Tufão muito forte se aproxima da ilha principal do Japão

Autoridades alertam para ventos e chuvas extremamente fortes nas regiões mais ao sul. Veja mais.

Segundo os anúncios da Agência Meteorológica do Japão (JMA), o tufão N5, considerado “forte” pelas autoridades, está se aproximando das Ilhas Amami (Kagoshima). Atualmente ele está a uma distância de 190km da região, mas continua avançando ao oeste com a velocidade de 15km/h.

Publicidade

A pressão equivale a 950hPa e a velocidade máxima dos ventos no centro do tufão é de 144km/h. Em um raio de 130 a partir do centro, está localizada a área de tempestade, onde a velocidade dos ventos é de 90km/h ou superior.

As autoridades alertam para ventos extremamente fortes na região de Amami a partir do início da tarde de sexta-feira (4). Como a região será atingida pela área de tempestades, espera-se que os ventos atinjam uma velocidade superior a 90km/h na região. As autoridades também alertam para maré violentíssima e ondas de 10m de altura.

A chuva também se intensificará a partir do fim da tarde de sexta-feira. Espera-se um índice de chuva de 70mm no período de 1 hora nos locais com maior acúmulo. Até a manhã de sábado (5), prevê-se que o índice pluviométrico chegue aos 300mm e aumente ainda mais nos próximos dias.

A JMA aconselha os cidadãos a se refugiarem antes da situação se tornar mais severa. A JMA também alerta para tempestades, ondas altas, deslizamentos de terra, inundações, chuvas e ventos.

A previsão indica que as regiões de Tanegashima e Yakushima, ambas ilhas de Kagoshima, entrem na área de tempestades no sábado. Neste caso, espera-se que os ventos ultrapassem os 90km/h e o mar fique bastante violento.

As autoridades alertam que será necessário muito cuidado com chuvas torrenciais, tempestades e maré violenta por longos períodos de tempo já que o tufão está se movimentando lentamente. A partir de sábado, o tufão começará a mudar sua trajetória cada vez mais para o norte e se aproximará com a mesma intensidade em Kyushu na noite de domingo (6). Devido a isso, prevê-se que cada região de Kyushu entre na área de tempestades.

Além disso, há a possibilidade de que regiões baixas próximas ao mar ou rios fiquem alagadas por causa da maré alta.

A JMA alerta os cidadãos para se prepararem previamente (para a evacuação) e acompanharem informações recentes sobre tufões. Confirme se sua região será atingida diretamente pelo tufão e verifique quais são os desastres que podem acontecer e a localização dos abrigos de emergência através dos mapas de prevenção a desastres.

Veja abaixo alguns vídeos sobre prevenção a desastres e informações úteis sobre tufões e outros.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Incêndio consome 7 prédios ao lado do mercado de Tsukiji

Publicado em 4 de agosto de 2017, em Sociedade

Em Tsukijijogai, área comercial ao lado do mais famoso mercado de peixes do Japão, um incêndio de grandes proporções levou cerca de 8 horas para ser contido.

Incêndio de grandes proporções, levou quase 8 horas para ser contido, em Tsukijijogai (Sankei News)

Sem notícias de feridos por conta do grande incêndio, os bombeiros levaram cerca de 8 horas para conter as chamas. Foram 7 estabelecimentos comerciais totalmente destruídos em Tsujijogai.

Publicidade

Essa é uma área ao lado do famoso mercado de peixes Tsukiji, em Chuo-ku, Tóquio. É também famosa pelas peixarias, restaurantes e lojas de utensílios de cozinha, agrupados em um único local. Foi aberta em 1935 e logo chamou a atenção da população. Somente nessa área comercial se podia encontrar variedade de alimentos e utensílios não vendidos em outros lugares. É muito visitada por estrangeiros e turistas de todo o país.

O céu do bairro ficou cheio de fumaça por conta do incêndio de grandes proporções (ANN)

Incêndio de grandes proporções

O fogo teria começado pouco antes das 17h00 de quinta-feira (3), em um prédio de 3 andares. Um vizinho percebeu e acionou o Corpo de Bombeiros. As chamas se alastraram para as lojas vizinhas. No total, foram 7 estabelecimentos comerciais totalmente danificados.

Foram enviadas 63 unidades de caminhões dos bombeiros para as atividades de contenção das chamas. O que dificultou a atividade dos bombeiros foi porque os prédios eram no estilo nagaya, quase que emendados um no outro.

Foram 935 metros quadrados consumidos pelas chamas, informou o noticiário da ANN. O grande incêndio só pôde ser contido por volta da 1h00 do dia seguinte.

Segundo o Tokyo Shimbun, não foram registradas pessoas que se atrasaram para fugir ou feridas. Houve apagão em cerca de 90 prédios vizinhos, em Tsukiji 4 chome, por volta das 18h40, informou a NHK.

O Corpo de Bombeiros informou que fará investigação nesta sexta-feira (4) para apurar a origem do fogo, segundo a ANN.

Assista ao vídeo do noticiário da ANN.

https://youtu.be/j_g-tvKz8FE

Fontes: ANN, NHK, Tokyo NP e Sankei News
Fotos: ANN e Sankei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!