JMA alerta sobre os Tufões N05 e N09

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alerta sobre os Tufões N05 e N09. Veja mais.

O fortíssimo Tufão N05 poderá se aproximar das Ilhas Ogasawara até sábado (29), trazendo ventos violentos e maré alta. Já o Tufão N09 poderá se aproximar das Ilhas Sakishima, na província de Okinawa, e, futuramente, atingir a província. A JMA alerta sobre a possibilidade de tempestades e maré alta em diversas regiões do país.

Publicidade

Tufão N05

Segundo as observações da JMA, às 6h de sexta-feira (28), o fortíssimo Tufão N05 estava avançando para o oeste-sudoeste com a velocidade de 30km/h na direção do Pacífico, a 480km da Chichi-jima, nas Ilhas Ogasawara.

A pressão atmosférica no centro e a velocidade máxima dos ventos equivalem a 975hPa e 126km/h, respectivamente. Dentro de uma área a 80km do centro do tufão, foi registrada ocorrência de ventos de 90km/h.

A previsão indica que o tufão irá se aproximar das Ilhas Ogasawara até sábado e, a partir desta sexta-feira, a maré ficará mais violenta conforme o passar do tufão. Além disso, fortes ventos soprarão na direção do continente e, consequentemente, a maré ficará ainda mais agitada e, a partir de domingo (30), haverá o perigo de chuvas extremamente fortes.

Nas Ilhas Ogasawara, está prevista a formação de ondas de mais de 8m de altura e ventos de até 108km/h. Após isso, o tufão começará a perder força. Contudo, a JMA alerta sobre a formação de tempestades e maré violenta nas Ilhas Ogasawara a partir de domingo.

Informações atuais (9h00 – sexta-feira)
Tamanho: Sem informações
Força: Forte
Direção-Velocidade: Oeste-sudoeste-30km/h
Pressão atmosférica no centro: 975hPa
Velocidade máxima dos ventos126km/h
Velocidade máxima instantânea dos ventos: 180km/h

Tufão N09

O Tufão N09 está avançando para o norte-noroeste com a velocidade de 15km/h em direção a Okinawa.

A pressão atmosférica no centro e a velocidade máxima dos ventos equivalem a 985hPa e 108km/h, respectivamente. Dentro de uma área a 60km do centro do tufão, uma tempestade de velocidade superior a 90km/h está soprando.

Há o perigo de o Tufão N09 se aproximar das Ilhas Sakishima, em Okinawa, neste sábado. A previsão indica que os ventos ficarão mais fortes nesta sexta-feira e, a partir do sábado, ventos extremamente fortes poderão soprar e, consequentemente, a maré também poderá ficar muito violenta.

A JMA alerta sobre o perigo de ondas altas e fortes ventos na região.

Informações atuais (9h00 – sexta-feira)
Tamanho: Sem informações
Força: Sem informações
Direção-Velocidade: Norte-noroeste-15km/h
Pressão atmosférica no centro: 985hPa
Velocidade máxima dos ventos108km/h
Velocidade máxima instantânea dos ventos: 144km/h

Fonte: Weather News e NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ministra da Defesa do Japão renuncia

Publicado em 28 de julho de 2017, em Sociedade

A Ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, renuncia após escândalo de ocultação de dados. Veja mais.

Ministra da Defesa Tomomi Inada renuncia por suposta ocultação de registros (Wikimedia/Jim Mattis)

O Primeiro-Ministro Shinzo Abe informou na sexta-feira (28) que a Ministra da Defesa do Japão, Tomomi Inada, ofereceu sua renúncia após um escândalo de ocultação de dados que causou confusão dentro de seu ministério, aumentando a preocupação de que ela estava perdendo sua aderência nas forças japonesas de defesa.

Publicidade

A renúncia de Inada, conhecida como uma das favoritas de Abe com quem ele compartilha suas opiniões conservadoras, ocorre mesmo que ela tenha negado alegações de que desempenhou um papel na ocultação dos dados, os quais registraram as atividades diárias das tropas terrestres japonesas na missão de paz das Nações Unidas no Sudão do Sul.

Os dados, que suscitaram controvérsias, descreveram situações particularmente tensas no país africano e a revelação no ano passado poderia ter afetado de forma negativa o esforço do governo em continuar o envio de tropas e atribuir novas, e possivelmente mais arriscadas, responsabilidades de segurança durante a missão das Nações Unidas.

O alto burocrata do ministério, Tetsuro Kuroe, e o General das Forças Terrestres de Autodefesa (GSDF na sigla em inglês), Toshiya Okabe, também planejam renunciar por causa do escândalo, de acordo com fontes.

Alguns viam Inada, a advogada de 58 anos que virou política, com potencial para se tornar a sucessora de Abe, mas sua tarefa de 1 ano foi prejudicada por gafes e deslizes.

Um pouco antes de enfrentar acusações em relação ao suspeito encobrimento de dados no início do mês, Inada foi criticada por membros do partido dominante e da oposição por fazer uso político das Forças de Autodefesa, a fim de atrair apoio para um candidato na eleição da assembleia metropolitana de Tóquio no dia 2 de julho.

Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagem: Wikimedia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!