Forte ventania do tufão Nº18 atinge ilha de Okinawa

Segundo a agência meteorológica, o tufão com intensidade ‘muito forte’ se aproximará do oeste e leste da ilha principal do Japão no final de semana.

Rajadas de vento que acompanham o forte tufão Talim, o 18º da temporada, atingem as ilhas da província de Okinawa (ANN)

Segundo a Agência Meteorológica do Japão (AMJ) o tufão Talim, cuja intensidade é descrita como “muito forte”, foi observado a 180km norte-nordeste da Ilha de Miyako (Miyakojima) e estava procedendo na direção norte-nordeste a uma velocidade de 15km/h desde as 6h desta quinta-feira (14).

Publicidade

O tufão tem uma pressão atmosférica de 940hPa. As rajadas de vento em Sakishima, que estão dentro da zona de tempestade, ainda atingiriam essa ilha de Okinawa até a manhã de hoje. Ondas de até 9m também estavam previstas.

Antes das 19h de quarta-feira (13), uma velocidade máxima de ventos de mais de 180km/h foi registrada no Aeroporto de Shimojishima, na ilha de Miyako.

Na cidade de Miyako foi registrado um índice pluviométrico de 500mm dentro de 24 horas, mais que o dobro da média para setembro, desencadeando alertas de deslizamentos. Segundo a JMA, a cidade está sofrendo a maior precipitação dos últimos 50 anos.

Máquina de venda automática que tombou com a força dos ventos em Miyakojima (NHK)

A JMA pede aos residentes que fiquem em alerta contra rajadas de vento, ondas altas e deslizamento de terra e os aconselha a não saírem de suas casas.

Avisos de maré alta, raios, rajadas de vento e tornados também foram emitidos.

A previsão é que o tufão Nº 18 se direcione gradualmente para o leste e se aproxime do oeste e leste do Japão a partir do sábado, afetando o feriado de 3 dias.

Em Miyakojima 20.000 casas estavam sem energia elétrica desde as 5h dessa quinta-feira.

Fonte: NHK
Imagem: NHK, ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão fica em último lugar na lista da OCDE para gastos públicos em educação

Publicado em 14 de setembro de 2017, em Sociedade

A última pesquisa descobriu que a proporção de gastos públicos em educação no Japão foi de 3.2% contra a média de 4.4% da OCDE.

A última pesquisa descobriu que a proporção de gastos públicos em educação no Japão foi de 3.2% contra a média de 4.4% da OCDE

O Japão ficou em último lugar entre 34 países membros comparáveis da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico em gastos públicos em educação no ano de 2014, caindo para a posição mais baixa pela primeira vez em 2 anos, mostrou uma pesquisa da OCDE na terça-feira (12).

Publicidade

Em 2013, o Japão ficou na 32ª posição entre os países membros da OCDE.

A última pesquisa descobriu que a proporção de gastos públicos em educação no produto interno bruto (PIB) situou-se a 3.2% no Japão contra a média de 4.4% da OCDE.

A proporção foi maior na Dinamarca, a 6.3%, seguida pela Noruega, a 6.1% e Islândia, a 5.7%.

A proporção de suporte financeiro público para custos de educação superior, como universidades, foi de 34% no Japão, comparado à média de 70% da OCDE e a segunda mais baixa após os 28% da Grã-Bretanha.

O fardo financeiro das famílias japonesas sobre a educação é grande, devido em parte aos altos custos dos valores dos cursos, segundo um representante da OCDE, que frisou a necessidade do país elaborar medidas que permitam jovens talentosos terem acesso ao ensino superior de forma mais fácil.

A pesquisa também descobriu que a proporção de japonesas que se matricularam nos departamentos de ciência e tecnologia em universidades situou-se a 16%, o mais baixo entre os países da OECD.

Fonte: Japan Times, Jiji
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!