Data: 15 de setembro de 2017

Washi Saah – A Bossa Nova no Velho Oriente

Categoria: - Local: Data: 15 de setembro de 2017

&nbspWashi Saah - A Bossa Nova no Velho OrienteBossa-Nova, é um gênero musical brasileiro derivado do samba com grande influência do jazz. Essa mesma influência, que somado a um talento nato, consolidou o sonho do grande Waldyr Menetoo, artisticamente conhecido como Washi Saah.

Washi Saah, o mais novo de 4 irmãos, começou seus estudos em um internato em São Paulo quando ainda criança. Morou posteriormente com sua irmã e depois com uma tia, essa mesma tia que o levou a uma igreja, proporcionando assim seu primeiro contato musical com o coral e a banda, cantando e tocando percussão nos serviços religiosos.

Aos 13 anos de idade, por percalços do destino se viu obrigado a sair de casa e morar sozinho, mas apesar das dificuldades, sempre levou seu encanto e amor pela música no coração.

&nbspWashi Saah - A Bossa Nova no Velho OrienteComo todo adolescente, tinha o sonho de cursar uma carreira universitária, na área de direito, mas entre uma pesquisa e outra, viu esse sonho se desvanecer mais e mais devido à sua humilde condição financeira.

Seu salário não daria para bancar o sustento e os gastos de estudo. Um belo dia, sua mãe o presenteou com seu primeiro instrumento musical, um violão Di Giorgio.

Pensando que seria uma fase passageira, devido a sua pouca idade, disse que esse interesse não duraria muito tempo.

Passaram-se anos, e em uma tarde de verão, Washi Saah, convidou sua mãe para acompanha-lo até uma loja de instrumentos musicais, a mesma loja em que anos atrás tinha comprado seu Di Giorgio de presente.

Mas dessa vez ficou surpresa, ao ver que o filho caçula, estava comprando partituras musicais, e anunciou que estava oficialmente estudando música.

&nbspWashi Saah - A Bossa Nova no Velho OrienteComeçou a estudar violão clássico com seu amigo Silvio Luis, logo depois com Salvador Viola e com Celso Machado. Após Conseguir crédito suficiente, foi estudar com o grande Oscar Guerra, considerado na época um dos melhores professores de violão de São Paulo.

Cinco anos depois, Silvio Luis seu primeiro professor de música, o levou a uma boate, onde Washi Saah começou a tocar, cantar, e conheceu muita gente famosa, desde cantores, jogadores de futebol, atores e atrizes até políticos.

Aos 21 anos de idade, já era um profissional da música, tocando em boates paulistanas com grandes nomes da noite boêmia daquela época, como: José Domingos, Geraldo Cunha, Filó Machado, Adauto Santos, Celso Machado entre outros.

Foi convidado para tocar algumas vezes no Som Brasil (Lima Duarte/Rolando Boldrin) acompanhando Adauto Santos, e também no programa da Bandeirantes Empório Brasileiro, com Rolando Boldrin.

Em 1985 recebeu o convite de um amigo na California para conhecer os EUA, e trabalhar na casa do ator de um famoso seriado na época (Casal 20) Robert Wagner, na cidade de Aspen – Colorado.

&nbspWashi Saah - A Bossa Nova no Velho OrienteAproveitando sua estadia nos EUA, Washi Saah começou a cantar em bares da cidade como era seu verdadeiro objetivo, e fazia alguns shows para artistas e famosos entre eles Hugh Hefner dono da revista Playboy que o contratou uma vez para cantar Bossa Nova numa festa em sua mansão.

No ano de 1992, gravou seu primeiro CD com um parceiro americano, posteriormente veio o segundo CD, que teve a participação de grandes músicos brasileiros radicados nos Estados Unidos.

Com seu sucesso em ascensão, recebeu convites para participar de grandes festivais de Jazz. Foram grandiosos 30 anos residindo nos Estados Unidos, que facilitaram a Washi Saah, obter a cidadania americana.

Mas a vida ainda tinha surpresas para sua carreira artística, e acabou recebendo um convite para observar e conhecer o “Show Business” em terras nipônicas. Ao vir como turista, conheceu sua atual esposa e optou o Japão como sua atual residência.

Atualmente reside em Osaka, se apresenta em bares e restaurantes, na região de Nipponbashi e Kashiwara, sempre sob o olhar atento de sua empresária, Aya.

&nbspWashi Saah - A Bossa Nova no Velho OrienteNo ano passado, quando o grande produtor artístico Guilherme Benevides veio ao Japão, Washi Saah aproveitou a ocasião e veio até Toyohashi incentivado por Fabinho Yokota, para conhecer pessoalmente o Gui Artístico e apresentar seu trabalho musical.

Com uma voz de timbre diferenciado e a maestria que domina os acordes de seu violão, chamou a atenção do produtor artístico, e recebeu o convite para gravar um CD no Brasil.

&nbspWashi Saah - A Bossa Nova no Velho Oriente
O CD conta com 6 músicas inéditas de autoria própria, que durante a gravação no Brasil, fez que o Poder Legislativo, condecorasse Washi Saah com a Menção Honrosa, por gerar um grande interesse na imprensa brasileira, pelo trabalho em unir com sua musicalidade única, o Brasil e Japão.

O lançamento do CD “Samba do Oriente”, será em meados de setembro/outubro no Japão e EUA, e no final de 2017 no Brasil.

Contatos para shows:
Facebook: Washi Saah
Youtube: Washi Saah
E-mail: washisaah@gmail.com
Cel: 090-3166-0491 (japonês) Cel: 080-8517-7340 (português)

Fotos com Washi Saah

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Reportagem
Junior Maeda – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedidas

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Deixe seu comentário nesta página!

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Empregos no Japão - KOWA
KOWA - Trabalhe com segurança!
UNIP - Faculdade à distância no Japão!