Chuvas históricas em Akita e Niigata

Chuva histórica que acontece a cada 50 anos atinge áreas de Niigata. A província de Akita também foi afetada por chuvas torrenciais. Veja mais.

Casas inundadas devido às pancadas de chuva (Kariwano, Daisen) – 14h30 do dia 23 de julho

A província de Akita registrou um índice pluviométrico de aproximadamente 350mm, representando cerca de 1.7 vezes a precipitação média total de julho, e o Rio Omono, que passa por toda a província, transbordou. Além disso, uma “chuva histórica que ocorre uma vez a cada 50 anos” devastou a província de Niigata. Ordens de evacuação foram emitidas para muitos municípios dessas províncias e proximidades.

Publicidade

Akita

Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), entre as 2h00 de sábado (22) e 16h00 de domingo (23), a precipitação chegou a 348.5mm na cidade de Akita. Além disso, o índice pluviométrico atingiu os 314.5mm em Yokote (Akita) e 300mm em Kakunodatemachi. Já em Iwate, acumulou-se 222mm de chuva em Shizukuishi-cho e 201.5mm em Nishiwaga.

Segundo o Ministério de da Terra, Infraestrutura e Transporte (MLIT), a bacia do Rio Omono transbordou em três locais na cidade de Daisen. Segundo o Departamento de Desenvolvimento Regional da MLIT, foram confirmados casos de deslizamentos de terra e inundações em 10 locais de rodovias nacionais de Akita. Na cidade de Daizen, um trecho de aproximadamente 40m da Rota 46 desmoronou, deixando-a interditada.

Por volta das 23h10 de sábado, a província de Akita anunciou que o Rio Imo transbordou na cidade de Yurihonjo. Por volta das 2h50 de domingo, o Rio Fukubeuchi transbordou em Daizen. Segundo a província, muitos municípios e vilas estão isolados nas cidades de Akita, Daizen e Yokote devido a inundações em rodovias e outros, desde 16h00 de domingo.

Rua inundada devido ao transbordamento de um rio (Kariwano, Daisen) – 14h35 do dia 23 de julho

Os transportes públicos também sofreram danos. Segundo a filial de Akita da JR Higashi Nihon, a passagem pelo trecho “Akita ~ Morioka” do Akita Shinkansen foi suspensa.

Entre sábado e domingo, a ordem de evacuação foi emitida para 25.000 residentes no bairro de Misato e nas cidades de Senboku, Yurihonjo e Daizen. Além disso, outras 96.000 pessoas de 7 cidades e 3 bairros da província estão sob alerta de evacuação.

A JMA prevê que a situação atmosférica ficará instável até esta segunda-feira (24) nas regiões de Tohoku e Hokuriku. As autoridades alertam sobre a possibilidade de inundações e enchentes de rios em decorrência das chuvas torrenciais intermitentes.

Niigata

Segundo a JMA, a província de Niigata e as regiões ao sul de Tohoku estão sob a influência de chuvas derivadas de uma frente atmosférica que se estende até Hokuriku.

Os pluviômetros instalados na cidade de Sado registraram uma chuva intensa de 32mm por hora até 11h00 desta segunda-feira. Além disso, em apenas 48 horas, choveu o equivalente a um mês no bairro de Aikawa, em Sado, com índice de 204mm.

Imagem tirada na cidade de Sado, em Niigata (13h51 de segunda-feira (24)

Antes da tarde de segunda, a JMA anunciou que trata-se de “uma chuva torrencial histórica que acontece uma vez em cada 50 anos em Sado”. Além disso, foi emitido o alerta de “informações de perigo de deslizamentos de terra” para as organizações municipais emitirem o alerta de evacuação devido ao perigo da situação.

Como a frente atmosférica está estacionada na região, uma chuva intensa de mais de 30mm por hora acompanhada de trovoadas cairá até a terça-feira (25) em Hokuriku e na província de Niigata.

Prevê-se que o acúmulo da chuva até a manhã de terça-feira atinja os 150mm em Niigata, 120mm no sul de Tohoku e 80mm em Hokuriku.

Além disso, as autoridades emitiram ordem de evacuação para 19.554 pessoas (8.576 famílias) em vários bairros da cidade de Sado, 944 pessoas (422 famílias) em 20 bairros da área oeste da cidade de Niigata e 24 pessoas (7 famílias) em Murakami. Além disso, 655 pessoas estão refugiadas em Fukuoka e Oita, sendo que 601 são residentes da província de Fukuoka.

A JMA alerta sobre os perigos de inundações de áreas de baixo relevo, enchentes e deslizamentos de terra, principalmente nas áreas com muito acúmulo de chuva entre Tohoku e Hokuriku.

Fonte: NHK News e Mainichi Shimbun
Imagens: Mainichi Shimbun e Weather News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

5 pessoas indiciadas por remessas financeiras ilegais

Publicado em 24 de julho de 2017, em Crime

Cinco homens e mulheres foram presos em Chiba por realizarem atividade bancária sem autorização.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!