Data: 29 de setembro de 2017

O Mestre Clicio Barroso Filho

Categoria: - Local: Data: 29 de setembro de 2017

&nbspO Mestre Clicio Barroso Filho

Clicio, professor, autor, profissional em fotografias um dos nomes mais respeitados pelos fotógrafos ao redor do mundo! E passa despercebido por muitas pessoas que não o conhece. Com isso vamos conhecê-lo?!

Quem é Clicio Barroso Filho?
Eu sou fotógrafo primeiro e fotógrafo há mais de 40 anos, sou professor de tecnologia digital e sou impressor de FINEARTS. Ou seja, eu imprimo fotos para galeria de artes, para museu, para instituições e para os próprios artistas.

&nbspO Mestre Clicio Barroso FilhoEssa minha história com a fotografia vem de muito cedo comecei com 17 anos, fiz escolas, fiz faculdades, fiz muitos workshops, visitei muitos museus, muitas galerias e a história se perdura até hoje. Sou um apaixonado por fotografia e tento passar isso para os meus alunos também.

Como a fotografia entrou em sua vida? E o que o levou a seguir esta carreira?
Eu tive a sorte do meu pai ser diretor de arte de agência de propaganda, então desde cedo eu via o meu pai indo aos Studio, fazendo fotos de publicidade. E me interessava muito nesta área da imagem desde pequeno.

&nbspO Mestre Clicio Barroso FilhoEntão eu pedia para acompanhá-lo para ir aos Studio, e assim que tive a primeira oportunidade logo que saí do ensino médio, eu fui fazer faculdade de comunicação, que não existia faculdade de fotografia na época e já fui fazer um curso profissionalizante de fotografia, chamado de Nikon School Camera Photoagenthur que na época era a melhor escola de fotografia que tinha aqui em São Paulo, eu fiz dois módulos de profissionalizantes branco e preto e dois módulos de profissionalizante colorido.

&nbspO Mestre Clicio Barroso FilhoO meu primeiro emprego foi no Studio de fotografia da Editora Abril, e lá eu pude aprender muitas coisas sendo assistente de fotografia, então tudo me levava a ser um fotógrafo profissional.

Você que é professor de tecnologia digital, qual o conselho para um amante da fotografia em termos de câmeras digitais para iniciantes?
Ser professor de tecnologia digital, não significa apenas falar sobre equipamentos e softwares de edição, eu gosto muito de tecnologia e realmente eu gosto de lidar e falar de equipamentos sou especialista de alguns programas de edição como o Lightroom ou o Photoshop por exemplo.

&nbspO Mestre Clicio Barroso FilhoEu acompanho estes programas desde o momento que eles nasceram o Photoshop desde o 1 e o Lightroom desde antes, pois eu participei da equipe que testou o Lightroom antes dele ser lançado.

Eu aconselho que você compre a câmera o mínimo suficiente para você fazer as fotos manual no começo, onde você possa aprender os fundamentos da fotografia. E depois partir para um equipamento mais complexo ou mais caro. Ter o equipamento mais caro não significa que você vai fazer fotos melhores.

&nbspO Mestre Clicio Barroso FilhoDominar completamente o Photoshop ou o Lightroom não significa que suas fotos ruins vão se transformar em fotos boas. Ter um equipamento decente e saber tratar suas imagens, ajustá-las e revelar o seu arquivo raw é fundamental para qualquer fotógrafo hoje em dia.

Em outubro você estará vindo ao Japão ministrar o Curso de Lightroom CC em Komaki através do fotógrafo Alex Santos, este curso é somente para profissionais?
Em outubro estarei indo no dia 13 e vou ministrar uma Palestra sobre “Profissionalização da fotografia e como ganhar dinheiro nessa área”. E nos dias 14 (sábado) e15(domingo) estarei dando um workshop (um curso) de Lightroom CC com a organização do Alex Santos em Komaki.

&nbspO Mestre Clicio Barroso FilhoNão, não, não absolutamente é um curso para profissionais, é justamente um curso de Lightroom fundamental, para quem nunca abriu o programa, ou abre de vez em quando, mas que não conhece muito profundamente, que está tentando melhorar a organização dos seus arquivos e os ajustes. Então é um curso para todo mundo que se interessa por Lightroom ou por edição ou por fotografia.

Eu vou começar do zero, então a pessoa não vai precisar ter nenhuma experiência com Ligthroom para acompanhar o curso, vai ser bem fácil de acompanhar.

Assisti a sua Live e sinceramente foi a primeira vez em que vi e o conheci através das imagens, dicas e sobre o tema da competitividade entre os profissionais, achei bárbaro! Seja em qual profissão creio eu que deve ter a união para o crescimento de todos! Essa desunião que você quis dizer, foi voltado a nós que estamos aqui no Japão? O que te fez enxergar isso?
Olha esta será a quinta vez em que vou ao Japão, então eu conheço bastante bem, se bem que superficialmente, mas… Já conheço bem como funciona a comunidade brasileira, peruana, comunidade latina que se interessa por fotografia e que mora e trabalha no Japão.

&nbspO Mestre Clicio Barroso FilhoRealmente a minha Live foi dirigida para quem mora e trabalha no Japão e que goste de fotografia mas não se une. Uma coisa legal da fotografia é você trocar figurinha, conversar sobre qualquer assunto, tratamento, câmeras, saídas fotográficas, vamos fotografar todo mundo junto, vamos formar um grupo de estudo e não vi isso no Japão acontecendo até agora.

Eu acho que a competitividade, a competição entre os fotógrafos começa muito cedo, antes que eles se profissionalizem aí no Japão. Isso é muito ruim porque você não tem subsídios para crescer, é mais fácil crescer todo mundo junto do que você se destacar sozinho sem ter com quem trocar figurinha. Essa é a minha opinião pelo menos.

O Japão deve ter conquistado o seu coração e isso é incrivelmente interessante para quem já foi seu aluno! Ainda dá tempo de conseguir vagas para o seu curso? A palestra será gratuita só para quem fizer o curso?
A palestra ainda tem algumas vagas, menos de 10 se eu não me engano neste momento, e para o curso temos pouquíssimas vagas sobrando, talvez 2 ou 3, ainda dá tempo de você se inscrever.

&nbspO Mestre Clicio Barroso FilhoSe você estiver interessado em participar da palestra de profissionalização ou fazer o curso de Lightroom CC é só entrar em contato com o Alex Santos, e com certeza absoluta ainda dá tempo de se inscrever sim. Nós estamos pensando que se lotar muito cedo, talvez tenha a possibilidade de abrir mais 2 vagas no curso e depende obviamente do tamanho do espaço em que temos.

Para quem fizer o curso a palestra é inteiramente gratuita, e para quem não fizer o curso e quiser só assistir a palestra, a palestra tem um valor simbólico de ¥5.000. Será uma palestra de 2hrs e meia e nós abriremos para perguntas da plateia, acho que será bem interessante a palestra. Agora quem já está matriculado no curso ou vai se matricular no curso com certeza absoluta assiste a palestra de graça, porque já está incluída no curso.

Para fazer a inscrição é só entrar em contato com o fotógrafo Alex Santos, certo? E quem não conseguir vaga, teremos outras oportunidades? Haverá mais vindas para cá?
Quem quiser se inscrever é só procurar o Alex Santos não há nenhum problema é bem fácil e bem rápido, o Alex pode dar todas as dicas e tem o formulário para a palestra, que é curtíssimo de inscrição, só para ele ver o número de inscritos, para não ter problema na hora de over book, tirando isso é muito fácil se inscrever é só falar com ele.

&nbspO Mestre Clicio Barroso FilhoSim essa não será minha última vez no Japão, eu pretendo ir várias outras vezes. Não tenho nada programado, então se você quer aproveitar a oportunidade é melhor você se inscrever agora.

Clicio, agradeço imensamente o seu tempo cedido para esta entrevista aqui no Portal Mie. Que Deus o abençoe grandemente e que tenhas uma viagem tranquila até aqui! Em especial você gostaria de fazer algum agradecimento?
Muito obrigado a você Carla e muito obrigado ao Portal Mie pela oportunidade. As suas perguntas foram muitos legais, eu fico muito, muito, mesmo feliz e agradecido a Deus por poder falar com essa galera do Japão, passar um pouquinho da minha experiência para eles.

A ideia é ajudar na luta, que é uma luta diária que eu vejo que todo mundo tem, todo mundo trabalha muito, todo mundo tem muito pouco tempo livre e eu sou solidário com eles e fico muito impressionado que todo mundo, tem força de vontade para ir pra frente e ainda procurar se capacitar numa profissão nova como a fotografia. Então eu tiro o chapéu para esses brasileiros que estão aí no Japão e te agradeço muito Carla a possibilidade e oportunidade pela entrevista.

Contatos para o Curso e Palestra no Japão
Para inscrição da palestra: https://form.jotform.me/72520504495454
Curso Lightroom CC: https://form.jotform.me/72402620295450
Alex Santos: https://www.facebook.com/alexsantosjp
Telefone: 080-3655-6744

Sobre Clicio
Site: www.clicio.com.br 

Fotos de Clicio Barroso

Este slideshow necessita de JavaScript.

E você, gostou de conhecer um pouco mais de Clicio Barroso Filho? Dê o seu Like e Compartilhe com seus amigos!

Reportagem
 Carla Regina Obana – Master Coach e Colunista Social
 Fotos - cedidas

Salvar


Deixe seu comentário nesta página!

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Mudanças para o Brasil
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Clínica Dental ai - atendimento em português
Campanha RH-Consulting
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Empregos no Japão - Team Altas
Baladas no Japão