado em 3 de maio de 2018, em Sociedade

Há casais que têm zero de poupança, mas a média é de 12 milhões de ienes. Homens e mulheres têm visões diferentes em relação a guardar dinheiro.

Casais japoneses economizam para poupança gorda, com vários objetivos (Pixabay)

Segundo o resultado de uma pesquisa realizada por uma companhia de seguros, a média de poupança dos casais japoneses foi de 12,33 milhões de ienes, no ano passado.

Publicidade

Somente 7% têm mais de 50 milhões de ienes guardados ou aplicados, enquanto 21% tem zero de economias, em todas as faixas etárias, de 20 a 70 anos.

15% dos casais conseguiram guardar de 1 até 3 milhões de ienes e a mesma proporção têm de 5 a 10 milhões de ienes na poupança.

Objetivos da poupança

Os objetivos parecem ser diferentes entre homens e mulheres. Eles pensam mais no lazer e viagens, enquanto elas se preocupam com o futuro, emergência e educação dos filhos.

A maioria faz poupança pensando no futuro (PxHere)

Em geral, verificando as intenções de cada um, o resultado das múltiplas respostas foi:

  • 62% pensando no futuro
  • 58% no caso de surgir uma emergência
  • 25% para a educação dos filhos
  • 18% para viagem com a família
  • 12% para o lazer
  • 12% para dar entrada na casa própria
  • 9% para aquisição do carro

O sonho da casa própria parece ser mais forte entre homens e mulheres na faixa dos 30 anos, com mais de 30% das intenções.

Onde fazem poupança

Os maridos se arriscam mais do que as esposas. Cerca de 30% deles respondeu que aplica em ações e outros investimentos, enquanto as esposas preferem a estabilidade da poupança no banco.

Em geral, a média é de 94% que aplica em conta poupança das instituições financeiras. Em todas as faixas etárias a escolha foi acima de 90%, demonstrando que optam pela segurança.

Poupam escondido

No Japão tem um termo que designa as economias feitas escondidas dos demais. Chama-se hesokuri (へそくり). As mulheres podem esconder os trocos que recebem e os maridos idem, assim como as crianças. Os locais para esconder são os mais diversos, desde o fundo das gavetas como na cesta do tricô.

A média, em relação ao ano anterior, caiu cerca de 100 mil ienes, ficando na casa dos 622 mil ienes.

As esposas conseguem “esconder” mais do que os maridos. A média delas foi de 741.228 enquanto a deles de 503.078 ienes.

Os objetivos também são diferentes entre os sexos. 81% das mulheres pensam no futuro enquanto seus maridos, 63%. Os esposos (52%) pensam em gastar com seus hobbies, enquanto somente 21% das esposas pensam nisso.

As mulheres (31%) pensam mais no futuro que seus maridos (16%).

Como economizam

A pesquisa indica que as esposas têm mais consciência de economia do que seus parceiros. Elas se preocupam mais do que eles – 86% x 77%.

Implementam a economia em vários aspectos:

  • 76% desligam a luz quando não está usando
  • 53% regulam a temperatura da geladeira
  • 52% evita sair para almoçar ou jantar fora
  • 42% usam cartões de pontos
  • 34% usam cupons de desconto
  • 32% economizam em despesas com alimentos
  • 23% levam marmita para o trabalho
  • 19% evitam de sair para beber
  • 14% mudaram a operadora do smartphone, entre outras atitudes
Fonte: Meiji Yasuda Seimei 
Fotos: PxHere e Pixabay 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!